Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro sente cócegas? Descubra!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
mulher fazendo cócegas no cachorro
Será que o seu pet sente cócegas?

O momento de brincar com os pets é muito especial, por isso, é comum os tutores se perguntarem se cachorro sente cócegas. Então, para esclarecer esse ponto, nós preparamos um post completo! Afinal de contas, o cão sente cócegas? Descubra!

É possível o cachorro sentir cócegas?

A resposta para essa pergunta é sim! O cachorro sente cócegas em diversas partes do corpo, no entanto, nem sempre essa é uma sensação agradável para o pet. Em alguns casos ele pode amar e entrar na brincadeira, mas em outros ele pode ficar arredio e fugir dos carinhos do tutor. 

Por que o cachorro sente cócegas?

O que leva os cachorros a sentirem cócegas é o sistema nervoso, semelhante ao que ocorre com a gente, os humanos. Ou seja, ao receber carinho em determinadas partes do corpo, terminações nervosas ligam um sinal de alerta de um possível ataque no cérebro. 

Ao perceber que o toque não é tão forte como um ataque, o cérebro libera uma espécie de comando que gera uma sensação nervosa que libera a conta de rir. Essa é a famosa cosquinha que os animais e nós sentimos. 

Em qual parte do corpo os cães sentem cócegas?

mulher fazendo cócegas no cachorro
Cães sentem cócegas em diversas partes do corpo.

Do mesmo jeito que eu, você e outros mamíferos, os cães também contam com áreas de corpo que são mais sensíveis às cosquinhas. Os cachorros sentem cócegas principalmente nas seguintes regiões: 

  • pescoço;
  • barriga (próximo das patas traseiras);
  • patas;
  • lombar (perto do rabo);
  • orelhas.

Como descobrir se meu cão tem cócegas?

Agora que você já sabe que os cachorros sentem cócegas e as regiões sensíveis do animal, que tal descobrir se o seu pet sente cosquinha ou não? É muito simples! O truque é fazer carinho na barriga, nas costelas ou escovar o seu cão e observar a reação. Se as patinhas começarem a tremer, é sinal de cócegas.

Meu cão sente cócegas, mas ele gosta?

Porém, mais do que saber se o seu pet tem cócegas, o importante é descobrir se ele gosta ou não de receber esse carinho. Para isso, repare se o animal foge de você ou se ele se sente confortável com a brincadeira. Além desses comportamentos evidentes, há outros sinais, como:

  • rabo levantado;
  • rolar de barriga para cima;
  • fazer alongamento das patas;
  • colocar e deixar a língua para fora.

Quando as cócegas são sinais de problemas

O seu cão vive se coçando ou se lambendo e não reage bem quando você tenta fazer um carinho? Isso pode indicar que é hora de levar o pet para fazer uma visita ao médico-veterinário. Cachorro com pele sensível significa a presença de pulgas, carrapatos e até alergias.

Mas e os gatos, eles sentem cócegas?

mão fazendo cócegas gato
Os gatos também sentem cócegas

Tão normal quanto ter em casa um cachorro e fazer cócegas para brincar, é fazer o mesmo com os felinos, não é mesmo? Mas os gatos sentem cócegas? Sim, eles adoram uma cosquinha na barriga e costumam reagir com pequenas mordidas e arranhões.

Há outros animais que sentem cócegas?

Você sabia que não são apenas gatos e cachorros que sentem cócegas? É isso mesmo! No reino animal há outros mamíferos que adoram uma cosquinha. As espécies mais conhecidas são gorilas, orangotangos e ratos. E eles estão certos, afinal de contas, quem não gosta de carinho?

Você costuma fazer cócegas em seu cachorro? Não deixe de contar para gente como o seu pet reage! Vamos adorar saber!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário