Por que os cachorros uivam?

25 de março de 2021

Cachorros, Comportamento Animal
vários cachorros uivam

Um cachorro ou um lobo uivando para a lua cheia é uma cena que todo mundo já viu pelo menos em filmes. Mas, afinal, você sabe o por quê os cachorros uivam? Ligados às crenças e superstições, o uivo pode até ser temido por alguns, mas ele é realmente tão assustador?

De assustador, o uivo não tem nada. Ele é apenas mais um dos hábitos dos ancestrais de nossos cachorros: os lobos. Os primos peludos dos nossos amigões uivavam como uma forma de comunicação. No entanto, graças à cultura e às histórias fantasiosas, os uivos foram associados aos lobisomens, ao perigo e ao sinal de que algo estranho pode acontecer. 

Tudo não passa de uma mera fantasia. Assim como os lobos, os cachorros uivam para se comunicarem uns com os outros. Além disso, diferente das histórias de fantasia, o uivo não acontece apenas nas noites de lua cheia, um cão pode uivar a qualquer momento!

Por que os cachorros uivam?

O uivo nada mais é do que uma herança dos lobos que acabou ficando atribuída aos cães. Os lobos usavam este som como forma de se comunicar com a alcatéia, desta maneira, acreditamos que os cachorros também uivam como uma forma de se comunicar entre eles e com seus tutores. 

O uivo de um lobo pode ser ouvido há quilômetros de distância, no entanto, o quando os cachorros uivam o alcance é um pouco menor. Além da comunicação, o som dos lobos pode servir como forma de afastar os inimigos e localizar os integrantes da matilha.

Já no caso dos cachorros, o uivo serve apenas como uma forma de se comunicar. Em algumas raças de cachorros, os uivos são mais comum. É o caso do Malamute do Alaska, Husky e Akita. Coincidentemente, ou não, eles também possuem outras características mais próximas aos lobos.

O que significa o uivo do cachorro?

Os cachorros uivam também para sinalizar algo aos outros cães ou seus tutores. Por exemplo, não é incomum ouvir uivos quando os pets estão com fome, sede ou quando estão sozinho em casa. Ainda é comum que eles uivem quando ouvem alguns barulhos específicos, como sirenes ou músicas do caminhão de gás de cozinha, por exemplo.

Ao ouvir uma sirene ou uma música desconhecida, o cachorro pode uivar por se sentir ameaçado. Nesse caso, ele está tentando sinalizar o tutor de um possível perigo. 

Alguns cachorros são ansiosos e algumas raças não gostam de se sentir solitárias. Nesses casos é comum que o cachorro uive ao notar que seu tutor está saindo de casa. Além disso, também é possível que o animal uive de alegria, quando o dono voltar. 

Outro motivo que faz os cães uivarem diz respeito às cadelas no cio. Nesse caso, o uivo serve como forma de chamar a atenção da fêmea e é comum em animais que não foram castrados.

Os cães também podem uivar quando estão com dor ou sentindo algum incômodo. Mas normalmente esses uivos são seguidos de outros sintomas como falta de apetite, febre, diarréia ou vômitos. Nesses casos é muito importante levar o pet ai veterinário para avaliar seu estado de saúde.

Como fazer o cachorro parar de uivar?

O uivo faz parte das características e da personalidade dos cachorros, assim como os latidos ou o miado dos gatos, ele é um som natural. No entanto, caso o cachorro esteja uivando além do normal ou incomodando com o barulho, é importante investigar a causa e buscar formas de amenizá-la. 

Se ele uivar apenas quando está sozinho, pode ser um sinal de que ele está triste e solitário, nesse caso é importante buscar soluções para que ele se distraia durante esses períodos. Alguns brinquedos interativos podem ser a solução para que o cãozinho fique distraído na maior parte do dia. 

Caso ele esteja assustado com barulhos ou músicas altas, o ideal é fazer com que ele passe a associar esses barulhos a alguma coisa divertida, como uma hora para passear, brincar ou até mesmo para ganhar um petisco

Seu cachorrinho já uivou para você alguma vez?

Gostou desse conteúdo? Conheça mais sobre cachorros em nosso blog: