Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cadela castrada menstrua?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cadeça castrada menstrua?

Na hora da castração é muito comum surgir a dúvida se cadela castrada menstrua. Isso porque mesmo após a cirurgia, algumas cadelas continuam sangrando

Isso acontece devido à síndrome do ovário remanescente, mas para entender melhor sobre isso, é importante saber como funciona a castração da cadela.

Como é feita a castração da cadela?

Na maioria dos casos, quando a cachorra é castrada, ela passa por um processo chamado ovariohisterectomia. Nesta cirurgia são removidos os ovários e cornos uterinos da cadela. 

Este procedimento é irreversível e colabora evitando que a fêmea apresente problemas de saúde no futuro como gravidez indesejada, gravidez psicológica, piometra e até mesmo tumores uterinos ou nas mamas. 

Após o procedimento é necessário cuidar do local da operação, evitando que o cachorro coce, morda ou lamba a região. Neste caso, é comum que o veterinário indique o uso de colar elizabetano ou roupa cirúrgica.

Os pontos costumam ser retirados pelo veterinário, cerca de 7 a 10 dias após a cirurgia de castração.  

Após a castração, a cadela muda de comportamento, no entanto, essa mudança não afeta sua vida. O que pode acontecer é que as cadelas mais agitadas podem se manter mais calmas e aprontar menos artes. 

Cadela castrada menstrua?

As cadelas castradas não devem entrar no cio, portanto, elas não menstruam. O cio na realidade são os dias em que a cadela entra no seu ciclo sexual de reprodução. Neste período é comum que as fêmeas apresentem uma mudança comportamental

O cio da cadela possui três fases: proestro, estro e diestro. É no período do cio que o corpo da fêmea se prepara para a liberação do óvulo, dentro do período estral, ocorre a fecundação. 

Todo esse processo depende das variações dos hormônios sexuais da cadela, no entanto, a cirurgia de castração, além de remover os órgãos sexuais, ajuda a impedir que essas variações ocorram

Neste caso, não é comum que a cadela apresente sangramento após a castração, exceto caso tenha ocorrido algum problema. 

castração de cadela

O que é síndrome do ovário remanescente?

Um dos problemas que causam o sangramento após a castração é a síndrome do ovário remanescente. 

Ela acontece devido a um fragmento de tecido ovariano que pode permanecer na cavidade abdominal da cadela mesmo após a castração. Quando isso acontece, as variações hormonais do ciclo estral não cessam, causando sangramento e outros sintomas semelhantes aos do cio. 

O problema é que quando a cadela apresenta síndrome do ovário remanescente, é como se ela não estivesse totalmente castrada, podendo aumentar o risco de tumores, neoplasias ou doenças uterinas. 

Este problema é muito comum de ocorrer em fêmeas cuja castração tenha ocorrido após o primeiro ano de cio, uma vez que o procedimento de castração se torna mais complexo conforme a fêmea atinge maturidade sexual. 

Por isso, é fundamental que os filhotes sejam castrados após os 3 meses de idade, antes do primeiro cio ou de acordo com as orientações do veterinário.

Gostou dessas informações? Acesse nosso blog e leia mais dicas semelhantes:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Roseli disse:

    Bom dia.cliente cobasi há mais de 10a.
    Amo a loja giovani.
    Te.ho femea mestiça pastor alemão castrada ha 3a…
    Está vulva inchada…e qdo faz xixi esta sangrando…
    Trabalho. E ela segura muoyas horas po xixi.
    O que será.?
    Grata

  2. Nasare disse:

    Minha cachorra já tem mais de 6 meses que foi castrada, e percebi um fio de Sangue saindo dela, rapidamente ela se lambeu, aliás ela se lambe muito, lambe ela e os filhos o tempo todo

Deixe o seu comentário