Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro pode comer pão de queijo? Descubra!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro pode comer pão de queijo

Será que cachorro pode comer pão de queijo? Se você é daqueles tutores que não resistem ao olhar pidão do seu pet e acabam dividindo o que estão comendo, saiba que é preciso tomar cuidado com o que é ofertado ao seu amigo. 

Para nós, humanos, o pão de queijo é uma iguaria brasileira deliciosa que se encaixa perfeitamente em nossas refeições diárias. Mas, em meio a debates sobre compartilhar a alimentação com os cães, neste artigo vamos abordar se é seguro ou não oferecer essa comidinha tradicionalmente mineira aos nossos animais de estimação. Confira!

Afinal, cachorro pode comer pão de queijo? 

O pão de queijo é um alimento que não oferece nenhuma toxicidade que seja considerada grave ou letal para os cães. No entanto, trata-se de uma receita que foi idealizada para a dieta humana, ou seja, para um organismo diferente do canino.

Então, podemos dizer que: não pode dar pão de queijo para o cachorro. O alimento não é a melhor indicação, principalmente se oferecido em excesso, pode trazer alguns problemas.

Quais problemas o pão de queijo pode trazer aos cachorros?

A composição do pão de queijo traz uma quantidade calórica alta, alto teor de gorduras e carboidratos, entre outras propriedades nutricionais do alimento que não são tão recomendadas para os cães. 

Além disso, a lista de ingredientes utilizados na composição do pão de queijo são nocivos à saúde do animal: 

  • óleo é rico em gorduras;
  • polvilho, em excesso, pode causar o aumento da glicemia e de peso;
  • sal, que se consumido em excesso pode causar problemas de pressão e renais;
  • leite e o queijo são um risco, principalmente para animais com intolerância à lactose.

Portanto, o pão de queijo faz mal para cachorro e pode causar desde um desconforto abdominal, episódios de diarreia, vômitos e até alergia. Com o consumo em excesso a longo prazo, o animal pode sofrer com aumento de colesterol, sobrepeso e obesidade.

Cachorro pode comer pão de queijo: risco de consumir leite

pao de queijo faz mal para cachorro
Alimentos derivados de leite não devem fazer parte da dieta regular dos cachorros.

A alimentação inadequada pode levar ao desenvolvimento de uma série de deficiências nutricionais graves, que são prejudiciais à saúde e ao bem-estar do pet. Entre os alimentos que podem causar esse desequilíbrio estão o leite e o queijo.

Mas, você deve estar se perguntando: “os cães não são mamíferos?” ou “ a primeira alimentação dos cachorros, nos primeiros dias de vida não é o leite?” Sim, as duas afirmações estão corretas. Entretanto, tem uma explicação.

Com o tempo, os cães acabam perdendo a sua capacidade de digerir o dissacarídeo lactose. Sendo assim, na fase adulta, o leite e seus derivados já não são bem recebidos pelo organismo canino, pois ao fermentar esse alimento no intestino, o animal pode sofrer com mal-estar, diarreia, flatulência e ruídos intestinais.

Meu cachorro comeu pão de queijo, o que fazer?

Se por acaso o seu cachorro comer pão de queijo acidentalmente, mantenha a calma. Essa é uma situação que pode acontecer. Fique atento ao comportamento do seu pet, veja se ele não está apresentando algum quadro de mal estar. Além disso, é recomendado procurar um veterinário, principalmente se o animal for intolerante ao alimento. 

pao de queijo cachorro pode comer
A ração é a principal fonte de alimento para cães e deve ser oferecida regularmente para garantir a nutrição do seu amigo.

Oferecer o tipo certo de alimento para cachorro é uma responsabilidade importante para os tutores. É essencial entender a dieta natural dos cães e quais alimentos são seguros. Portanto, evite compartilhar pão de queijo e ofereça rações e petisco para cachorro, essa é a melhor forma de proteger a saúde do seu amigo. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Carmen disse:

    Matérias maravilhosas e extremamente elucidadoras. A publicação sobre “Por quê os cães lambem as patas” é fantástica. Parabéns pelo ótimos conteúdos. Muito obrigada!

Deixe o seu comentário