Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como alimentar cachorro com doença do carrapato

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

A doença do carrapato afeta diretamente a qualidade de vida dos cachorros. Para que ele não fique ainda mais abatido e sua vida corra riscos, é importante saber como alimentar cachorro com doença do carrapato corretamente, a fim de auxiliar no combate dessa doença.

Quando o pet sofre com esse tipo de doença, ele pode apresentar alguns sintomas alarmantes, como anemia e a diminuição dos glóbulos. Por isso, é importante saber como alimentá-lo de forma certa.

O sangue é composto de três tipos de glóbulos: os vermelhos, os brancos e as plaquetas. Eles são necessários para garantir a saúde dos seres vivos, e, na ausência de um deles, alguns sintomas começam a aparecer, principalmente em cão com doença do carrapato

Ficou curioso para saber mais sobre este assunto? Que tal conferir o restante deste artigo? Continue a leitura!

Por que a doença do carrapato afeta o sangue do animal?

Poucos devem saber que a doença do carrapato é mais comum do que se imagina, principalmente entre animais de pequeno porte. Ela ocorre ao se ter esse tipo de parasita no pelo do pet.

Quando o carrapato entra em contato com o cachorro, se alimentam do sangue, e em grandes infestações, podem fazer o cão ficar anêmico. Por isso, é importante saber como alimentar cachorro com doença do carrapato.

Existem casos ainda mais graves nos quais alguns carrapatos parasitam no seu cão e estão infectados com outro parasita, como a Ehrlichia canis. Ela causa duas doenças: trombocitopenia, plaquetas baixas; ou leucopenia, diminuição dos glóbulos brancos, afetando diretamente a produção de plaquetas e hemácias do animal.

Como alimentar cachorro com doença do carrapato?

Antes de mais nada, é importante que o tutor, assim que perceber os primeiros sintomas da doença, leve seu bichinho ao veterinário. Só ele poderá fazer uma avaliação detalhada e, com isso, encaminhar o melhor cronograma de alimentação para o pet. Atenção: não se recomenda alimentá-lo por conta própria.

Manter a água do animal sempre fresca é fundamental! Por isso, a hidratação é essencial no combate de qualquer doença, principalmente de uma que causa febre. Lembre-se de verificar e lavar bem o pote para não ter contaminações.

Outra forma de hidratação bem interessante é a água de coco. Isso porque, além de ser ótima para saúde, eles costumam adorar! É uma ótima maneira de incentivar que seu cão permaneça hidratado para combater a doença do carrapato.

Mescle uma ração premium com vegetais e frutas. Contudo, certifique-se com o veterinário qual a melhor opção.

Gostou de aprender como alimentar cachorro com doença do carrapato? Que tal conferir mais outros artigos voltados ao tema?

100 nomes para cachorro branco

Saiba como tirar nó de pelo de cachorro

Qual cachorro tem a mordida mais forte do mundo?

Para saber mais sobre a doença do carrapato, assista ao vídeo exclusivo que preparamos para você na TV Cobasi:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

6 Comentários

  1. Magdalena disse:

    Gostei muito e me ajudou bastante espero que tenham mais orientação igual a essa

  2. Gidelion disse:

    Amei talvez me ajude

  3. Gladis disse:

    Meu cachorro não toma remédio com nada. Está com a doença do carrapato peguei adulto na rua. Morde e é temperamental. Está comigo há 10 anos.
    Já fiz tudo que podia e não podia.
    Não tenho mais condições financeiras para tratar ele. Já usei tudo com ele.

  4. Solange Rodrigues disse:

    Meu cachorro já teve várias vezes a doença do carrapato
    Mesmo sem ter carrapato
    Como prevenir?

    • Cobasi disse:

      Olá Solange! A prevenção contra a doença do carrapato envolve medidas como o uso de produtos antiparasitários recomendados por veterinários, manutenção de um ambiente limpo e inspeções regulares. Consulte um veterinário para um plano personalizado de prevenção, considerando o histórico de saúde do seu cachorro.

Deixe o seu comentário