Será que coelho pode comer alface?

Compartilhar:


coelho não pode comer alface

É cada vez mais comum encontrar famílias que optam por ter um coelho como animal de estimação. As características, o comportamento dócil e o tamanho desse bichinho oferecem diversos pontos positivos. Porém, é importante se atentar aos cuidados específicos do pet, como o habitat e a alimentação. Você sabe, por exemplo, se coelho pode comer alface?

Essa dúvida é muito comum, ainda mais porque o nos filmes e desenho sempre vemos esse pequeno dentuço comendo uma cenoura ou outro vegetal. Além disso, é comum pensarmos que um alimento natural e que é saudável para os seres humanos também poderia ser benéfico para os nossos pets. Mas não é bem assim!

Afinal, coelho pode comer alface?

Para os coelhos, é muito importante que a alimentação seja bem equilibrada, saudável, e, acima de tudo, com bastante fibras. Justamente por conta disso, o alface faz mal para coelho.Se trata de um alimento pouco fibroso e muito rico em água, podendo provocar alguns problemas intestinais, como diarreia.

A resposta para a pergunta se o coelho pode comer alface é não!

É fundamental que o principal alimento da dieta deste bichinho seja a ração para coelho, que é o que irá oferecer todos os nutrientes e vitaminas que ele tanto precisa. Apesar disso, eles podem, sim, ter uma alimentação variada e comer algumas frutas, legumes e verduras.

Mas atenção! Em relação às verduras, é sempre recomendado oferecer as de cores escuras, que são as mais ricas em fibras. Além disso, também é importante ressaltar que nenhum dos alimentos deve ser temperado antes de ser dado ao pet, e devem ser bem lavados a fim de evitar contaminações.

Agora que já sabemos que coelho não pode comer alface, listamos alguns alimentos que podem – e não podem – fazer parte do cardápio do seu pet. Assim, fica muito mais fácil selecionar as melhores opções nutricionais para o seu coelho, oferecendo a dieta saudável e balanceada que ele tanto merece!

Vamos lá?!

Coelho pode comer carnes e peixes?

Coelhos são animais herbívoros, sendo assim, qualquer carne, como frango e peixe, mesmo em pequenas quantidades, devem ser proibidos em sua dieta. Além disso, produtos derivados do leite, como queijos, também não devem ser oferecidos ao pet.

Quais vegetais posso dar?

A resposta para se o coelho pode comer alface é não, mas ele pode se alimentar de outros vegetais! As verduras mais recomendadas são as escuras. Uma ótima opção é a rúcula, que promove uma boa circulação sanguínea. A escarola também pode ser adicionada no cardápio, já que oferece diversas vitaminas e é excelente para o fígado. Fora isso, alimentos como alfafa e folhas de cenoura são escolhas que os coelhos adoram!

Coelho pode comer fruta?

Em relação às frutas, o ideal é que elas sejam adicionadas ocasionalmente na dieta do seu bichinho, por causa do alto teor de açúcar. O recomendado é que elas sejam oferecidas apenas como petiscos ou guloseimas, em pequenas quantidades.

Qual a alimentação ideal para coelho?

A maior parte da dieta do coelho deve se basear na ração para esse pet, sendo que sua fórmula é capaz de oferecer saciedade e os nutrientes necessários para ele viver forte, saudável e com o pelo sempre macio!

Vale ressaltar que é sempre importante consultar um veterinário para auxiliar em relação à dieta de seu bichinho. Em casos de dúvidas, um profissional poderá responder com propriedade se coelho pode comer alface, frutas, carnes e tudo mais! Apenas um especialista pode selecionar as melhores opções nutricionais tendo em vista o bem-estar do pet.

Também é fundamental observar as reações de seu coelho quanto aos alimentos que estão sendo oferecidos. E, se mesmo com todos os cuidados, o seu pet comer algo não recomendado, o mais indicado é levá-lo ao veterinário.

Gostou do conteúdo? Veja outros posts sobre cuidados com coelhos:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário