Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Coelho pode comer cenoura? Descubra aqui!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
coelho pode comer cenoura

O personagem Pernalonga do desenho da Warner Bros popularizou a figura dos coelhos como grandes comedores de cenoura. Mas será que essa ideia criada pela ficção corresponde ao que ocorre na realidade? Será que um coelho pode comer cenoura?

Antes de responder a essa pergunta, é importante salientar que a inclusão de qualquer alimento que não seja a ração específica para o pet deve passar pela aprovação de um veterinário especialista.

Só esse profissional poderá avaliar as particularidades do animal em questão. Afinal, questões como tamanho, peso, idade e condição clínica irão determinar a forma como o alimento será introduzido na dieta.

Dito isso, é hora de voltar para o tema central deste artigo. Será que, de maneira geral, um coelho pode comer cenoura? A resposta é sim, mas é preciso estar atento aos detalhes. Confira!

Coelho pode comer cenoura, mas ela não deve ser central em sua rotina alimentar

Que o coelho pode comer cenoura, é um fato. Mas para evitar confusão na hora de montar a dieta do pet, precisamos complementar essa informação.

Um tutor menos avisado pode, por exemplo, pensar que a cenoura pode ocupar papel central na rotina alimentar dos dentuços. No entanto, isso não é verdade.

De acordo com a comunidade veterinária, a dieta de um coelho deve ter como base uma combinação da ração específica e o feno. Combinados, esses dois elementos oferecem o valor nutricional necessário para o bom funcionamento do organismo do pet, bem como regulam a saúde de seu sistema digestivo.

Alimentos como verduras, frutas e legumes devem ser tratados como complementos esporádicos.  

No caso da cenoura, essa dinâmica é especialmente verdade porque esse vegetal é rico em carboidratos. Quando consumido em excesso, esse nutriente pode provocar quadros indesejados de obesidade no pet.

Portanto, o coelho pode comer cenoura de maneira moderada. Mas jamais deve replicar os hábitos do Pernalonga, colocando o alimento como protagonista em seu cardápio.

Segundo especialistas, consumir esse legume cerca de três vezes por semana já está de bom tamanho para nossos amigos orelhudos.

coelho pode comer cenoura

Cenoura pode ser consumida inteira e beneficiar funções do organismo do pet

O coelho come cenoura de um jeito diferente dos humanos. Ele não consome apenas o talo, ou seja, a parte laranja do legume. Pelo contrário, eles costumam até demonstrar mais interesse pelas folhagens.

Embora a prática possa parecer um pouco exótica, um coelho pode comer cenoura dessa forma e se beneficiar de sua riqueza nutricional.

Um dos principais benefícios entregues por esses legumes se refere à propriedade conhecida como betacaroteno. Entre outras funções, essa substância possui poder antioxidante, bem como contribui para a visão e o equilíbrio cerebral do animal.

Nunca é demais lembrar, porém, a importância do acompanhamento profissional. Isso porque o consumo exagerado de alimentos ricos em vitamina A, como a cenoura, pode causar até mesmo quadros de intoxicação alimentar nos coelhos.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário