Como calcular a quantidade de ração para cachorro

Compartilhar:


como calcular a quantidade de ração para cachorro

Você tem dúvidas sobre como calcular a quantidade de ração para cachorro? Tudo bem, muitos tutores sentem o mesmo. Mas saiba que fazer essa conta não é tão difícil, basta seguir as dicas a seguir.

Antes, porém, precisamos entender duas coisas: o que é uma alimentação saudável para os pets e por que é importante saber como calcular a quantidade de ração para cachorro.

Quantidade e qualidade dos alimentos

O fundamental para uma nutrição saudável é entender que o organismo de cada espécie animal reage de forma diferente aos alimentos

Vamos pegar a uva como exemplo. Essa fruta é uma excelente fonte de nutrientes para nós, humanos, mas você sabia que ela é um verdadeiro veneno para cães e gatos? Isso acontece porque cada organismo está adaptado a tipos particulares de alimentos. 

Um cardápio saudável para os pets, no entanto, não se resume aos ingredientes corretos. Por melhor que seja o alimento, dar comida demais não fará bem ao animal. E dar comida de menos também não

Como calcular a quantidade de ração para cachorro?

O segredo pode ser resumido naquela famosa frase dos gregos antigos: nada em excesso. Ou seja, nem tanto, nem tão pouco. Porém, como calcular a quantidade de ração para cachorro quando eles são tão diferentes entre si?

É claro que, quanto maior o animal, mais ele vai comer e vice-versa. Enquanto os menores podem ficar bem alimentados com apenas uma xícara de ração por dia, os maiores podem precisar de quase 1 kg diário para ficarem satisfeitos!

Para facilitar, vamos usar a xícara como medida. Considere, no entanto, que cada xícara cheia de ração é o equivalente a cerca de 70 gramas. A seguir, confira quais são, de modo geral, as medidas para cada porte.

Cães de porte miniatura

Os cães de porte miniatura pesam entre 1 kg e 4 kg. Para eles, a medida diária de ração fica entre 1 e 1,5 xícara. 

Cães de pequeno porte

Os próximos da lista são os cães de pequeno porte. O peso varia entre 4 kg e 8 kg. Diariamente, esses animais precisam comer entre 1,5 e 2,5 xícaras de ração. 

Cães de porte médio

Os cães de porte médio pesam de 8 kg a 20 kg. De 2,5 a 5 xícaras de ração por dia é a quantidade ideal para alimentá-los. 

Cães de grande porte 

Lembra que os cachorros grandões comem bem mais? Cães de grande porte, que pesam entre 20 kg e 40 kg, precisam de 5 a 8 xícaras de ração todos os dias!

Cães gigantes

Por fim, os gigantes! Aqui estão os cachorros que pesam mais de 40 kg. Para esses colossos a quantidade diária varia entre 8 e 12 xícaras. 

como calcular a quantidade de ração para cachorro

E os filhotes?

Ok, agora você já sabe como calcular a quantidade de ração para cachorro adulto. Mas e quanto aos filhotes?

Assim que desmamarem, os filhotes devem ser iniciados na alimentação com ração de qualidade. Dê preferência às rações específicas para filhotes e adequadas ao porte da raça. A quantidade diária de ração é especificada na própria embalagem.

Em todo caso, lembre-se que esta é uma fase de crescimento para o animal. De modo geral, filhotes começam comendo entre 150 a 200 g de ração úmida ou amolecida em água quando chegam aos dois meses de idade. Depois, a dica é aumentar cerca de 50 g a cada dois meses. E não se esqueça de optar pelas rações específicas para cada idade e porte. 

Dica final

Por fim, outro ponto importante é a saúde e o estilo de vida do animal. Cães obesos ou desnutridos vão demandar quantidades diferentes de ração. Por isso é fundamental o acompanhamento do veterinário na hora de montar a dieta do seu pet

Em resumo, é preciso conhecer a saúde, o porte e a idade do animal para saber como calcular a quantidade de ração para cachorro.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário