Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Afinal, coelho pode comer quiabo?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
coelho pode comer quiabo

Uma das principais dúvidas dos tutores de coelhos é sobre a alimentação dos seus bichinhos. O que pode ou não, qual a dieta base, entre outras perguntas. Inclusive, temos mais uma interrogação que precisa ser solucionada: coelho pode comer quiabo?

Muitas pessoas acham que quiabo é um legume, mas não, o quiabo é uma fruta, bem como um alimento que pode dar para o seu amigo peludo. Porém, assim como sabemos que os coelhos adoram legumes, vegetais e frutas, também é preciso estar ciente do modo como é oferecido para os animais. 

Se você está montando o cardápio do seu amigo e quer adicionar o quiabo na lista, esse artigo é para você. Continue lendo!

Frutas na alimentação do coelho: pode ou não pode?

As frutas podem ser incluídas na rotina alimentar do coelho, mas, com moderação. 

Esses são alimentos benéficos para o organismo dos pequenos herbívoros, porém a sua adição deve ser feita como um petisco natural e não base da dieta dos animais de estimação. 

De fato, ração e feno são nutrientes específicos e a melhor maneira de alimentar um coelho. Entretanto, combinar e intercalar com frutas pode ser muito bom, pois são alimentos que contém fibras, vitaminas e água em sua composição, nutrientes que ajudam no aumento da ingestão hídrica.

Realmente, o grande ponto de atenção fica por conta das alterações na alimentação e a quantidade que deve ser oferecida. 

Afinal, coelho pode comer quiabo?

coelho pode comer quiabo
Quiabo, frutas e verduras são uma boa alimentação para coelho, mas com moderação.

Sim, coelhos podem comer quiabo. Além de ser pouco calórico e uma ótima fonte de nutrientes:

  • carboidratos;
  • vitaminas A B1, B2, B3, B9, C, E, K, 
  • minerais, ferro, cálcio, magnésio, potássio, fósforo e zinco;


Além disso, o quiabo tem como benefícios ser rico em antioxidantes, o que ajuda no combate aos radicais livres. A adição desse alimento, assim como outras frutas, verduras e legumes, na rotina do seu coelho pode ajudar na prevenção de doenças.

Coelho pode comer quiabo, mas cuidado com excessos!

Assim como é recomendado para todos os animais de estimação, é preciso ter alguns cuidados na alimentação, principalmente dos coelhos, que são bichinhos com características complexas e sensíveis no trato digestivo.

Sendo assim, dar frutas para coelhos requer algumas orientações, como o cuidado com a quantidade oferecida. Procure oferecer em pequenas porções, no máximo, duas vezes por semana. 

Atenção ao oferecer um alimento 

Antes de oferecer uma nova comida ou modificar a rotina alimentar do seu coelho, consulte um veterinário para saber mais sobre quais comidas podem, quantidade, quantas vezes por semana, entre outras respostas que vão fazer total diferença para a saúde do seu bichinho. 

Outro ponto fundamental é acompanhar a reação do coelhinho quando ele come um alimento novo, para não correr o risco de dar diarreia ou outros efeitos. Também, é muito importante dar atenção ao manejo dos alimentos, analisando o bom estado e só oferecer depois de ser devidamente lavado, para evitar contaminações.

coelho pode comer quiabo

Para continuar conhecendo mais sobre como cuidar bem dos seus coelhinhos, continue nos acompanhando aqui, no Blog da Cobasi e visite o nosso site, app ou lojas para encontrar os melhores produtos para o seu amigo orelhudo.  

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário