Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como dar ração para filhotes de cães e gatos? Confira as dicas!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
como dar ração para filhotes

Você se apaixonou por um pequeno pet , mas não faz ideia de como dar ração para filhotes de cães e gatos? Calma, iremos te ajudar! Para crescerem saudáveis, os pets precisam de proteínas e outros nutrientes. Por isso, nas primeiras semanas, o leite materno é o alimento ideal. Apenas depois de algum tempo é que as rações devem ser introduzidas como alimentação.

Confira nossa explicação e saiba como dar ração para filhotes de cães e gatos!

Quando e como fazer o filhote de cão comer ração

Por volta dos 40 dias, é possível começar a desmamar os filhotes. Vá mudando aos poucos, com uma transição do leite, papinha de desmame, até a ração. A partir dos 45 dias de vida, esses pequenos já poderão comer só a ração.

Qual a quantidade ideal para cão filhote?

A médica-veterinária Joyce Aparecida Santos Lima informa que “a quantidade oferecida deve sempre ser suficiente para proporcionar saciedade ao animal e ser adequada ao seu porte e idade. No primeiro ano, recomenda-se que a quantidade seja correspondente a 10% do peso do animal”.

Porém, essa quantidade muda de acordo com o porte e peso do animal e com a marca da ração. Por isso, é importante que o tutor siga à risca as recomendações do fabricante e lembre que a quantidade total de ração deve ser fracionada de acordo com a idade do animal.

como dar ração para filhotes

Quando e como fazer o filhote de gato comer ração

Se você nunca teve um gatinho antes, precisa saber que esses pequenos felinos têm necessidades especiais.

Eles começam a comer ração sólida por volta dos 30 dias de vida, enquanto ainda mamam na mãe. Mas o ideal é que os pequenos gatos fiquem o máximo de tempo com suas mães – pelo menos por seis semanas.

Hoje em dia, há várias marcas que oferecem rações específicas para filhotes. Procure as mais recomendadas e siga as orientações quanto à quantidade ideal para cada fase.

Os gatos costumam comer ração seca desde bem jovens e, inclusive, é recomendável deixar essa ração disponível para filhotes e adultos “beliscarem” ao longo do dia.

É bom lembrar que estamos falando de animais bastante exigentes. Por isso, uma dica importante para manter seu interesse é trocar a ração regularmente.

Como oferecer a alimentação para os filhotes de gato

Entre 6 e 12 semanas, eles passam a fazer, pelo menos, quatro refeições. Isso porque seu estômago ainda é pequeno e não suporta muita quantidade por vez.

A partir das 12 semanas, eles já podem ser alimentados três vezes por dia. Em seguida, aos seis meses, começam a fazer duas refeições.

Mas, calma! Se você passa o dia fora de casa, saiba que é possível adaptar à sua rotina. Por isso, se oriente com um médico-veterinário de sua confiança para melhor adequar as necessidades do seu pet com o seu dia a dia.

E para quem tem cães e gatos, é preciso organizar a hora de comer e o local onde os alimentos são oferecidos. Não permita que um coma a ração do outro, porque suas necessidades nutricionais são bem diferentes.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário