Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro pode comer alface? Descubra!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro pode comer alface

Será que cachorro pode comer alface? Entenda se uma das verduras mais apreciadas e cultivadas no mundo pode ser adicionada à rotina alimentar canina. Saiba mais!

Inserir a alface na dieta de bichinho pode trazer grandes benefícios para a saúde e o bem-estar do pet. O tutor, entretanto, deve estar atento aos detalhes.

Pode dar alface para cachorro?

Sim, cachorros podem comer alface. Inclusive, esta é uma ótima opção de petisco para complementar a alimentação do seu amigo. 

A alface tem variações – como a alface americana ou romana – que, sem exceções, promovem uma série de benefícios aos cães. Claro, quando oferecida de maneira equilibrada. 

Cachorro pode comer alface: quais são os benefícios?

Do ponto de vista da saúde, a alface é um alimento completo. Rica em fibras e antioxidantes, trata-se de um alimento que ajuda a melhorar a saúde gastrointestinal e também regula os níveis de açúcar no sangue dos cães. 

Além disso, a alface contém outros nutrientes bons para cachorro, como: vitamina A, do complexo B e K, como também é rica em cálcio, potássio e ferro. Quer mais? 

A alface é um alimento leve. Por exemplo, as calorias da alface americana são poucas, apenas 14 cal a cada 100g.

Se você conferir a tabela nutricional da alface, vai verificar que uma porção de 100g já garante 20% do valor diário da vitamina K, essencial para a saúde dos ossos e do coração.Vale destacar que nenhum tipo de alface é tóxico para os cães.

Então, podem ser incorporados em dietas caseiras prescritas por um veterinário ou oferecidos como petisco.

alface faz mal para cachorro
Diversos tipos dessa verdura estão liberados para adicionar ao cardápio do seu cachorro, como a alface.

No entanto, para que o seu cão possa usufruir de todos esses benefícios, é preciso ter alguns cuidados na hora de oferecer o alimento.

Como dar alface para cachorro?

Dentre os cuidados em como oferecer alface para cachorro, estão:

  • dê preferência às hortaliças orgânicas, pois não possuem agrotóxicos;
  • lave bem as folhas; 
  • não adicione qualquer tipo de tempero à planta;
  • corte a alface em pequenos pedaços;
  • retire os talos;
  • caso não sejam consumidos num curto período de tempo, devem ser descartados.

Por fim, ofereça o alimento com moderação, como petisco, e nunca como alimento principal. Esta função é da ração. O exagero na hora de oferecer alface pode causar crises de diarreia.

Além disso, uma regra que sempre gostamos de destacar: antes de dar alface ou qualquer outro alimento para cachorro, converse com um veterinário. Só um profissional para avaliar qual a melhor dieta para a rotina do seu pet.

Gostou do conteúdo? Aqui, no Blog da Cobasi, você encontra tudo sobre nutrição canina, saúde, bem-estar e muito mais. Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário