Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cinofobia: saiba tudo sobre o medo de cachorros!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Cinofobia: o medo de cachorros

Todos nós temos alguma fobia e isso é extremamente natural. O medo de aranhas, cobras, escuro, palhaços e espaços muito apertados, por exemplo, são os causadores de pânico mais comuns entre os seres humanos. Mas e a cinofobia? Você sabe o que é?

Aqui, vamos explicar mais sobre a cinofobia, além de suas principais causas e os tratamentos mais adequados, que, inclusive, devem ser sempre acompanhados por um profissional da área.

O que é a cinofobia?

Nada mais, nada menos do que a fobia de cachorro. O problema se trata de um medo irracional e incontrolável de cães, independentemente de raça e porte.

Então, sim, uma pessoa que tem cinofobia, vai sentir tanto medo de um pastor alemão de comportamento agressivo quanto de um maltês de comportamento dócil. Afinal, trata-se de um medo excessivo, do qual o indivíduo não tem qualquer controle.

Normalmente, a vida social de um cinofóbico é seriamente impactada. Imagine só ter que se preocupar com a presença de cachorros antes de ir à casa de algum familiar ou de seus amigos, ou simplesmente antes de sair na rua? Complicado, não é? Afinal, a maior parte da população tem um cãozinho como pet. Sendo assim, o indivíduo que sofre dessa fobia, consequentemente, passa a sair cada vez menos de casa.

Quais são as causas e sintomas?

Na maioria das vezes, a cinofobia está relacionada a um trauma que tenha ocorrido no passado, como sofrer de um ataque de cachorro ou apenas vê-lo se comportando de uma forma agressiva. Ou seja, esse medo resulta de uma experiência ruim que envolve cães, e que muito provavelmente se originou durante a infância do indivíduo.

Entretanto, o medo excessivo de cães também pode ser associado a traumas que tenham ocorrido de maneira indireta, como assistir a uma notícia em que uma pessoa tenha sido atacada, ou presenciar uma pessoa próxima sentindo medo de cães. 

Já em casos em que não se saiba identificar a origem da cinofobia, é preciso que um profissional faça uma análise mais profunda. Mas de uma forma geral, após essa experiência traumática, na qual a pessoa pode nem se lembrar, o medo passa a ser generalizado e irracional, englobando todos os tipos de cães.

A cinofobia, assim como qualquer outra fobia, causa ansiedade e ataque de pânico, podendo trazer uma série de sintomas psicológicos e físicos, tais como: paralisação; crise de choro; falta de ar; boca seca; tremores; taquicardia; sudorese; náusea; problemas gastrointestinais; tontura e desmaios. 

Qual é o tratamento para esse problema?

Cinofobia: o medo de cachorros

É importante ressaltar que a cinofobia é uma doença psicológica. Sendo assim, deve ser encarada como um problema sério, e é preciso tratá-lo por um profissional da área. Ou seja, simplesmente colocar um cinofóbico ao lado de um cachorro de forma forçada não irá resolver o problema. Na verdade, vai apenas agravar a situação. 

Dessa forma, é necessário que o indivíduo receba o acompanhamento de um psicólogo, com a frequência definida pelo profissional. Depois que o médico identificar a origem do medo, ele conseguirá dar andamento ao melhor tratamento possível.

Caso você se interesse por produtos e acessórios para cachorros, acesse o site da Cobasi!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário