Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cetoprofeno: o que é e como utilizar em animais.

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro medicado

O cetoprofeno é um medicamento não-esteroidal, das classe dos ácidos propiônicos. Este medicamento age inibindo as cicloxigenase, ou seja, as enzimas que transformam o ácido araquidônico em prostaglandinas, prostaciclinas e tromboxanos, que são responsáveis pela fase vascular da inflamação.

Além disso, o medicamento também possui uma ação antibradicinina, o que contribui para o seu efeito analgésico. As ações anti-inflamatória, analgésica e antitérmica podem ser obtidas de forma rápida, em até uma hora após ingestão. 

Quando é indicado o tratamento com cetoprofeno em animais?

O cetoprofeno é um medicamento indicado para o tratamento de inflamações e dores decorrentes de processos reumáticos, como músculos, articulações e esquelético; traumatismos, no caso de lesões internas ou externas; e pós operatórios. 

Seu componente principal pode ser encontrado de forma pura ou através de medicamentos com outra nomenclatura, como é o caso do Ketojet 5mg, do Ketoflex 1%, 30mg ou 10mg e do Ketofen 1%

Esses medicamentos são de uso exclusivo veterinário e devem ser utilizados de acordo com a prescrição médica.

Vale ressaltar, que ao notar que o pet está com algum problema de saúde, é fundamental comparecer a um médico veterinário para avaliação do quadro clínico e recomendação do medicamento adequado. 

Qual a dosagem ideal deste medicamento para os animais?

o tomando remédio

Apenas o médico veterinário saberá indicar a melhor maneira de oferecer o cetoprofeno ao animal. Após avaliar o quadro do pet, o veterinário responsável saberá indicar a dosagem ideal, que pode ser correspondente ao peso e à condição clínica em que o animal se encontra. 

O cetoprofeno pode ser encontrado tanto em forma de comprimidos como em forma de medicamentos injetáveis, portanto, a avaliação clínica é fundamental para indicação do tratamento adequado. 

De modo geral, no caso de comprimidos via oral, pode ser indicado um comprimido a cada 24h durante o período de 3 a 5 dias. De preferência com o animal alimentado, para evitar problemas gastrointestinais. 

Cetoprofeno pode causar efeitos colaterais?

São raros os casos de efeitos colaterais causados por cetoprofeno em animais de estimação, no entanto, em caso de sensibilidades ao medicamento, é comum que os animais apresentem a instabilidade do medicamento, que pode causar vômitos e diarréias. 

Além disso, é possível que o medicamento cause falta de apetite e problemas de gastrite. Por isso a importância de sempre medicar após as refeições principais. 

Ainda que os tutores possam se assustar com os efeitos colaterais do medicamento, eles são leves, mas em caso de persistência é indicado interromper o tratamento e contatar um veterinário. 

Gostou desta publicação? Leia mais sobre saúde e cuidados em nosso blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Mari Menezes disse:

    Sim gostei muito da explicação

  2. Vanessa disse:

    Excelente esclarecimento. Muito adequado para nós que somos guardiões desses anjos e nem sempre conseguimos informações tão importantes como essas. O Brasil, o mundo ainda tem muito para evoluir em relação ao respeito e só esforço para os animais. Obrigada por fazerem parte dessa parcela existente em nosso planeta.

Deixe o seu comentário