Cat friendly: Conheça tudo sobre esse novo conceito

Por Rodrigo Svrcek   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
mulher segurando a pata do gato
Cat friendly é um conceito que visa dar conforto ao felino

Cat friendly é um conceito bastante recente que procura reunir uma série de práticas por parte de tutores, médicos-veterinários, clínicas e hospitais que têm o gato como foco. A ideia é colocar o bem-estar do animal em primeiro lugar. Venha com a gente e saiba tudo sobre o tema.

Cat friendly: significado e conceito

Em tradução livre, o termo Cat friendly significa “amigas do gato”. Na prática, nada mais é do que adotar medidas para oferecer conforto ao animal. Atualmente, há no Brasil aproximadamente 30 clínicas “Cat friendly” onde tudo é pensado para não estressar o felino durante as consultas e tratamentos. 

Já o conceito de clínicas Cat friendly foi desenvolvido pela International Society for Feline Medicine (ISFM, Sociedade Internacional de Medicina Felina), localizada em New Jersey, nos Estados Unidos. Para eles, a ideia é interpretar os ambientes e situações a partir do ponto de vista do felino. 

O conceito reúne uma série de ações denominadas como Cat friendly practice. A principal delas é adaptar salas de espera, exames e internação para não estressar o gato. Além disso, os profissionais de saúde são treinados com base em algumas regras conhecidas como manejo Cat friendly.

O que são as práticas Cat friendly?

As práticas Cat friendly são uma série de ações que tem como objetivo oferecer o máximo de conforto e segurança para o animal durante o atendimento veterinário. Uma clínica ou hospital que deseja ser conhecida como amiga do gato precisar ter:  

  • ambiente higienizado livre de odores e que minimizem o impacto das luzes no felino;
  • sala de espera sem animais de estimação de outra raça, principalmente cães;
  • espaço com separações onde os gatos possam ficar e sem contato com outros felinos;
  • local acima do nível do chão onde a caixa de transporte possa ser colocada;
  • oferecer contato mínimo com outros gatos durante o período de internação;
  • equipe médica atualizada e especializada no comportamento dos felinos;
  • enriquecimento ambiental.

Cat friendly practice: quais os benefícios?

veterinaria atendendo um gato
Clinicas cat friendly tornam as consultas menos estressantes para o pet.

Em situações normais, é comum que as práticas adotadas gerem algum nível de estresse no gato. O que acaba tornando o atendimento e a realização de exames extremamente difíceis, inclusive com arranhões e mordidas nos médicos-veterinários. 

Com a adoção da  Cat friendly practice e a gatificação de todos os ambientes da clínica ou hospital veterinário,é possível minimizar tais situações de estresse. Além disso, tornar a clínica amiga do gato traz muitos outros benefícios, como: 

  • redução de dor e medo no gato;
  • estabelece uma relação de confiança entre tutor e animal;
  • agiliza a identificação de alterações comportamentais e clínicas no pet;
  • reduz lesões a médicos-veterinários e tutores decorrente da interação com o felino;
  • aumenta o agendamento de consultas recorrentes ao médico-veterinário.

 Manejo Cat friendly: tudo começa em casa

Quando se fala do conceito Cat friendly, tudo começa com o manejo, ainda na casa do tutor. Esse tipo de prática consiste em oferecer um ambiente seguro e saudável para o felino durante todo o trajeto entre a residência e a clínica veterinária. 

O principal pilar do manejo Cat friendly por parte do tutor está relacionado com a caixa de transporte, que é o que mais gera estresse no gato.  Entretanto, ao adotar alguns cuidados, o tutor consegue minimizar esses efeitos. 

O primeiro passo consiste no tutor escolher a caixa de transporte adequada para o felino. São mais indicados os modelos em que é possível remover toda a parte superior, pois facilitam e tornam o deslocamento menos estressante para o animal.

Insira a caixa de transporte da rotina

Tornar o uso da caixa de transporte parte da rotina do gato é uma prática simples e que faz toda a diferença! Procure deixá-la em um local acessível, com a porta aberta e com brinquedos e cobertores em seu interior. Quanto maior for a associação positiva, menor será o estresse do pet quando precisar ficar nela durante as visitas ao médico-veterinário.

Durante o trajeto até a consulta veterinária, o recomendado é que a caixa esteja em um local firme e seguro. Fixada pelo cinto de segurança ou no chão entre os bancos são os melhores lugares para ela. Lembre-se, movimentos bruscos podem assustar e deixar o pet muito mais estressado.  

A volta para casa é tão importante quanto o trajeto de ida. Além de repetir os cuidados com a caixa de transporte, pode ser necessário intervenções extras. Por exemplo, felinos costumam perder o cheiro que o identifica. Por isso, o ideal é que ele  permaneça algum tempo dentro da caixa até que os demais felinos se acostumem com a sua presença.

Agora que você conhece o que significa Cat friendly, conte para gente o que você acha dessa prática que coloca o bem-estar do gato em primeiro lugar!

Por Rodrigo Svrcek

Redator

Jornalista apaixonado por livros, filmes e literatura. Especialista de planta, sabe tudo sobre cultivo e cuidados. Atualmente não tem pets, mas até hoje não se esqueceu da Joana, gatinha para quem deu lar temporário solidário para ajudar uma ONG.

Ver publicações

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Vera Lucia disse:

    Muito interessante sobre a técnica sobre a cat friendly.

Deixe o seu comentário