Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Coelho Nova Zelândia: saiba tudo sobre a raça

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Coelho Nova Zelândia

Esperto e carinhoso, o Coelho Nova Zelândia (Oryctolagus cuniculus) está entre as raças mais difundidas comercialmente e a mais criada no mundo. Se você está pensando em adotar esse pet, saiba que o peludo chama atenção por ser um coelhinho bastante amigável. Mas, não é só isso!

Conheça mais sobre o Coelho Novo Zelândia

Embora o nome seja Coelho Nova Zelândia, esse bichinho é originário dos Estados Unidos, mais especificamente, em 1919, na Califórnia. A sua origem é resultado de uma combinação entre os coelhos brancos americanos, coelhos gigante flamengos e coelhos Angorá.

Em 1920, a raça de Coelho Nova Zelândia foi registrada pela American Rabbit Breeders Association (ARBA). Vale destacar que esse bichinho se popularizou e hoje é uma espécie com ampla distribuição geográfica. Ou seja, você pode encontrá-la em diversas partes do mundo. Inclusive, sendo a raça pura mais criada no Brasil.

Por suas características, como boa proporção corporal e desempenho de reprodução, a raça acabou sendo muito utilizada para fins de carne e pele, como também é muito frequentemente manuseada para pesquisas como animais.

Características

dois coelhos brancos
Coelho Nova Zelândia (Oryctolagus cuniculus)

Quando pensamos nos coelhos da páscoa, a raça Nova Zelândia é o que melhor representa: pele branquinha, peludo, com orelhas eretas com formato em “v” e olhos vermelhos. Além disso, com muitos cruzamentos da espécie com outras, a ARBA reconhece o animal nos tons:

  • vermelho e olhos castanhos;
  • negro (preta-azeviche) com um subtom azul ardósia e olhos castanhos escuros;
  • branco puro com olhos rosados.
  • broken: uma pelagem de qualquer cor da raça (vermelha ou preta) combinada com o branco. 

O peso do Coelho Nova Zelândia pode variar de 3,5 a 5 quilos, apesar de ter registro de animais que atingiram 6 quilos. Existem algumas diferenças entre os machos e fêmeas da raça, como por exemplo, os machos têm um perfil corporal mais arredondado com membros fortes. 

Já as fêmeas são mais afiladas e podem apresentar papada na região do pescoço (porção ventral – prega de pele) que geralmente se torna mais visível após atingirem a maturidade sexual. O Coelho Nova Zelândia pode viver de 5 a 6 anos.

Comportamento

O coelho da raça Nova Zelândia é um animal que gosta de interagir com as pessoas da família, sendo bastante brincalhões e sociáveis. Eles precisam de bastante espaço para correr, passear e brincar diariamente.

Vale destacar que são coelhinhos que se adaptam com maior facilidade em ambientes com crianças e outros animais.

Dicas de cuidados com Coelho Nova Zelândia

Coelho Nova Zelândia
O coelho Nova Zelândia apresenta ampla distribuição mundial, sendo atualmente, a raça pura mais criada no Brasil.

De modo geral, os cuidados com a raça Nova Zelândia não foge muitos dos cuidados comuns com coelhos. Então, uma alimentação balanceada com ração específica, feno e verduras, são ótimas opções para rotina alimentar do pet.

Além disso, é recomendado manter um cronograma de visitas periódicas ao médico-veterinário. Essa é uma ação preventiva importante para manter a saúde do seu pet, inclusive, como são animais com alto índice de reprodução, a castração pode ser um procedimento recomendado pelo profissional, para evitar problemas de saúde, principalmente após a puberdade.

Quando o assunto é higienização, a escovação – pelo menos três vezes por semana – é uma ótima dica. É sempre bom reforçar que banhos não são indicados, só em caso de extrema necessidade, ainda sim passando pela validação de um médico-veterinário de confiança. 

Gostou de saber mais sobre o coelhinho Nova Zelândia? Aqui, no Blog da Cobasi, você se mantém informado sobre coelhos, cães, gatos, aves, roedores e tudo sobre o mundo animal. Volte sempre e até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Whitney santos disse:

    Eu gostei muito das dicas porque eu quero ter um coelho

  2. Marielly disse:

    Gostei muito,descubri agora a raça do meu coelho (Nova Zelândia)amei muito obrigado.
    Ahh e também descubri que o meu “coelho” e uma COELHA pq ela apresenta papada no pescoço.
    Amei mesmo muito obrigada

  3. Henriete Martins disse:

    Eu tenho uma coelha dessa raça pois ela foi criada dentro de casa dormindo comigo na cama a um tempo atrás ela teve a primeira cria mas o macho e de outra espécie mas os filhotes são um amor

Deixe o seu comentário