Por que o cachorro uiva? 5 principais motivos

4 de março de 2021

Cachorros, Comportamento Animal
por que o cachorro uiva

Há diversos significados para quando um cachorro uiva, e inclusive lendas relacionadas a isso que percorreram anos e anos. Mas quais delas são verdade? Existem diversas situações que fazem um cachorro uivar e hoje vamos falar sobre elas, afinal, é importante entender o nosso pet!

Descubra o que significa este som característico dos caninos selvagens e do melhor amigo do homem. 

Quando o cachorro uiva é sinal do que?

Lobos e raposas são animais que tem o costume de usar o uivo como uma forma de comunicação. Aliás, o som pode ser ouvido a quilômetros e alcança mais de 90 decibéis. Na natureza, a sonoridade é um meio de identificar outros da alcateia ou até mesmo afastar possíveis intrusos.

Já entre os pets, um cachorro uiva para sinalizar que algo não está certo, mostrar alerta ou durante o período de acasalamento. Vamos entender melhor!

Cachorro uivando pode ser dor

Um dos motivos pelo qual um cachorro uiva é desconforto físico. Caso o animal esteja doente, ele pode se comunicar dessa forma. Isso é um sinal claro que o pet precisa ser examinado por um veterinário, se ainda não foi, e receber medicação com urgência.

Uivo de tristeza ou felicidade?

Sim, pode ser os dois! Assim como um cachorro uiva quando está triste, passando fome ou sede, o bichinho pode usar o som para demonstrar felicidade, seja com a presença dos donos que acabaram de chegar ou simplesmente por estar muito feliz.

O cachorro uiva para alertar perigo

cachorro uiva

Talvez a situação não seja algo realmente alarmante, como uma campainha tocando ou uma visita entrando em casa, mas o uivo é uma forma de avisar que eles estão alertas e querem avisar os líderes.

Cachorro uivando no cio

Os machos tendem a uivar para chamar a atenção de uma cadela no cio. O som é ainda mais frequente em raças como Husky Siberiano, Akita e Samoieda.

Ansiedade de separação

Hoje em dia não temos o dia inteiro disponível para os nossos amigos, então eles costumam ficar sozinhos em casa ou no quintal. Porém, temos que fornecer brinquedos e passatempos para que não aconteça a ansiedade de separação, bastante comum quando o cão se vê sozinho e sem nada para fazer. 

O que fazer quando o cachorro não para de uivar?

A primeira atitude é identificar a causa. Por que o cachorro está uivando? Depois de descobrir, você consegue tratar pela raiz.

A dor pode ser o motivo pelo qual o cachorro uiva, e se for, ele precisa da ajuda de um veterinário o mais rápido possível. A castração de cachorros machos tende a diminuir a vontade deles em se comunicar com as fêmeas.

O problema é a ansiedade pela falta dos donos? Estimule o lado lúdico do seu pet com enriquecimento ambiental e brinquedos interativos. Aproveite algumas horas antes de sair para gastar a energia dele em um passeio.

Há sempre um motivo por trás do uivo do cachorro, e agora ficou ainda mais fácil identificá-lo no seu pet. Nossos amigos de quatro patas não falam, mas usam seus latidos e atitudes para expressar cada sentimento, e vamos combinar, a gente entende!

Veja outros conteúdos que temos para você no blog da Cobasi: