Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Camaleão: características, alimentação e curiosidades da espécie

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
camaleão

Uma das espécies mais peculiares da fauna silvestre é o camaleão (Chamaeleo Chamaeleon). Um animal que anda com lentidão, consegue girar os olhos em até 360° e até pode mudar de cor. Mas, não pense que é só isso, tem muito mais curiosidades que você precisa conhecer sobre esse bichinho. Continue a leitura e saiba mais!

Camaleão: origem 

Pertencente à família Chamaeleonidade, os camaleões são répteis da ordem Squamata. De acordo com alguns estudos, há cerca de 65 milhões de anos, esses animais se lançaram ao mar rumo à África, mais especificamente em direção à Ilha de Madagascar.

Atualmente, existem cerca de 150 a 160 espécies de camaleões, sendo sua grande maioria de origem africana, como também da península arábica, sul da Espanha, Sri Lanka e Índia. No Brasil, é possível encontrar algumas dessas espécies, porém não são nativos daqui, mas sim reflexo da colonização dos portugueses no país.

Características gerais dos camaleões

Com um corpo estreito, os camaleões podem medir cerca de 60 centímetros de comprimento. Suas patas fortes são compostas por dedos fundidos – fusão das partes moles e ósseas dos dedos – que funcionam como pinças para agarrar-se às superfícies de árvores. 

Uma das principais características do camaleão é a sua cauda preênsil, que é muito importante para esse animal, pois é afiada e retrátil, sendo útil para prender ou agarrar. Geralmente está enrolada, mas pode servir tanto para ataque quanto para defesa.

camaleão-comum
Camaleão (Chamaeleo Chamaeleon)

7 curiosidades sobre camaleão

Para nos contar mais sobre as extraordinárias particularidades dos camaleões, convidamos a especialista Joyce Lima, médica-veterinária da Educação Corporativa da Cobasi, para esclarecer algumas dúvidas sobre a espécie. Confira!

  1. Os camaleões são seres diurnos?

Depende. A grande maioria das espécies que compõem a família dos camaleões são animais naturalmente diurnos, porém existem exceções.

De acordo com Joyce Lima: “a luz do sol é fundamental para esses animais pois, por serem répteis, os camaleões não têm controle da própria temperatura corporal, ou seja, dependem diretamente do calor do sol para se aquecerem.”, comenta.

Ela ainda acrescentou que: “além disso, é durante o dia que esses répteis produzem Vitamina D3 e se alimentam com maior facilidade. Vale destacar que esse é o momento em que os pequenos insetos mais se movimentam na copa das árvores, uma das principais fontes de alimento dos camaleões.”

  1. Por que os camaleões mudam a cor do seu corpo?

Os camaleões possuem células especiais na sua pele que possibilitam essa modificação de cores de acordo com a iluminação do ambiente e isso faz com que o animal se camufle no ambiente, “copiando” as cores dele.

Aprofundando um pouco mais, a mudança de cor do animal está relacionada aos nanocristais do corpo. De maneira organizada, essa partícula forma um tipo de “grade” dentro de células específicas – conhecidas como iridóforos -, essa ação reflete luzes de diferentes formatos. Sendo assim, quando o camaleão relaxa a pele, ele muda a estrutura dos nanocristais, o que resulta na alteração das cores. 

  1. É verdade que os camaleões possuem línguas extremamente compridas?

Depende da espécie. A família dos camaleões é grande, como mencionamos, então algumas delas possuem línguas pequenas, de apenas um centímetro, enquanto outras podem medir até 60 cm. 

Em comum existe a característica da língua ser retrátil, ou seja, ela se projeta para fora da boca e, de acordo com a espécie, pode atingir até um metro de distância. Em sua ponta há uma saliva extremamente pegajosa que ajuda a capturar a presa.

camaleão no galho de árvore
No mundo, existem cerca de 150 a 160 espécies de camaleões, sendo sua grande maioria encontradas na África.

A língua evoluiu de acordo com o hábito alimentar da espécie, ou seja, por ser um animal muito lento, ele não possui habilidades de caça e então usa essa língua como um estilingue.

  1. Como os camaleões se comunicam?

“A principal forma de comunicação dos camaleões é através das cores, dependendo da espécie as cores e intensidade podem variar – as mudanças são reações às emoções que o animal está sentindo, por exemplo, quão mais brilhantes, mais atraentes e dominantes os machos são para as fêmeas.”, explica a especialista.

Além disso, os camaleões também emitem sons, o chamado “gecar”, apenas durante o período reprodutivo.

  1. Os camaleões são animais que preferem viver sozinhos, então como eles fazem para acasalar? Tem algum período específico?

De uma forma geral, os camaleões são realmente animais solitários e extremamente territoriais. As fêmeas sinalizam ao macho, através da coloração do seu corpo, se está ou não receptiva à cópula. 

Joyce Lima explica que: “existem espécies de camaleões que incubam seus ovos dentro do corpo ao invés de colocá-los no ninho (os ovovivíparos) e outras depositam os ovos (ovíparos). A quantidade de ovos, a época da cópula e a duração do período reprodutivo dependem muito da espécie em questão e em qual região o animal está.”

  1. Como é a visão de um camaleão?

Uma característica interessante que os camaleões têm é de conseguir rotacionar seus olhos de forma independente, ou seja, um olho pode estar olhando para a frente enquanto o outro está para trás. Isso permite que o animal consiga enxergar em um campo de visão de até 360º. 

  1. Camaleões são animais venenosos?

Os camaleões não possuem toxinas nem são venenosos, no caso eles mordem ou atacam quando se sentem extremamente ameaçados. As suas cores brilhantes e chamativas servem como uma espécie de aviso “não se aproxime” para outros animais, pois correm o risco de serem mordidos. 

camaleão
Os camaleões são répteis da família Chamaeleonidae
Os camaleões podem chegar a medir cerca de 60 centímetros de comprimento.
No seu período reprodutivo, os camaleões emitem sons, o chamado “gecar”,.
Camaleão consegue enxergar em um campo de visão de até 360º.
Os camaleões não são venenosos. eles atacam apenas quando se sentem ameaçados.
A cauda do camaleão é preênsil, afiada e retrátil, utilizada para prender ou agarrar.

Gostou de saber mais sobre os camaleões? São animais incríveis! E se quiser continuar aprendendo sobre outros animais silvestres, basta continuar a visita no Blog da Cobasi. Por exemplo, que tal saber qual o animal terrestre mais pesado do mundo? Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Alberto disse:

    Como assim,eles não possuem veneno ?

    • Cobasi disse:

      Olá, Alberto! Tudo bem?
      É isso mesmo, os camaleões não possuem toxinas nem são venenosos, no caso eles mordem ou atacam quando se sentem extremamente ameaçados.

Deixe o seu comentário