Descubra como plantar alface de maneira simples!

Compartilhar:


Descubra como plantar alface de maneira simples

Se você quer saber como plantar alface para ter essa verdura sempre fresquinha e saborosa na sua casa, nós vamos te ajudar! O cultivo é simples e pode ser feito até por aqueles que vivem em apartamentos.

Existem basicamente três maneiras de cultivar alface: por meio de sementes, com o talo ou com a raiz. Vamos falar sobre cada uma delas a seguir, e dar dicas de tudo o que você precisa fazer para que o seu pé de alface cresça forte e bonito.

Fique com a gente até o final da leitura e comece já a planejar a sua pequena horta em casa!

Como plantar alface com semente, talo ou raiz

Como plantar alface com semente, talo ou raiz

O primeiro passo para começar o cultivo de alface é decidir que tipo de verdura você quer plantar, já que existe alface crespa, alface lisa, alface americana, alface roxa, e várias outras.

Escolhida a variedade, está na hora de decidir o local: a alface pode ser cultivada diretamente no solo, se você tiver uma área externa como um quintal ou jardim, ou um local menor, como plantar alface em vaso.

Se além do cultivo próprio você quiser investir em sustentabilidade também, pode partir para o uso de objetos recicláveis, como plantar alface em garrafa pet. Apenas garanta que o fundo da garrafa tenha furos para escoar o excesso de água, evitando assim o apodrecimento das raízes.

A próxima etapa é escolher uma terra de boa qualidade. Coloque no fundo do vaso ou garrafa pet e revolva-a utilizando ferramentas próprias para jardinagem. Espalhe as sementes, cubra com mais terra e regue.

Até que as sementinhas germinem, mantenha a rega diária, deixando o vaso em um lugar que pegue sol e bastante ar. Depois que começarem a aparecer as pequenas folhinhas na superfície da terra, pode aumentar o intervalo, regando para manter a terra úmida.

O cultivo de alface por talo e raiz é bem semelhante e ainda mais rápido. Coloque-os em um recipiente com água por alguns dias para que a raiz cresça e fique forte. Você pode trocar a água periodicamente para evitar mau cheiro e surgimento de insetos.

Quando a raiz estiver forte, transfira o pé de alface para um vaso ou para o solo. Depois é só seguir as mesmas orientações dadas anteriormente! 

Como plantar alface na água

Como plantar alface na água

Você pode cultivar alface na água por meio do chamado cultivo hidropônico. Esse método é ideal para ter alface fresquinha o ano todo. Uma dica é ter dois ou mais tipos de alface em casa e comparar o seu desenvolvimento para verificar qual funciona melhor para você, como plantar alface americana em vaso e alface crespa na água, por exemplo.

Para plantar alface na água, você vai precisar de um pote plástico que seja grande e tenha tampa. Escolha o tipo de alface que quer cultivar e deixe as sementes em um pratinho com água por alguns dias até que germinem. Coloque mais água sempre que secar.

Pegue a tampa do pote plástico e faça furos por onde deverão passar as mudas. Coloque cada uma das mudas nesses espaços, para que as folhinhas fiquem do lado de fora do pote e as raízes na parte de baixo.

Misture um copo de água limpa e filtrada com duas colheres de fertilizante hidropônico, duas colheres de nitrato de cálcio e uma colher de sal de Epsom. Esses produtos podem ser facilmente encontrados em lojas de cultivo de plantas na água.

Despeje essa mistura no pote e complete com água de maneira a manter as raízes do alface submersas. Coloque a tampa no lugar e posicione a sua hortinha hidropônica em um lugar que receba bastante luz. Pronto! Agora é só esperar cerca de 45 dias para colher o seu alface.

Confira outros artigos sobre cultivo em casa, selecionados especialmente para você:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Rone disse:

    Muito bom Deus abençoe sempre vcs

Deixe o seu comentário