Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como plantar tomate: dicas para começar já!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Como plantar tomate: dicas para começar já

Como plantar tomate é desejo de muita gente, nesse artigo vamos mostrar que essa não precisa ser uma atividade difícil e nem tampouco trabalhosa. Com alguns cuidados e um pouco de dedicação, você consegue ter seu próprio tomateiro em casa, seja com plantio diretamente no solo ou em um vaso bem bonito.

Nesse artigo vamos conversar sobre como se planta tomate, explicando todas as etapas que você deve seguir, desde o preparo do solo até a colheita dos frutos. Fique com a gente até o final da leitura!

Como plantar tomate: passo a passo

Como plantar tomate: passo a passo

São muitas as maneiras de como plantar tomates: você pode utilizar sementes, mudas e até mesmo algumas rodelas do seu tipo de tomate preferido, colocando diretamente na terra ou em um vaso.

Como se planta tomate com semente é bem simples: escolha o tipo de tomate e defina o local no jardim ou escolha um vaso. É preciso que a plantinha receba pelo menos 4 horas diárias de luz, então leve isso em consideração.

Escolha uma terra de boa qualidade, preparada com adubo, e revolva para que fique bem fofinha. Coloque as sementes e cubra com mais terra. Enquanto as mudinhas não surgirem, faça regas todos os dias pela manhã. Depois disso, umas três vezes por semana já deve ser o bastante.

O plantio por rodelas de tomate segue esse mesmo procedimento! Corte algumas rodelas de um tomate maduro e coloque na terra. Cubra, regue e espere o surgimento das primeiras folhas.

Já o cultivo de tomate por muda é ainda mais simples. Você pode escolher um galho bem forte e bonito de uma planta adulta e colocá-lo diretamente na terra ou, se preferir, pode deixar por alguns dias em um recipiente com água para que as raízes apareçam.

Quando isso acontecer, é só colocar na terra do vaso que você separou ou então naquele cantinho do jardim que vai ficar ainda mais bonito com o seu tomateiro.

Como plantar tomate em vaso

Como plantar tomate em vaso

O tomate é uma planta que gosta de espaço, mas isso não quer dizer que você não possa cultivá-lo em um vaso dentro da sua casa. Apenas coloque algumas estacas como apoio para os galhinhos conforme eles forem crescendo e dando frutos. Dessa maneira eles vão se expandir principalmente para o alto, mas não tanto para os lados.

Segundo os especialistas, um vaso com cerca de 30 centímetros de diâmetro é o bastante para cultivar um tomateiro bonito e saudável. Caso a sua planta cresça muito, você pode extrair algumas mudas e colocá-las em outros vasos, oferecendo de presente para pessoas queridas. O que acha dessa dica? Esse é um presente único e muito especial!

Cultivar tomate como plantar outras frutas e vegetais requer dedicação e compromisso no cuidado diário com a plantinha, mas não precisa ser uma tarefa desagradável. Envolva a sua família e inclua essas atividades na sua rotina aos poucos, para que elas se tornem naturais e prazerosas para você.

Lembre-se de não exagerar nas regas para não apodrecer as raízes da planta, e de investir em um controle de pragas adequado para proteger seus tomatinhos. Colha os frutos assim que estiverem maduros para que não apodreçam no pé, e faça podas com uma tesoura de jardinagem sempre que for necessário.

Para saber mais sobre cultivo de outras plantas, frutas e flores, confira esses artigos especialmente selecionados para você em nosso site:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário