Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Saiba como tirar nó de pelo de cachorro

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Como tirar nó de pelo de cachorro

Além de companheiros, os cachorros peludos chamam a atenção por serem muito fofos. Mas saiba que cães desse tipo precisam de cuidados especiais. Um deles é saber como tirar nó de pelo de cachorro.

Por isso, se você pensa em adotar um cachorro peludo e quer saber mais sobre cuidados com o pelo, fique com a gente.

O que causa o nó no pelo do cão

Algumas raças de cachorro como o Shih-tzu e o York Shire são conhecidos pelos seus pelos volumosos. Como o comprimento da pelagem desses pets é longo, é normal que os fios embaracem.

Isso acontece porque os pelos se friccionam um nos outros, causando nós. Porém, saiba que o comprimento dos fios, textura e falta de cuidados com eles podem interferir na quantidade de nós que seu pet pode ter.

Se  seu cão possui pelos longos e finos, saiba que ele é mais propício a ter nós nos pelos. Já nos pets de pelos grossos, a quantidade de nós é menor. 

Por isso, é bom que você saiba tirar os nós sem machucar seu cão e ter os cuidados necessários com os pelos dele.

Como tirar nó dos pelos do pet

Como tirar nó de pelo de cachorro

A melhor forma de retirar os nós do pelo do seu cão é com a escovação dos fios. Para isso, você deve utilizar uma escova ou pente próprio para pets e que alcance a pele do animal. 

Se os fios estiverem com muitos nós, não faça força para puxar os pelos. Isso pode machucar o animal e até mesmo criar traumas nele, fazendo com que o pet não goste de ser escovado.

Prefira pentear seu cachorro de forma calma, sem força e evite fazer isso com o pelo do pet seco.

Utilize um desembaraçador para que a escova deslize mais facilmente pelos fios e segure a base dos pelos no momento de passar o pente. Desse modo, você evita puxar a pele do animal e machucar ele.

Caso seu pet esteja com muitos nós no pelo, é bom que você utilize uma escova rasqueadeira. Feita para pelagens mais densas, esse tipo de escova ajuda a separar os pelos e facilita o processo de desembaraço.

Saiba que a melhor forma de como tirar nó de Shih Tzu e de Yorkshire é utilizando uma escova com pinos mais grossos, que ajudam a separar os pelos e causam menos dor ao pet pelos seus fios, que tem textura fina.

Dicas para evitar que o pelo tenha nó

Mesmo que os nós no pelo sejam comuns em cachorros peludos, você pode adotar alguns cuidados e evitar que eles apareçam com frequência.

  • Mantenha uma rotina de escovação do pelo do seu pet. Escove ele todos os dias ou quando for necessário;
  • Não escova seu cachorro com os pelos secos. Dessa maneira, os fios ficarão mais fracos e quebram com facilidade;
  • Após dar banho em seu pet e secá-lo bem, escove os pelos;
  • Se precisar, corte o comprimento dos pelos do cão. Regiões como pescoço e patas são mais fáceis de ter nós.
  • Faça com que o momento de escovação seja relaxante para o pet. Ofereça carinho e amor no momento em que for pentear os pelos do seu animal.

Cuidados com os pelos

Agora que você sabe como tirar nó de pelo de cachorro, é importante conhecer outros cuidados para se ter com os fios do seu amigo.

Mesmo que cachorros peludos sejam muito fofos, saiba que se não forem bem tratados, os fios podem acumular além de nós, sujeira. Por isso, se atente também à higiene do seu pet.

Dê banho nele quando necessário, utilizando shampoo especial para pets e tenha atenção no momento de secar seu pet.

Prefira usar uma toalha limpa e que absorva o máximo de água. Desse modo, você impede que bactérias e fungos se desenvolvam na pele do seu animal.

Também cuide da alimentação do seu amigo. Ofereça a ele ração e água sempre. Uma boa dieta é responsável por deixar o pelo do seu pet brilhoso e forte.

Cuidando bem do seu cão, você conseguirá evitar que seu pet tenha nó nos pelos e vai deixar ele com um aspecto mais saudável e bonito.

E se quiser saber mais sobre cães, talvez esses conteúdos possam te interessar:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário