Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Por que o cachorro uiva? Conheça os motivos e o que fazer

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro uiva

Há diversos significados para quando um cachorro uiva, que vão desde comportamento instintivo até motivos de saúde. Descubra o que significa este som característico dos caninos selvagens. Afinal, é sempre importante entender o nosso pet, não é mesmo?

Seu cachorro uiva? Descubra o motivo!

Encontrou seu cão uivando e não sabe por quê? O uivo é um dos sons mais característicos e reconhecíveis dos cachorros. Inclusive, trata-se de comportamento natural e instintivo dos cães. 

Portanto, o uivo do cachorro é uma forma de comunicação vocal que eles utilizam para transmitir diferentes mensagens. A seguir, compreenda as razões pelas quais os cachorros uivam.

Por que os cachorros uivam? Herança dos lobos! 

O uivo do cachorro tem uma origem instintiva. Vale lembrar que os cães são descendentes dos lobos e uivar é uma forma que esses animais utilizam para se comunicar.

Aliás, o som pode ser ouvido a quilômetros de distância e alcança mais de 90 decibéis. Na natureza, os lobos uivam para localizar uns aos outros em territórios amplos, para avisar outra matilha que o território já está ocupado ou para avisar seus companheiros que é hora de caçar. 

Já o uivo dos cães é uma herança dos lobos, para sinalizar que algo não está certo, mostrar alerta ou durante o período de acasalamento. De modo geral, eles podem estar respondendo a esse instinto ancestral. Vamos entender melhor!

Cachorro chorando e uivando pode ser dor

cachorro uiva

Um dos motivos pelo qual um cachorro uiva é o desconforto físico. Caso o animal esteja doente, ele pode se comunicar dessa forma. Isso é um sinal claro que o pet precisa ser examinado por um veterinário, se ainda não foi, e receber medicação com urgência.

Uivo de tristeza ou felicidade?

Sim, podem ser os dois! Assim como um cachorro uiva quando está triste, passando fome ou sede, o bichinho pode usar o som para demonstrar felicidade. Seja com a presença dos donos que acabaram de chegar ou simplesmente por estar muito feliz.

O cachorro uiva para alertar perigo

Talvez a situação não seja algo realmente alarmante, como uma campainha tocando ou uma visita entrando em casa, mas o uivo é uma forma de avisar que eles estão alertas e querem avisar os líderes.

Cachorro uivando no cio

Os machos tendem a uivar para chamar a atenção de uma cadela no cio. O som é ainda mais frequente em raças como Husky Siberiano, Akita e Samoieda.

Ansiedade de separação

Hoje em dia não temos o dia inteiro disponível para os nossos amigos, então eles costumam ficar sozinhos em casa ou no quintal.

Porém, temos que fornecer brinquedos e passatempos para que não aconteça a ansiedade de separação, bastante comum quando o cão se vê sozinho e sem nada para fazer. 

Raças de cachorro que uivam

Todos os cachorros podem uivar, mas existem algumas raças que tendem a uivar mais. Inclusive, alguns cães podem substituir os seus latidos por uivos. E isso tem um motivo! 

Como o uivo está relacionado aos instintos ancestrais, existem algumas raças de cachorro que tem característica mais próximas dos lobos e que tem maior tendência a uivar. Por exemplo, os cães Husky Siberiano, Akita, Samoieda e Malamute-do-Alasca,

O que fazer com cachorro uivando?

cachorro que uiva

A primeira atitude é identificar a causa. Por que o cachorro está uivando? Depois de descobrir, você consegue achar uma solução. 

Portanto, observe o contexto em que o cão uiva para identificar o motivo do uivo. Para te ajudar, separamos algumas dicas sobre o que fazer para o cão parar de uivar? 

Você está atendendo todas as necessidades básicas do seu cachorro?

Tutores, certifiquem-se de que estão promovendo tudo o que é essencial para o seu cachorro, garanta que o pet tenha comida, água, atenção e exercícios suficientes.

Enriquecimento ambiental e interação

Os uivos podem ser uma resposta emocional, como ansiedade pela ausência, tédio, tristeza e angústia, por exemplo. Uma boa dica é estimular o pet com enriquecimento ambiental e brinquedos interativos.

Além disso, aproveite algumas horas do dia para passear e criar atividades desafiadoras que podem reduzir o tédio do seu cachorro e potencializar o vínculo entre cão e tutor.

Procure ajuda profissional

Se o uivo for excessivo ou incontrolável e estiver acompanhado de outros sinais de desconforto, consulte um veterinário ou adestrador. 

Gostou do conteúdo? Há sempre um motivo por trás do uivo do cachorro, e agora ficou ainda mais fácil identificá-lo no seu pet. 

cão uivando

Nossos amigos de quatro patas não falam, mas usam seus latidos e atitudes para expressar cada sentimento. A nossa missão é entender esses comportamentos e sempre tentar ajudar nossos pets. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários, até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

5 Comentários

  1. V Emilly Vitória da Silva Alves disse:

    Se chama lu que ele está uivando do nada ultimamente

  2. Regina disse:

    Tem na vizinhança um cachorro que fica uivando o dia inteiro e a noite o que será que está acontecendo. Com ele ….

  3. FLAVIANA CRISTINA disse:

    Meu cachorro uiva o dia todo e a noite ele é vira-lata o que pode ser

    • Cobasi disse:

      Olá, Flaviana! Tudo bem?

      Há diversos significados para quando um cachorro uiva, e é necessário que você identifique o motivo pelo qual ele fez isso.

      Por via das dúvidas, leve-o ao veterinário para que ele seja avaliado e o sintoma de dor seja descartado!

Deixe o seu comentário