Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Conheça o coelho leão e suas principais características

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Coelho leão

O coelho leão (Oryctolagus cuniculus) é um animal um pouco diferente dos outros animais de sua espécie. Como o seu nome sugere, a sua pelagem é mais longa na cabeça do que no resto do corpo, que se assemelha muito a uma juba de leão.

Se você está pensando em adotar esse bichinho fofo e quer saber mais sobre suas características e como cuidar. Continue a leitura!

Características do coelho leão

O coelho lion head ou cabeça de leão é um pequeno lagomorfo, originário da Bélgica. Em geral, o coelho leão tem orelhas compridas, pernas mais grossas e olhos que podem ter tonalidades de vermelho, azul e marrom. Além disso a cor da sua pelagem também tem diferentes tons, como: 

  • preto;
  • chocolate;
  • sabre siamês;
  • branco;
  • laranja marrom;
  • bicolor;
  • tricolor;
  • entre outros.

Pelagem do Coelho Leão

coelho leão preto
Ccoelho leão (Oryctolagus cuniculus)

Desde filhote, essa espécie já apresenta longos pelos ao redor da cabeça, que são as suas  características marcantes. Na fase adulta, eles costumam perder esses pelos mais longos ao redor da cabeça. É importante citar que aos seis meses essa pelagem espessa muda para uma mais macia.

Você ainda pode encontrar alguns coelhos dessa espécie com uma dupla camada de pelos. Já as cores desses pequenos animais podem ser variadas, mas é possível encontrar o coelho leão em um único tom ou até mesmo bicolor.

Quando o assunto é o peso do coelho leão, é importante saber que ele pode pesar cerca de dois quilos. As orelhas, que são características desses animais, podem chegar a medir sete centímetros de comprimento. Elas se destacam muito nessa espécie de coelho, pois além de pequenos, esses animais são robustos.

Como cuidar do coelho leão?

Essa espécie de coelho tem o temperamento ideal para quem está buscando por um animal de estimação, isso porque eles são calmos e carinhosos. Por conta disso, o coelho cabeça de leão é a melhor escolha para uma família com crianças.

Contudo, é fundamental conhecer todos os hábitos desse pet, para saber como cuidar dele adequadamente e garantir que tenham uma excelente saúde. Pensando nisso, separamos alguns cuidados necessários com esses animais. 

Alimentação 

É importante saber que apenas o médico-veterinário pode dizer quais são os melhores alimentos e quais as quantidades ideais na rotina alimentar do seu pet. Isso porque existe uma variação tanto em quantidade quanto nos tipos de alimento que o coelho leão pode consumir. 

Coelho leão

Em geral, para cada meio quilo de peso corporal, o coelho deve consumir 1/8 de xícara de ração para coelhos. Além disso, o tutor pode dar pequenas quantidades diárias de alguns petiscos, como banana, maçã ou cenoura. Também é fundamental se certificar de que seu pet tenha água fresca durante todo o dia.

Tutores, nunca ofereça alimentos que as pessoas consomem, como biscoitos, por exemplo. Isso deve ser dito, porque o corpo dos coelhos não tolera açúcar. Qualquer adição de alimentos na dieta do seu amigo deve ser validada por um profissional veterinário.

Habitat

O habitat do coelho precisa ser o mais amplo possível. Portanto, se você tem um jardim, pode deixar que ele se exercite por um tempo todos os dias. Mas tomando cuidado para que isso não aconteça nas horas mais quentes ou à noite.

Porém, se você mora em um apartamento ou em um espaço pequeno, é importante ter uma gaiola grande o suficiente para que o coelho se mova confortavelmente dentro dela. Lembre-se de limpar regularmente a gaiola e remover quaisquer restos de comida e outros resíduos.

Saúde

Esse bichinho também requer atenção para possíveis doenças comuns de saúde. Por exemplo, os coelhos normalmente têm pelos no organismos por causa da autolimpeza, e como o cabeça de leão tem muito, o problema pode se tornar grave quando ele ingere em grandes quantidades.

Como esses animais não conseguem vomitar para expulsar estas bolas do estômago, por muitas vezes a única solução é retirá-las com procedimentos cirúrgicos.

Visitas ao médico-veterinário

Como sempre indicamos para os tutores de todos os tipos de animais de estimação, visitas ao médico-veterinário é uma ação indispensável para cuidar da saúde do pet. E com o coelho-leão não é diferente.

O profissional é capaz tanto de diagnosticar, como também criar ações preventivas para condições comuns em coelhos, como soluções para :

  • seus dentes não param de crescer; 
  • montar uma dieta de acordo com as necessidades nutricionais do pet;
  • datar e especificar informações importantes sobre o cronograma de vacinas;
  • manter a saúde da pelagem; 
  • entre outros cuidados.

Se quiser saber mais sobre cuidados com coelhos, assista o vídeo especial que a Cobasi preparou. Dê o play e saiba mais:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Amanda disse:

    Tenho 2 coelhinhos leão quero saber mais

  2. Edine Souza Correia disse:

    Gostei. Muito boa a reportagem sobre o coelho leão

Deixe o seu comentário