Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como plantar batata doce: aprenda e comece já

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Como plantar batata doce: aprenda e comece já

A batata doce é muito saborosa, versátil e nutritiva, e vem conquistando cada vez mais espaço na mesa dos brasileiros. Com propriedades que permitem que seu consumo seja feito tanto em receitas doces quanto salgadas, tem tudo para agradar você!

A batata doce é chamada de raiz ou tubérculo. A plantinha que dá origem ao que comemos é uma trepadeira, com ramos que podem chegar a atingir entre um e cinco metros de comprimento.

Existem algumas variações de batata doce, que influenciam o seu formato (mais redondinhas ou compridas), a cor da casca (creme, amarelo, rosa e roxo) e do interior (branco, creme, laranja e roxo). A doçura da batata também varia de acordo com o tipo.

Apesar dos ramos longos, é possível cultivar a batata doce de outras maneiras, como plantar batata doce em recipientes menores, e não diretamente no jardim e áreas externas.

Como plantar batata doce no vaso 

Como plantar batata doce no vaso

Existem três maneiras de plantar batata doce: a partir das sementes, de uma batata doce com raízes cultivadas ou então com raminhos.

Para plantar batata doce no vaso a partir de sementes, você deve escolher um modelo de vaso que tenha pelo menos 30 centímetros de diâmetro. Utilizando ferramentas próprias para jardinagem, forre com uma camada de terra bem fofa e aerada no fundo, coloque as sementes, cubra com um pouco de terra e regue.

Como a batata doce é um tubérculo, ou seja, se desenvolve embaixo da terra, é preciso ter bastante cuidado na hora da colheita para não quebrar os ramos ou danificar as raízes.

Como plantar batata doce na água também é muito fácil, você pode optar por essa versão. Para isso, escolha no mercado uma batata mais velha, para que germine mais rápido. Dê preferência aos orgânicos.

Pegue um recipiente e coloque água limpa. Corte fora os extremos da batata doce e espete o que ficou com palitinhos. Arrume para que ela fique apoiada na superfície do copo com a parte debaixo dentro da água, mas sem afundar completamente.

Troque a água a cada dois dias enquanto espera as raízes brotarem e se fortalecerem. Quando isso acontecer, faça a transferência para um vaso com terra de boa qualidade.

A parte de cima da batata doce deve dar origem aos ramos, que podem ser colhidos quando já estiverem grandes e fortes e transplantados para outros vasos ou copos.

Como plantar batata doce para decoração

Como plantar batata doce para decoração

A batata doce pode ser muito mais do que um alimento saudável e saboroso no seu prato. Com alguns cuidados simples ela pode se tornar uma incrível planta decorativa na sua casa.

Como vimos anteriormente, você pode começar a cultivar batata doce em um recipiente de vidro com água limpa e mais nada. Evite deixar diretamente no sol para que a batata não cozinhe com o calor. Faça a troca da água em dias alternados para evitar mau cheiro e parasitas.

Por ser uma trepadeira, em pouco tempo já é possível verificar o crescimento dos ramos da batata. Eles tendem a ficar grandes e bonitos com pouquíssimos cuidados.

Você pode apoiá-los em pequenas estacas de madeira, ou fazer com que sigam o contorno de uma estante ou prateleira para dar um ar verde vivo e acolhedor à sua casa. Coloque sua imaginação e criatividade em prática!

Continue sua leitura com outros artigos selecionados especialmente para você em nosso site:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário