Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Coelho pode comer mamão? Descubra a resposta!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
coelho pode comer mamao

Além de ser docinho e saboroso, o mamão possui diversas propriedades benéficas ao organismo dos seres humanos. Não por acaso, a fruta tropical é uma das mais consumidas no território brasileiro. Mas será que os animais de estimação também podem se beneficiar da iguaria? Será que, por exemplo, um coelho pode comer mamão?

Antes de oferecer a resposta específica para essa pergunta, é necessário ressaltar os perigos do hábito de compartilhar comidas humanas com os pets.

Afinal, muitos dos alimentos presentes no cotidiano dos tutores são inadequados para coelhos e outros animais. Seja pelo fato de serem tóxicos a seus organismos ou por conterem substâncias capazes de prejudicar nossos amiguinhos no médio ou longo prazo.

Você que está lendo este texto, porém, está no caminho certo! Afinal, a pesquisa em fontes confiáveis como o blog da Cobasi, complementada pela consulta com um veterinário de confiança, é a base para oferecer uma rotina alimentar que garanta qualidade de vida e longevidade para os animais de estimação.

Ressalva feita, chegou a hora de mergulhar na pergunta-chave deste artigo: será que coelho pode comer mamão? A resposta é sim, desde que observadas as especificidades apresentadas a seguir. Confira!

Coelho pode comer mamão como um complemento da dieta

Tal como ocorre com a maior parte dos animais de estimação, os coelhos possuem rações específicas para atender às suas diferentes necessidades nutricionais.

De acordo com os especialistas, são essas rações, somadas com a utilização do feno para estímulo do sistema digestivo, que devem compor o núcleo da dieta dos dentucinhos.

No entanto, um coelho pode comer mamão, além de algumas outras frutas, legumes e verduras, com a finalidade de complementar essa rotina alimentar.

A chave para se encontrar o balanço ideal para o cardápio diário de nossos amigos orelhudos está na palavra complemento. Ou seja, alimentos como o mamão devem ser oferecidos de maneira esporádica e em quantidades moderadas.

Nesse sentido, a comunidade veterinária recomenda a oferta de mamão em uma frequência de três vezes semanais, em dias alternados.

Essa frequência, porém, pode variar de acordo com a condição individual do animal, como seu peso, tamanho, idade e condição clínica.

Daí a importância do auxílio profissional na hora de se montar uma dieta. Com isso, se evita a oferta do alimento em excesso.

Por exemplo, o coelho pode comer mamão, mas se o fizer em uma quantidade muito alta, pode sofrer com desconforto abdominal e até diarreia.

coelho pode comer mamao

Os benefícios do mamão quando consumido de maneira correta

Assim como acontece com os humanos, os coelhos se beneficiam amplamente do vasto repertório de nutrientes oferecidos pelo mamão.

Dentre essas substâncias, se destaca a boa concentração de fibras e enzimas, cruciais para estimular o intestino dos nossos amiguinhos orelhudos.

A fruta conta ainda com elementos como a pectina, auxiliar na diminuição da absorção de gorduras pelo organismo dos coelhos. Além disso, o mamão possui betacaroteno, substância que também está presente nas cenouras e que contribui para a saúde do aparelho visual dos pets, além de auxiliar no desenvolvimento dos filhotes.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Isabelle disse:

    pode dar com as sementes, ou tem que tirar?

Deixe o seu comentário