Cockapoo: Conheça mais sobre essa mistura de raças

Compartilhar:


cachorro cockapoo

Você pode até não ter ouvido falar sobre o Cockapoo, mas certamente você já viu algum cão dessa raça por aí. Apesar de pouco conhecidos pelo nome, o cockapoo é mais comum do que imaginamos

Essa raça de cachorro é um híbrido. Isso quer dizer que ela teve origem a partir do cruzamento de duas raças: um Cocker Spaniel com um Poodle. E assim como outros cachorros híbridos, eles são amorosos, atenciosos e ótimos companheiros. 

Como surgiu o Cockapoo?

O Cockapoo é originário dos Estados Unidos, o primeiro exemplar da raça foi reconhecido por volta de 1950, contudo, a raça acabou se popularizando rapidamente. 

A raça foi criada a partir de uma cruza entre um Cocker Spaniel e um Poodle. Embora o motivo da cruza não seja conhecido, há quem diga que ele partiu da ideia da criação de cachorros hipoalergênicos, no entanto, algumas pessoas podem associar a cruzamento à dúvida existente na hora de escolher uma raça de cachorro. 

Apesar de estar presente na vida das pessoas há tantos anos, o cockapoo ainda não foi uma raça reconhecida oficialmente, desta forma, os cachorros não possuem um padrão definido. 

Caracteristicas dos cães Cockapoo

cachorro mestiço

O cockapoo é uma raça de porte médio, no entanto, é importante ressaltar que, por ser um cachorro híbrido, é possível que exista oscilações de tamanho entre um cachorro e outro

Podem pesar até 14kg e medir entre 25 a 40cm. A expectativa de vida desta raça varia entre 14 e 18 anos de idade, contudo, varia de acordo com os cuidados que os tutores tem com o pet. 

Quando falamos da pelagem, esses cães podem apresentar caracteristicas muito variadas, sendo muito semelhantes aos poodles, aos cockers ou uma mistura de ambos. Sendo assim, eles podem ter uma pelagem longa, densa e ondulada, uma pelagem ondulada, ou a pelagem mais lisa. 

Suas cores também podem ser bastante variadas, pretos, brancos, caramelos, beges ou brancos e até mesclados. O cockapoo pode ter o focinho curto e quadrado como o do cocker, contudo, não é incomum encontrar cachorros com o focinho mais fino. 

Já as orelhas, quase sempre são alongadas e largas, com pelos longos e ondulados. 

Personalidade e temperamento

Assim como a maioria dos cachorros híbridos, o cockapoo pode puxar sua personalidade dos seus progenitores

Por isso, eles costumam ser cachorros muito tranquilos e fáceis de lidar. São sociáveis, carinhosos, companheiros, inteligentes e bem ativos. Eles costumam gostar muito de pessoas e se dar muito bem com crianças e outros pets. 

Por serem fáceis de lidar e muito inteligentes, o cockapoo pode ser indicado como cão de terapia e assistência. No entanto, eles podem ser carentes e não gostam de ficar muito tempo sozinhos. Nesses casos, eles podem desenvolver ansiedade e depressão. 

São cachorros que aprendem com facilidade e adoram brincadeiras. Mas apesar de serem agitadinhos, eles se dão bem com a calmaria, adoram ser acariciados, ficar perto dos tutores e são ótimos cães de companhia, afinal, não saem do seu lado por nada!

Saúde e cuidados com a raça

híbrido poodle e cocker

Apesar de o cockapoo ser um cachorro proveniente do poodle, um cachorro que solta pouco pelo, a mistura com o cocker spaniel fez este cachorro precisar de uma escovação recorrente. 

Os pelos ondulados e longos podem acumular nós, dificultando a retirada. Além disso, os pelos crescem rapidamente, necessitando de tosas frequentes, especialmente na região íntima, das patas e orelhas. 

Por serem animais muito carinhosos e carentes, o cockapoo pode sofrer com a solidão. A melhor forma de ajudar o animal a lidar com isso, é estando sempre perto dele e caso precise ficar longe, ofereça brinquedos interativos e enriquecimento ambiental como forma de promover a distração. 

Por ser uma raça mista, esses pets podem adquirir doenças hereditárias das suas raças progenitoras. Ao que diz respeito aos cockers, por ter orelhas alongadas, o cachorro pode apresentar traços de otite

Por isso é importante promover uma limpeza auricular frequente com produtos específicos. Além disso, ao menor sinal de coceira ou irritação, leve-o ao veterinário. 

Outras doenças que podem ser hereditárias da raça são problemas nos joelhos, atrofia da retina e outros problemas oculares e problemas sanguíneos, por isso, o ideal é visitar o veterinário anualmente. Dessa forma, caso apareça alguma dessas doenças é possível tratar no início. 

Gostou desta publicação? Leia mais em nosso blog:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Margareth Fietz disse:

    Os Coockpoo, é o melhor cachorro que existe. Tive um que viveu 14 anos e 3 meses. Não era um cão e sim, um príncipe Canino. Quase 10 anos depois, sinto muita saudade dele e se encontrasse um preto como ele, não vacilaria em ter.

Deixe o seu comentário