Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Coelho pode comer almeirão? Descubra!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
coelho pode comer almeirão

Você sabia que coelho pode comer almeirão? Sim, esses bichinhos são animais herbívoros, então essa hortaliça de sabor amargo pode ser oferecida. Afinal, quando o assunto é rotina alimentar dos coelhinhos, não devemos alimentá-los com nada que fuja da dieta de um herbívoro. 

Mas, quais benefícios do almeirão para coelhos? Qual a quantidade que pode oferecer? Essas são algumas das dúvidas que vamos responder no decorrer deste texto. Continue a leitura e saiba mais!

Almeirão: uma ótima opção que os coelhos podem comer

O almeirão é uma hortaliça rica em fontes de vitaminas A, C e do complexo B, além de ser uma excelente fonte nutricional de fósforo, ferro e cálcio. Além dessas características benéficas para os coelhos, eles também adoram o seu sabor amargo característico.

O organismo dos coelhos tem uma facilidade maior para absorver nutrientes de materiais fibrosos, que é armazenado no ceco (bolsa que fica na parte inicial do intestino grosso, com o intestino delgado, responsável pela fermentação de nutrientes digeridos por animais herbívoros). 

Em outras palavras, o organismo dos coelhinhos consegue aproveitar melhor as proteínas e a absorção de nutrientes dos alimentos. Como o almeirão é rico em diversas vitaminas e minerais, a combinação é perfeita. Comparado ao alface, por exemplo, o almeirão possui quase três vezes mais a quantidade de fibras.

Coelho pode comer almeirão: como oferecer?

coelho come almeirão
Frutas e hortaliças são alimentos que devem ser oferecidos em pequenas porções para coelhos.

Para aproveitar os benefícios do almeirão, é fundamental saber como oferecer a hortaliça ao animal. Esses são cuidados que devemos ter com qualquer tipo de alimento:

  1. Lave bem bem as folhas de almeirão, para evitar contaminação por micro-organismos.
  2. Analise cuidadosamente qual a condição da planta, se ela realmente está adequada para consumo.
  3. Ao oferecer, dê em pequenas porções, isso porque o almeirão vai entrar como um “petisco” e não deve ser a base da alimentação do coelho.
  4. Não se esqueça de retirar os restos do alojamento para não oxidarem e nem atraírem insetos.

Já conhecemos sobre os benefícios do almeirão e dicas importantes sobre como oferecer qualquer tipo de alimento para coelho. Mas, ao servir o alimento pela primeira vez, é indicado observar a reação do pet, para ver se ele está gostando ou não está causando algum tipo de efeito.

Agora você sabe que coelho come almeirão, porém, não se esqueça de consultar um médico-veterinário, pois qualquer alteração na rotina alimentar do seu animal de estimação precisa passar pela validação de um profissional especialista.

Feno e ração são a alimentação base dos coelhos 

Em números, a recomendação de porções diárias de verduras e legumes para coelhos está em cerca 20 e 25% do total de calorias. Isso porque o consumo exagerado, pode gerar o desinteresse do animal em consumir feno, por exemplo, que é um alimento importantíssimo para saúde do pet. Por isso, o almeirão precisa ser oferecido na quantidade correta.

O feno e a ração devem compor 75% do total de calorias consumidas pelo coelho diariamente. Por isso, é indicado deixar sempre à disposição o feno, que além de ser rico em fibras proporciona também:

  • energia constante para o pet;
  • fundamental para a manutenção do trânsito intestinal;
  • ajuda no comportamento natural de roer;
  • auxilia no desgaste dos dentes do coelho;
  • entre outros benefícios. 

Já as rações, representam 15% da qualidade nutricional que o pet precisa. Diferentemente do feno, a ração é oferecida em menor quantidade, porém sua importância é grande, pois promove nutrientes fundamentais para a saúde e bem-estar dos coelhos. 

almeirão para coelhos

Na Cobasi, você encontra tudo o que é essencial para vida do seu coelho: ração, feno, serragens, casinhas, comedouros, bebedouros e muito mais. Garanta o aporte nutricional completo do seu pet, tudo para ele ter uma vida tranquila e saudável.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário