Cachorro pode comer jaca? Saiba a resposta!

Por Cobasi

Compartilhar:
cachorro pode comer jaca

A jaca é uma fruta de aroma e sabor característico, e não é todo mundo que gosta. Mas você já parou para pensar se seu cachorro pode comer jaca? Então que tal descobrir a resposta a essa pergunta e ainda outras dicas sobre a alimentação do animal? Continue com a gente!

Afinal, cachorro pode comer jaca?

A boa notícia é que, diferente da uva e da carambola, por exemplo, a jaca não é prejudicial para os cachorros. Mas isso quer dizer que eles podem se esbaldar com a fruta? Não! Portanto, é necessário ter muito cuidado ao oferecer jaca ao pet, sempre tendo atenção para evitar obesidade ou que o animal se sinta mal por ingerir o alimento em excesso.

Principais benefícios da jaca

A jaca é original da Índia, e muito rica em nutrientes que auxiliam o bom funcionamento do organismo. Suas principais vitaminas, tanto para humanos quanto para pets, são:

  • vitamina A: auxilia a boa visão, a síntese de hormônios e a regulagem de funções da pele;
  • vitaminas B e E: têm ótima função antioxidante.

Ou seja, ao ingerir porções reguladas, o cachorro pode contar com todos esses benefícios. No entanto, o tutor deve ter em mente que a alimentação principal do pet deve ser sempre a ração. Afinal, esse alimento é feito especialmente para os animais, e quando tem bons precedentes já contém todos os nutrientes importantes, dispensando a suplementação.

Além disso, os petiscos próprios para cachorro também podem compensar essa necessidade. Contudo, é importante destacar que eles possuem muita frutose e calorias, ou seja, o tutor não deve oferecê-los em excesso.

cachorro pode comer jaca

Cães podem comer a casca da jaca?

Em relação à casca da jaca, ela é super espessa, dura e espigada, portanto precisa ser removida antes que a fruta seja oferecida ao cachorro. Isso porque, além de ser difícil para ele digerir a casca, ela acaba sendo um risco real de asfixia. Se ele engolir, é muito provável que resulte num bloqueio em seus intestinos, o que é muito grave. Caso aconteça, não pense duas vezes antes de levá-lo ao veterinário.

Os sintomas que precisam de atenção são: vômitos, dificuldades para evacuar, perda de apetite, dor abdominal, letargia e diarreia. Quando o impasse não é tratado, esse bloqueio pode piorar. Portanto, vale reforçar a importância de procurar um profissional especializado no mesmo instante.

Qual é a quantidade de jaca ideal para um cachorro?

É importante que a proporção da fruta nunca ultrapasse 10% da necessidade diária de calorias. Isso varia de acordo com o porte do pet, assim como peso, idade e os outros alimentos ingeridos ao longo do dia.

Enfim, a resposta é: sim! Seu cachorro pode comer jaca, mas, obviamente, em quantidades pequenas e sem cascas. Assim você consegue aproveitar todas as vitaminas do alimento de uma forma segura.

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário