Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Coelho pode comer alface? Descubra!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
coelho pode comer alface

É cada vez mais comum encontrar famílias que optam por ter um coelho como animal de estimação. Porém, é importante ter atenção aos cuidados específicos do pet, como o habitat e a alimentação. Você sabe, por exemplo, se coelho pode comer alface?

Essa dúvida é muito comum, ainda mais porque nos filmes e desenhos, os pequenos comem cenoura e outros vegetais. Além disso, é comum pensarmos que um alimento natural e saudável para os seres humanos também poderia ser benéfico para os nossos pets. Mas, não é bem assim!

Afinal, coelho pode comer alface?

Para os coelhos, é importante que a alimentação seja bem equilibrada, saudável, e, acima de tudo, com muitas fibras. Justamente por conta disso, o alface faz mal para o coelho.

Portanto, a resposta para a pergunta se o coelho pode comer alface é não! Os principais motivos para não oferecer alface para coelho são:

Baixo valor nutritivo

Você deve estar pensando: “por que coelho não pode comer alface?” A primeira questão é que o alimento não oferece nutrientes essenciais para os pets, como fibras, vitaminas e minerais. 

Diarreia

Trata-se de um alimento pouco fibroso e muito rico em água, que pode provocar alguns problemas intestinais, como diarreia. Isso pode levar à desidratação e outros problemas de saúde.

Falta de fibra

A alface tem poucas fibras, que são essenciais para a saúde digestiva dos coelhos. A falta de fibras pode levar à constipação e outros problemas digestivos.

Oxalato

O alimento contém oxalato, que pode se ligar ao cálcio e impedir sua absorção. Com isso, o coelho pode ter deficiência de cálcio, que é importante para a sua saúde óssea.

Coelho pode comer alface crespa, americana ou outras variedades?

Por que coelho nao pode comer alface
O alface é um alimento pouco fibroso e muito rico em água, que pode causar problemas intestinais nos coelhos, como diarreia.

Não é indicado oferecer nenhum tipo de alface para coelho, incluindo a alface americana, crespa e as suas variedades. Em vez de alface, ofereça ao seu coelho uma combinação de vegetais frescos e ricos em nutrientes, como:

O que coelho pode comer?

Ao contrário da crença popular, os coelhos não devem ter uma dieta baseada apenas em cenouras. A rotina alimentar desses animais precisa de muito mais nutrientes, que pode contar com frutas, verduras e legumes. Saiba mais!

Feno e ração para coelho

A ração e o feno são a base alimentar da dieta dos coelhos, pois oferecem todos os nutrientes e vitaminas que o pet precisa para viver forte e saudável.

De modo geral, a ração para coelhos é um alimento energético e saudável, que ajuda o pet a estar sempre saciado e com tudo o que é essencial para o seu organismo. Já o feno é rico em fibras e contribui para o bom funcionamento do trato gastrointestinal.

É importante ressaltar que, apesar disso, eles podem, sim, ter uma alimentação variada e comer algumas frutas, legumes e verduras.

Verduras, legumes e frutas para coelho

Tudo bem, já sabemos que o alface não é recomendado, mas o que coelho pode comer? As verduras mais recomendadas são as escuras. Uma ótima opção é a rúcula, que promove uma boa circulação sanguínea.

A escarola, por exemplo, também pode ser adicionada no cardápio, já que oferece diversas vitaminas e é excelente para o fígado. Fora isso, alimentos como alfafa e folhas de cenoura são escolhas que os coelhos adoram!

alface coelho pode comer

Outras opções são: couve, acelga, chicória, almeirão, manjericão, brócolis, couve-flor e espinafre. Todos esses alimentos devem ser oferecidos com moderação e após validação de um veterinário.

Em relação às opções de legumes estão: cenoura, abobrinha, chuchu, pimentão e pepino.

Coelho pode comer fruta?

Em relação às frutas, o ideal é que elas sejam adicionadas ocasionalmente na dieta do seu bichinho, por causa do alto teor de açúcar. O recomendado é que elas sejam oferecidas apenas como petiscos ou guloseimas, em pequenas quantidades.

Algumas opções de frutas para coelhos são: maçã (desde que seja oferecida sem sementes ou caule), morango, mamão, melão, melancia, entre outros. 

Consulte um veterinário para garantir uma alimentação completa e de qualidade para atender às necessidades dos coelhos. Esse cuidado é um dos pontos importantes para saúde e longevidade do seu pet. Quer saber mais? Dê o play e assista ao vídeo abaixo:

Coelho pode comer carnes e peixes?

Coelhos são animais herbívoros, sendo assim, qualquer carne, como frango e peixe, mesmo em pequenas quantidades, devem ser proibidos em sua dieta. Além disso, produtos derivados do leite, como queijos, também não devem ser oferecidos ao pet.

Gostou do conteúdo? Aqui, no Blog da Cobasi, você encontra tudo o que é essencial para os cuidados do seu coelho, são conteúdos exclusivos sobre alimentação, saúde, bem-estar e muito mais. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário