Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Conheça o cachorro Estopinha e o seu inconfundível pelo duro

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro estopinha com a língua de fora
Cachorros estopinha são conhecidos por seu visual divertido | foto: @petfriends_animal

Os cachorros Estopinha são um dos tipos de vira-latas mais famosos e adorados no Brasil, assim como o cão caramelo. Por isso, venha com a gente e descubra o que torna a aparência deles inconfundível! Aproveite! 

Cachorro Estopinha: pelagem única

A principal característica que contribui para o apelido do vira-lata, é a pelagem. Isso porque ela é uma mistura de pelo duro, bagunçado e espichado. Isso sem falar nos tufinhos e a barbicha, que dão um charme único ao animal, também conhecido como cachorro espiga ou espiguinha.

Quais as características de cachorro de pelo duro?

O pelo duro em cachorro, tanto nos vira-latas, estopinha ou das raças Schnauzer e o West Highland Terrier, chegam a medir mais de 10 cm de comprimento. Normalmente esses tipos de cães têm barba e sobrancelhas grandes e impermeáveis. 

Além do comprimento, o que deixa a pelagem dura é a sobreposição dos pelos, formando, portanto, duas camadas,  uma mais dura e outra flexível e brilhante. Isso acontece pois a pelagem nova cresce sobre a antiga, que permanece presa ao corpo do animal, criando o visual divertido do cachorro estopa.

Como cuidar dos pelos do estopinha

Não é porque o pelo duro deixa o seu cachorro estopinha com aspecto bagunçado que ele não precisa de cuidados. Afinal de contas, a higiene e o bem-estar do animal vem sempre em primeiro lugar.

O primeiro passo que o tutor de um cachorro estopa deve fazer é escovar o pelo diariamente com o equipamento adequado. O que já remete ao segundo ponto importante: fazer a higienização da pelagem a cada três ou quatro semanas com shampoo especial sem óleos e suavizadores em sua fórmula.

Para quem tem cães de raças, como West Highland Terrier e Schnauzer, e deseja que cão mantenha o visual típico da raça, uma boa saída é fazer a tosa frequente. O recomendado é levar o animal a um pet shop de confiança para que um profissional especializado faça o serviço, visto que o pelo tende a crescer cada vez mais duro e forte.

Qual é o porte do cachorro estopinha?

Por definição, os vira-latas são animais que são mescla de uma grande variedade de raças de cães, por isso são conhecidos como animais SRD (Sem Raça Definida). Em virtude disso, é possível encontrar animais de todos os portes, apesar que o mais comum é os cães estopa tenham porte entre pequeno e médio.

Existe alimentação ideal para o cachorro espiga?

Sim! Assim como todos os todos os cachorros de raça, os vira-latas espiga merecem uma alimentação especial para crescerem saudáveis. O melhor jeito de escolher a ração certa para o seu cachorro é consultar um médico-veterinário de confiança, que vai determinar qual é o tipo de comida mais indicada para o seu animal de estimação, de acordo com as suas necessidades e características.

Prevenção e cuidados com a saúde do cão

Quando o assunto é saúde, um ponto importante e que merece atenção de quem deseja ser tutor de vira-latas é a prevenção. Em caso de adoção, buscar a orientação de  um médico-veterinário vai ajudar a avaliar  e descobrir o quadro clínico do seu animal de estimação, por exemplo, se há algum tipo de doença e qual o melhor tipo de tratamento.

Além disso, não se esqueça de manter o calendário de vacinação em dia e usar antipulgas, carrapatos e vermífugos. Dessa maneira você garante que o seu vira-lata estopinha cresça alegre e saudável do jeito que ele merece.

Quero ter um cachorro estopinha: como fazer?

Deseja entrar para o time dos tutores de cachorro estopinha e não sabe como fazer? É muito simples! O projeto Cobasi Cuida mantém parceria com uma série de ONGs que resgatam, tratam e disponibilizam vira-latas para adoção. Confira alguns animais de estimação lindos que você pode encontrar lá.

Gostou de conhecer mais sobre a pelagem e os cuidados do estopinha, o vira-lata de pelo duro? Se você tem um em casa, conte para gente como é conviver com ele.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

9 Comentários

  1. Sandra Maria Tiago soares disse:

    Gostaria de ter uma cachorrinha estopinha, vira latinha, eu amo esse tipo de auauzinha, tipo essa primeira da primeira foto, eu sei que nós duas iremos ficar muito felizes e juntas,fazermos caminhadas, passeios, e brincadeiras,irei cuidar dela com o meu maior amor e carinho, uma filhinha para mim, desde já agradeço a confiança, abraços Sandra/BH/ MG.😍

  2. Sirlene disse:

    Amo esses peladinhos!!tinha uma que morreu com doze anos tadinha faz uns seis meses.A três dias atrás meu marido encontrou uma filhotinha igualzinha a minha que morreu abandonada na estrada ele resgatou ela agora estamos cuidando tadinha com muito verme,pulgas e berne mais agora ela tá segura🥰🥰

  3. Maria Aparecida De Freitas disse:

    Eu acabei de adotar uma estopinha, foi amor a primeira vista . Jully é amorosa educada, atende chamado, é uma fofa Tem um ano de idade.

  4. Maria Aparecida De Freitas disse:

    Adotei uma estopinha por acaso fui visitar uma O
    NG
    E escolhendo um bixinho vi e me apaixonei.
    Foi amor a primeira vista, ela é muito amorosa.

  5. Yone disse:

    Adotei uma estopinha fêmea da ONG Anjo de Patas ,está com 5 meses , é a cachorrinha mais dócil e brincalhona que já tive ,super inteligente e amorasa,estou muito feliz com a minha July , Caraguatatuba – SP

  6. Fabio disse:

    Resgatei uma menina estopinha . Bem novinha , foi abandonada nas ruas de Gonçalves MG .. se tiver interesse me avise .

  7. Jonas disse:

    Adotamos um estopinha da rua ainda filhote, ele deu trabalho pois é muito esperto e agitado mas sempre mostrou fidelidade e encheu de amor nossa casa. O estopinha é um grande amigo!

Deixe o seu comentário