Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Confira 6 espécies de animais que botam ovo

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
pinguins são animais que botam ovos
A fêmea de pinguim bota o ovo e o macho fica responsável por chocar e cuidar dos filhotes

Animais que botam ovo são chamados de ovíparos, mas você sabe quantas espécies na natureza fazem parte dessa categoria? Conheça tudo sobre os animais ovíparos e os tipos de animais que botam ovo para se reproduzir. Confira!

Animais ovíparos: o que são?

Animais ovíparos são aqueles em que o processo reprodutivo ocorre fora do corpo da mãe, com os ovos alojados em um local seguro. Além deles, há também os animais ovovivíparos, onde os filhotes se desenvolvem dentro de ovos, porém estes permanecem no corpo da mãe.  

Animais que põe ovos: processo de reprodução

A reprodução desses animais se caracteriza por botar ovos já fecundados em um ambiente externo protegido. A partir de então, ocorre o processo de gestação de cada espécie até que os ovos eclodem e os filhotes nascem.

Neste processo de reprodução, o embrião se alimenta dos nutrientes presentes nos próprios ovos. A fêmea deposita os ovos no ambiente e o macho libera os espermatozóides em cima dos ovos, sem contato reprodutivo entre eles. Um bom exemplo de animais que botam ovos são as rãs e algumas espécies de peixes.

Espécies de animais que botam ovo

Após conhecer como funciona o processo de reprodução dos animais que botam ovos, chegou o momento de conhecer quais são as espécies que são ovíparas e ovovivíparas. Acompanhe a lista a seguir.

1. Cobras

cobra botando ovos
Os ovos de cobra são conhecidos a casca grossa para proteger os embriões

As cobras são animais que botam ovos, mas não são os únicos répteis a se reproduzirem dessa maneira. Dentro dessa espécie, a principal característica dos ovos é que eles possuem uma casca grossa e quatro camadas para proteger o embrião, que são: alantóide, córion, âmnio e o saco vitelínico.

2. Aranhas botam ovos

Aranha viúva-negra
A gestação das aranhas acontece em ovos armazenados no abdômen do animal

As aranhas pertencem à espécie de aracnídeos que botam ovos. Entretanto, no caso delas, a gestação se dá dentro do corpo da mãe. Isso porque o abdômen já pode ser dilatado. Esse fator contribui para que suas crias se desenvolvam com plenitude fora da casca de ovo.

3. Animais que botam ovo: formigas 

formiga botando ovo
Os ovos da formiga possuem a casca pegajosa, o que facilita a aderência a qualquer superfície

As formigas são animais ovíparos que botam ovos. Assim como demais insetos como, por exemplo, as abelhas, os ovos das formigas possuem casca pegajosa. Dessa maneira, esses animais conseguem depositar seus ovos em qualquer tipo de superfície.

4. Pinguins botam ovos

pinguim cuidando dos ovos
Entre os pinguins, a responsabilidade de chocar os ovos é do macho

Os pinguins são classificados como aves que botam ovo. Porém, no caso dessa espécie, há uma curiosidade. São os pinguins machos que ficam responsáveis por chocarem cada ovo e pelos cuidados necessários a cada um dos filhotes, após o nascimento.

5. Os polvos são ovíparos

polvo no fundo do mar
O polvo é um animal que deposita uma centenas de novos no fundo do mar

Uns dos animais ovíparos que mais despertam a curiosidade são os polvos, pois eles costumam depositar externamente uma centena de ovos. Contudo, eles podem ser encontrados em diversos lugares, de acordo com a segurança da fêmea. Dessa maneira, após a eclosão dos ovos, eles precisam se alimentar por conta própria.

6. Peixes

Peixe Mandarim Listrado
Os peixes depositam os ovos em locais escondidos para proteger os embriões

Os peixes podem ser considerados animais de estimação que botam ovos, mesmo quando criados em cativeiro. Após a fecundação, a fêmea escolhe um local protegido para depositar vários ovos de uma só vez. Por isso, quem deseja ter um aquário em casa, precisa ter cuidado com a decoração e a qualidade da água. 

Gostou de conhecer quais são os animais que botam ovos e o modo de reprodução dos ovíparos? Se você ficou com alguma dúvida sobre o tema, deixe a pergunta nos comentários.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Luísa disse:

    Adorei,muito obg me ajudou muito na escola😁

Deixe o seu comentário