Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Castração de cachorro: guia completo sobre a cirurgia e cuidados

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 8 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Castração de cachorro é uma cirurgia delicada que exige uma série de cuidados no pós-operatório.

Não tenha dúvidas: a castração de cachorro é benéfica para o animal. Este procedimento não só promove a saúde e bem-estar dos cães, como também contribui como um importante aliado na longevidade, além de ajudar a reduzir o número de animais abandonados. 

Entenda como a castração pode melhorar a qualidade de vida do seu pet. Preparamos um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre a cirurgia, cuidados, benefícios e muito mais.

O que é castração de cachorro?

A cirurgia de castração em cães consiste em retirar as gônadas dos animais, local das células produtoras de hormônios sexuais. Nas fêmeas, são retirados os ovários e útero. Nos machos, os testículos.

Benefícios da castração de cachorro

A castração é bastante comum e vários tutores recebem indicação médica para realizar nos seus pets. Não é por menos, o procedimento promove uma série de benefícios à saúde, tanto para as fêmeas quanto para os machos. 

Como por exemplo, apresenta benefícios comportamentais, pois pode resultar em diminuição da agressividade, evitar fugas e hábitos inconvenientes como demarcação de território com urina.

Para ambos os gêneros, o procedimento é importante para o aumento da expectativa de vida e ajuda no controle de natalidade dos animais. Mas, também apresenta vantagens específicas para fêmeas e machos. 

Benefícios da castração para fêmeas

A castração em fêmeas diminui a possibilidade de desenvolver diversas doenças, como tumores mamários e zera a possibilidade de problemas envolvendo útero e ovário. 

Por exemplo, a castração é uma ação preventiva contra a Piometra – uma infecção uterina grave – e outras alterações inflamatórias, como Mucometra ou Hemometra. Sem contar que não será necessário se preocupar com o sangramento das fêmeas no período de cio.

Além disso, o procedimento ajuda a diminuir a incidência de alterações como Pseudociese, quando a cadela pensa que está grávida, condição comum que ocorre devido a uma alteração hormonal nas fêmeas.

Benefícios da castração para machos

Quando a castração é realizada durante a juventude, é uma forma de  prevenção para doenças, como: 

  • problemas do aparelho reprodutivo como prostatite;
  • tumores de próstata;
  • alterações na glândula reprodutiva e nas glândulas seminais;
  • TVT (tumor venéreo transmissível);
  • entre outros.

Tipos de castração de cachorro

A escolha do tipo de castração ideal para cachorro depende de fatores, como o sexo, idade, saúde geral e comportamento do animal. Dentre os tipos, o veterinário pode sugerir as seguintes opções: 

Tipos de castração para machos

Orquiectomia

A castração do tipo orquiectomia realiza a remoção dos testículos. É um procedimento simples e rápido, que demanda menor tempo de recuperação por ser menos invasivo. A desvantagem é que não elimina a marcação territorial com urina.

Vasectomia

A vasectomia é o bloqueio dos ductos deferentes, que impede a passagem de espermatozoides. O objetivo central do procedimento é apenas evitar que o animal procrie, pois as suas demais características em relação ao desejo sexual e personalidade são mantidas. 

Tipos de castração para fêmeas

Ovariectomia

Com a remoção dos ovários, a castração ovariectomia além de prevenir a gravidez, também elimina as alterações comportamentais associadas ao cio. Como a cirurgia é mais invasiva, requer anestesia geral e incisão abdominal, mas tem um maior tempo de recuperação.

Ovariohisterectomía

A Ovariohisterectomia (OVH), também conhecida como esterilização, realiza a remoção dos ovários e do útero, sendo uma das técnicas mais utilizadas para prevenir o cio, gravidez, doenças uterinas e ovarianas, como risco de Piometra.

Como é feita a castração de um cachorro macho?

A cirurgia de castração de cachorro macho é feita com a incisão nos testículos, que são removidos, sendo a pele suturada. 

Cachorro castrado fica mais calmo

Após o procedimento, os cães tendem a ficar mais calmos, diminuindo os comportamentos agressivos e até o instinto de fugir de casa.

Como é feita a castração de cachorro fêmea?

Na castração de cachorra é realizada uma incisão na linha alba (no meio do abdômen). O útero e os ovários são cirurgicamente removidos. A musculatura e a pele são suturadas no procedimento.

Como fica a cadela depois de castrada

As principais mudanças após a castração de cadelas é a diminuição do incômodo com o período do cio e o adeus aos sangramentos pela casa.

Cuidados pós-operatórios da castração de cachorro 

O uso de colar é essencial no pós-operatório para evitar a lambedura dos pontos

Qualquer tipo de cirurgia requer cuidados específicos, e com a castração não é diferente. Após o procedimento, além de ministrar os medicamentos indicados pelo veterinário, que geralmente são antibióticos e anti-inflamatórios, são necessários outros cuidados.

Para garantir uma recuperação rápida e tranquila, aqui estão algumas dicas importantes:

Repouso é importante!

É preciso garantir que o pet descanse para que ele possa se recuperar. Nos primeiros dias, o pet pode ficar mais quieto, e isso é importante, pois não é indicado que o cão suba e desça de sofás e camas, escadas e corra.

Evite atividades físicas intensas, como brincadeiras, corridas e saltos. Crie um ambiente calmo e silencioso, com acesso à água fresca e comida.

Cuidados com o local da cirurgia

A região da incisão precisa ser regularmente monitorada, para que esteja sempre limpa e seca. Para ajudar nesse cuidado, alguns acessórios são necessários: 

  • use um colar elizabetano para evitar que o cão lamba ou coce a ferida;
  • observe a incisão diariamente para verificar se há sinais de vermelhidão, inchaço, sangramento ou secreção;
  • Limpe a incisão com água morna e gaze esterilizada, duas vezes ao dia ou conforme orientação do veterinário;
  • não aplique pomadas, produtos ou dê medicamentos sem orientação veterinária.

Muita atenção com a alimentação e atividade física dos pets

Este é um cuidado de curto a longo prazo. Após a castração, gradualmente há uma diminuição de hormônios como o estrógeno e a progesterona. Com isso, o metabolismo canino tende a ficar mais lento, o que pode levar o pet a ganhar alguns quilos a mais.

Por isso, é fundamental oferecer uma dieta leve e nutritiva, como também uma rotina de atividades. Converse com o veterinário, para criar uma dieta balanceada e adequada às necessidades do seu amigo. 

Para ajudar na escolha, existem rações especiais para animais castrados, como também  petiscos. Não esqueça de manter água fresca sempre à disposição do animal.

Já em relação aos exercícios, a orientação é criar uma rotina simples e divertida, com bastante interação, brincadeiras e passeios. 

Lembre-se: o excesso de peso aumenta a probabilidade do surgimento de diversas doenças, como: diabetes, hipotireoidismo, problemas de pele, lipidose hepática e muitos outros. 

Mantenha uma rotina de visitas ao veterinário

Em caso de dúvidas ou preocupações, entre em contato com o veterinário. Manter um contato próximo é essencial para potencializar os cuidados com a saúde do seu amigo.

Riscos da cirurgia de castração

Uma das principais preocupações dos tutores é o risco que envolve a castração de cachorro. No entanto, não existe nenhuma contra indicação acerca do procedimento. Pelo contrário, castrar o animal gera muitos benefícios.

No entanto, toda cirurgia que necessita de anestesia envolve um certo risco. Animais saudáveis e jovens têm menos riscos, sendo um dos motivos pelos quais é indicado castrar seu cachorro ainda filhote. O risco aumenta para animais idosos ou com doenças.

Porém, isso não é um impeditivo. Ao realizar os exames indicados pelo médico-veterinário, é possível avaliar se a realização da cirurgia eletiva é indicada e segura. A orientação é ter um veterinário de confiança e seguir todos os procedimentos.

Quanto custa castrar um cachorro?

Em média, o valor para cirurgia de castração em cães pode variar de R$ 200 a R$ 400, sem contar remédios, internação, etc. 

Porém, o preço da castração depende de alguns fatores, como a raça, o sexo, o porte do animal e a idade. Como também pode depender da cidade onde é feita, em capitais como São Paulo e Rio de Janeiro, costumam ser mais caras.

Mas, caso não consiga castrar o seu bichinho, não se desespere. Existem campanhas de castração realizadas por Prefeituras e ONGs, que oferecem castrações gratuitas com o intuito de “só não castra se não quiser”.

Idade ideal para castração

Geralmente, a idade adequada para realizar o procedimento em fêmeas é após o primeiro cio. Já em cachorros machos, o período certo para castrar é a partir de 1 ano.

Mas, existem algumas raças braquicefálicas, como Pug e Shih-tzu, que podem desenvolver a síndrome da vjuvenil, quando são castradas antes do primeiro cio.

É sempre importante consultar o médico-veterinário para validar qual a melhor recomendação de castração para o seu cachorro. 

7 mitos e verdades sobre a castração de cachorro

Que tal desvendar algumas informações sobre a castração de cachorro? Confira:

  1. A castração reduz a chance de câncer? Verdade.
  2. A castração deixa o cachorro triste? Mito.
  3. O pet engorda mais facilmente depois de castrado? Verdade.
  4. Faz mal castrar o cachorro? Mito. 
  5. O animal fica mais caseiro depois da castração? Verdade.
  6. Cachorro precisa ter uma cria antes de castrar? Mito.
  7. Castrar o animal configura maus tratos? Mito.

Gostou do conteúdo? A castração é um ato de amor! Aqui, na Cobasi, você encontra tudo o que é essencial para o seu cachorro castrado: rações, medicamentos, acessórios e muita informação.

Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

11 Comentários

  1. Ana Lucia Ferreira Dos santos disse:

    A minha cadela fez a cirurgia de castração, mas percebi que ficou obesa depois da cirurgia. Ela pesava 5.700 g e depois da cirurgia ela passou a pesar 9.700g, isso é normal????

    • Cobasi disse:

      Oi, Ana Lucia! Como vai? O ganho de peso pode acontecer, pois pelas mudanças hormonais e comportamentais. No entanto, não deve ser tratado como normal. A obesidade pode desencadear diversas doenças. É recomendável a visita ao seu médico veterinário de confiança para indicar um tratamento adequado.

  2. Kelly shirley josino souza disse:

    Tenho uma gata e faz dois dias que percebir que estar saindo um líquido branco da urina que remédio posso dar pois não tenho condições de levar a um veterinário.mim ajuda por favor

    • Cobasi disse:

      Oi, Kelly! Como vai? Não podemos indicar medicamentos, pois apenas um médico veterinário pode fechar o diagnóstico do seu pet. Existem veterinários de baixo custo e até algumas universidades prestam serviços com valores reduzidos. Recomendamos que pesquisa quais as opções na sua cidade.

  3. Iury disse:

    Alguém na rua fez uma castração no meu cachorro e possivel reverter

  4. devanir moreno sanchez disse:

    Ótimas dicas tenho lhasa apto esta com 8 meses a veterinária me aconselhou a castrar ele é imperativo mas muito amoroso.

  5. Silvana Borges disse:

    Tenho um shitz-shu macho dlbebê de 2 meses e estou tendo dificuldades pra ee fazer o número 2 no tapete higiênico. Eu deixo ele no cercado ele não faz aí eu soltei ele ele faz em qualquer lugar da casa o que eu posso fazer a respeito????

  6. Josina disse:

    Um ótimo conteúdo gratidão.

Deixe o seu comentário

A Cobasi e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no nosso site.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.

Sair da versão mobile