O que é feno e quais as suas vantagens

2 de março de 2021

Roedores
o que é feno que um coelho está comendo

A preocupação com a alimentação dos pets é fundamental. No caso dos roedores, saber o que é feno e seus benefícios é importante para a dieta de coelhos, hamsters e porquinhos da Índia.

Descubra neste artigo como oferecer a graminha para um bichinho de estimação.

O que é feno?

O feno é constituído de uma mistura de plantas, geralmente gramíneas e leguminosas, que após ceifadas, passam pelo processo de fenação. Esse processo ocorre quando a água é retirada, porém não há perda de nutrientes ao longo da operação.

A desidratação nas plantações brasileiras ocorre através do sol, vento ou máquinas secadoras. Na criação de animais de porte grande, ele é considerado o principal alimento no período da seca. Já no caso dos roedores, deve ser usado como base da dieta.

Qual a diferença entre feno e capim?

Na verdade o capim pode ser um tipo de feno depois que a fenação é realizada. O nome é dado para diversas espécies da família das gramíneas. 

Uma outra comparação comum é entre o feno e a alfafa, sendo que esta também é um feno, porém com mais cálcio e proteína. No entanto, é importante lembrar que a alfafa deve ser consumida com moderação por roedores.

Uma vez que decida dar alfafa para o roedor, use-a como um agrado e em momentos especiais.

Quanto tempo dura o feno?

o que é feno principal alimento do coelho na foto

O alimento dura bastante tempo e inclusive esta é uma das suas principais vantagens pois seus nutrientes continuam presentes no alimento mesmo após algum tempo. Dessa forma, ele pode ser armazenado por até um ano, dependendo da sua qualidade.

O que é feno para coelhos?

O feno é a base da alimentação de animais como os coelhos. Isso porque ele é rico em fibras, ajuda a manter os dentes do animal no tamanho certo e alivia o estresse do bichinho.

Existem dois tipos para coelhos: o feito com ervas, com mais fibras e menos calorias, e o de leguminosas, com um valor calórico maior.

A recomendação é que sempre tenha o alimento na gaiola do seu roedor, pois o pet vai comer ao poucos e o alimento faz bem para sua digestão e bem-estar.

Se estiver na dúvida se é um feno de qualidade, observe o verso da embalagem do produto para saber de onde ele veio, qual a composição e a tabela nutricional.

Como dar a graminha para roedores

várias formas de dar feno para porquinho da Índia, hamsters e coelhos. Tem quem prefira colocar dentro de brinquedos para roedores, como uma forma de entretenimento para o pet. No entanto, também é possível oferecer enquanto passa o tempo com o animal, dando direto da sua mão, estreitando assim o laço entre vocês.

O seu coelho não quer comer feno? Tente outra variação do alimento. Existem marcas e combinações diferentes e uma delas vai conquistar o bichinho. Caso ele não esteja acostumado, vá inserindo aos poucos na sua alimentação.

Agora você já sabe explicar o que é feno para outros apaixonados por roedores, além de formular uma dieta rica em nutrientes e fibras para seu amigo.

Veja mais conteúdos sobre roedores no nosso blog: