Cobra é vertebrado ou invertebrado?

Compartilhar:


cobra é vertebrado ou invertebrado
Vertebrados ou invertebrados? Eis a questão..

A cobra é um animal que desperta um misto de sentimentos nas pessoas. A maioria delas tem pavor de encontrar com uma. Mas é inegável que elas são cercadas de mistérios, como a dúvida se a cobra é vertebrado ou invertebrado.

Essa é uma incerteza causada devido às características físicas da cobra, já que o seu corpo é capaz de se enrolar inteiro com grande facilidade e rapidez. Como as vértebras poderiam suportar tamanha elasticidade e versatilidade em seus movimentos?

Afinal, a cobra é um animal vertebrado ou invertebrado? Continue a leitura a seguir e saiba tudo sobre esse assunto.

Cobra é vertebrado ou invertebrado

Indo direto ao ponto: todas as cobras são vertebradas. Isso significa que elas possuem uma espinha dorsal, também chamada de coluna vertebral.

Além disso, quando surge a dúvida se a cobra é vertebrado ou invertebrado é importante frisar que esse animal é um réptil, e todos os répteis são vertebrados.

Assim, o seu questionamento se cobra é vertebrado ou invertebrado pode também ser respondido por outros répteis que, como foi dito, também são vertebrados, como:

  • iguana;
  • tartaruga;
  • jacaré.

Como a cobra faz seus movimentos

Para que a cobra consiga se movimentar com desembaraço e agilidade, ela utiliza justamente os seus ossos.

Dessa maneira, os ossos têm papel central em seu dia a dia, inclusive são eles que a ajudam a prender uma presa e mantê-la enrolada em seu corpo até que ela morra.

Embora seja uma dúvida comum se a cobra é vertebrado ou invertebrado, são os seus ossos que a auxiliam a agarrar nos galhos e nos troncos das árvores.

Outra curiosidade que não deixa nenhuma dúvida se a serpente é vertebrado ou invertebrado é o fato de que os seus ossos são o que a faz conseguir engolir presas que sejam maiores que o seu próprio corpo.

As cobras contam com uma articulação de movimentação dupla em suas mandíbulas, assim, metade delas são ligadas somente através de uma ligação elástica.

Isso faz com que a abertura de sua mandíbula seja impressionantemente pouco maior do que 150 graus.

Agora você já sabe se cobra é vertebrado ou invertebrado

Mas você tem ideia de como é o esqueleto de uma cobra?

Basicamente, o esqueleto de uma cobra é composto por costelas, coluna vertebral, maxilares e crânio.

A coluna vertebral de uma cobra conta com cerca de 200 e 400 vértebras e 20% delas pertencem à sua cauda e não têm costelas.

Com relação às vértebras do corpo da cobra, cada uma delas possui duas costelas articuladas. E as vértebras da cobra contam com projeções que que ajudam a fixar os fortes músculos que a fazem se locomover.

cobra é vertebrado ou invertebrado
As cobras são animais vertebrados!

Cobras: outras curiosidades

A pele da cobra é extremamente elástica. Assim, o seu corpo se estica com facilidade.

Além de se questionar se a cobra é vertebrado ou invertebrado, outra dúvida comum é como elas fazem para respirar enquanto se alimentam de grandes presas. É que as cobras possuem uma abertura em sua traqueia logo abaixo da língua, o que possibilita engolir presas de tamanhos desproporcionais.

Ah, quer continuar pesquisando sobre o tema? Então, descubra a diferença entre cobra e a serpente.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário