Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Até quantos meses um cachorro cresce?

| Atualizada em

Colaboração de Lysandra Barbieri | Médica-veterinária   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
até quando um cachorro cresce

Enquanto um cachorro cresce, diversas mudanças, físicas e comportamentais vão acontecendo com o bichinho. Afinal, a fase de crescimento é cheia de alterações e acompanha os primeiros meses dele no mundo

É normal ficar em dúvida sobre o tamanho que o cachorro vai atingir e até quando ele vai crescer. São perguntas frequentes, mas que até possuem resposta, e hoje vamos falar sobre elas.

Antes de tudo, tenha em mente que animais se diferenciam em porte, raças e características genéticas. E hoje, quem vai explicar melhor sobre crescimento canino é a veterinária da Cobasi, Lysandra Barbieri.

Meu cachorro cresce até que idade?

A dúvida principal dos tutores é em relação ao desenvolvimento do bichinho, e a especialista esclarece que depende bastante do porte. “Animais de porte pequeno e médio crescem até os 6 meses e animais de grande porte até os 18 anos, mas pode variar até 24 meses”, explica Lysandra.

A veterinária ainda ressalta que esta é apenas uma média, visto que a evolução do pet acompanha características como o sexo, linhagem e se ele é uma mistura de raças ou não.

Cachorro vira-lata cresce até que idade?

No caso dos vira latas, o tamanho do filhote se relaciona muito com o tamanho dos pais. Um cachorro cresce de acordo com a sua genética, então se você conhece o pai e a mãe do animal, fica mais fácil saber se ele será de porte grande ou não.

No cruzamento de raças conhecidas, como um cão sem raça definida e uma raça pura, é menos complicado de prever a altura do animal. Isso porque dois vira-latas possuem um número indefinido de genes recessivos. Sendo assim, não é porque ambos não são caramelos ou de pelo longo que um filhote da ninhada não será.

Como saber se o cão vai crescer muito?

Outra dica que a veterinária da Cobasi, Lysandra Barbieri dá para os tutores é para observarem o tamanho das patas do pet. “Um dos parâmetros que podem ser utilizados é o tamanho dos pais e o tamanho das patas, onde, um filhote de Rottweiler vai ter uma pata maior que um filhote de Pinscher, por exemplo. Isso ajuda a ter uma noção se o animal atingiu o porte ideal”.

Se o animal não possui pedigree, ou seja, uma linhagem que garante que a altura do bichinho é de até tantos centímetros, o tutor não pode estimar de forma assertiva.

Vale se basear na estimativa dos meses que passamos acima, sendo que o teto máximo de crescimento para qualquer cão é até os 2 anos de idade de acordo com a raça ou genética canina presente no seu DNA.

Como um cachorro cresce saudável

A garantia que o animal vai se desenvolver por completo está presente no seu bem-estar e também na alimentação a base de ração. É durante a fase de crescimento que o pet precisa de um alto volume de proteínas e nutrientes, ingredientes que garantem os ossos, coração e demais órgãos saudáveis.

É durante os primeiros meses que o cachorro tem energia de sobra, esbanja fofura e desenvolve sua personalidade. Então aproveite cada momento com o seu amigo porque o tempo voa!

Quer ler mais sobre o universo dos pets? Temos mais conteúdo para você no blog da Cobasi:

Lysandra Barbieri | Médica-veterinária

| Atualizada em

Colaboração de Lysandra Barbieri | Médica-veterinária

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário