Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como plantar cravo: tipos de plantas e como cultivar

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Como plantar cravo: tipos de plantas e como cultivar

Quer saber como plantar cravo e deixar sua hortinha ou jardim mais bonitos e perfumados? Nesse artigo falamos tudo sobre o assunto, com um passo a passo completo para você começar desde já a cultivar!

Vamos falar sobre o cravo flor – como cuidar, e também sobre como plantar cravo-da-índia. Essas duas plantas são espécies diferentes e cada uma tem as suas necessidades de cuidado.

Fique com a gente até o final da leitura para descobrir tudo o que você precisa fazer para cultivar cravos lindos na sua casa o ano todo.

Como plantar cravo: a planta que dá flores

Como plantar cravo: a planta que dá flores

Quando falamos em cravo, algumas pessoas pensam na plantinha que dá flores, e outras tantas pensam no cravo-da-índia. Apesar de compartilharem o mesmo nome, essas duas espécies são diferentes.

Se você estiver pensando em como cultivar cravos que dão flor, o primeiro passo é escolher uma área da sua casa que pegue bastante sol durante o dia – pelo menos 4 horas, de preferência na parte da manhã. 

Você pode plantar as sementes diretamente no solo ou escolher um vaso bonito para isso. Nesse caso, dê preferência aos vasos de cerâmica, argila ou concreto, que ajudam a controlar melhor a temperatura no interior.

O vaso não precisa ser muito grande, já que o cravo consegue se adaptar bem aos recipientes menores. Garanta que haja um bom sistema de escoamento para drenar a água e pronto.

Escolha uma terra de boa qualidade, preencha o fundo do vaso e coloque as sementes. Deixe pelo menos dez centímetros de terra entre as sementes e a superfície do vaso para que elas tenham bastante espaço para germinar, o que costuma ocorrer entre 5 e 10 dias depois do plantio.

Você também pode cultivar cravos a partir de mudinhas de plantas já crescidas. Nesse caso, escolha um galho bem forte, corte-o com uma tesoura de jardinagem na base e faça o plantio em outro vaso.

Se você já tem a planta em casa e está pensando em cravo flor – como cuidar, faça as regas de acordo com a necessidade: a terra deve estar úmida, mas nunca encharcada a ponto de provocar o apodrecimento das raízes.

Se for preciso podar algum galhinho seco, utilize ferramentas próprias para jardinagem, e garanta que o vaso receba bastante sol todos os dias.

Como plantar cravo-da-índia

Como plantar cravo-da-índia

O cravo-da-índia é uma especiaria proveniente de uma pequena árvore originária da Indonésia chamada Syzygium aromaticum. O clima tropical úmido é o ideal para o cultivo dessa árvore, que pode levar até 6 anos para ter sua primeira floração.

O solo mais indicado para plantar cravo-da-índia é o argiloso, rico em matéria orgânica e com uma boa drenagem. A terra preta e o produto da compostagem são excelentes para acrescentar à terra todos os nutrientes de que a árvore precisa para se desenvolver muito bem.

As regas devem ser regulares, mas nunca excessivas para proteger as raízes do apodrecimento. Utilize apenas ferramentas próprias para jardinagem, para a sua própria segurança e para não machucar a planta, e invista em um bom controle de pragas para manter as brocas e as cochonilhas bem longe da sua plantinha.

Continue sua leitura com mais alguns artigos selecionados especialmente para você. Confira:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Elda disse:

    Comprei umas sementes mas não sabia como planta ajudou muito à matéria do cultivo obg.

  2. Ester disse:

    Agora ainda falando no grupo com as sobrinhas sobre esta flor que minha mãe tinha e não encontro e vou achar

Deixe o seu comentário