Como plantar grama: descubra o passo a passo

Compartilhar:


Como plantar grama: descubra o passo a passo

Se você quer descobrir como plantar grama para começar a cultivar um jardim na sua casa, ou para transformar uma área externa cimentada e cinza em um lindo e agradável espaço verde, nós vamos te ajudar!

Existem algumas maneiras diferentes de como plantar grama que permitem obter resultados muito bonitos, seja qual for o tipo de solo que você tem em casa e a sua disponibilidade de espaço.

Nesse artigo, vamos dar algumas dicas e orientações para que você aprenda tudo o que precisa fazer para ter um gramado bem bonito na sua casa. Fique com a gente até o final da leitura e descubra!

Como plantar grama: todas as etapas

Como plantar grama: todas as etapas

Antes de dar início ao seu gramado, você precisa medir o espaço que tem disponível para o cultivo. Isso é importante tanto para para quem quer saber como plantar grama em mudas quanto para aqueles interessados em como plantar semente de grama.

Depois de escolhida a área de plantio, chegou o momento de preparar o solo. Com o auxílio de uma enxada ou outra ferramenta própria para jardinagem, vá soltando a terra para que pelo menos 10 centímetros de profundidade estejam totalmente maleáveis e arejados.

Remova pedras, pedaços de madeira e qualquer outra coisa que possa comprometer um bom nivelamento da terra. Isso é fundamental para evitar que a água fique empoçada em alguns pontos. Coloque adubo em toda a área destinada ao plantio. Aqui, você pode utilizar compostagem, húmus de minhoca ou esterco.

Em seguida, chegou a hora de colocar as sementes de grama ou as mudas. Se optar pelas sementes, cubra com mais 2 ou 3 centímetros de terra e faça a rega. Se for plantar mudas, faça pequenas covas e certifique-se de que as raízes estão bem cercadas por terra.

Mantenha distância de 20 ou 30 centímetros entre as mudas e faça uma boa rega depois de plantar todas elas.

As sementes podem levar cerca de dois meses para germinar, enquanto uma área coberta por mudas pode estar completamente coberta em cerca de 5 ou 6 meses.

Se você está pensando em como plantar grama esmeralda, pode seguir os mesmos procedimentos. Esse tipo de gramado é o mais utilizado em campos de futebol e parquinhos infantis. Com uma ótima capacidade de adaptação a locais muito ensolarados, ela pode receber luz direta por várias horas durante o dia sem queimar as folhas.

Como planta grama no quintal e cuidados necessários

Como planta grama no quintal e cuidados necessários

Mesmo que você opte por investir em placas ou rolos de grama para ter um jardim verdinho quase que instantaneamente, não pense que o cuidado termina com a instalação. É a partir daí que a manutenção regular deve entrar em campo.

A irrigação deve ser feita de acordo com as características do solo: não deixe que ele fique seco demais, e tome cuidado para não encharcá-lo também. Fique de olho na cor das folhas: uma grama amarelada e com folhas que se partem está seca e precisa de água com mais frequência.

A partir de uma determinada altura, que varia de acordo com a espécie de grama que você escolheu, você já pode e deve utilizar um bom cortador de grama para deixar seu jardim bem cuidado e bonito. Não deixe que ela cresça descontroladamente para não comprometer o projeto original.

Invista em um bom controle de pragas e faça adubações periódicas, de acordo com a necessidade. Se o seu gramado faz parte de um jardim e não é voltado para a prática de esportes e outras atividades ao ar livre, evite pisar sobre ele. Coloque placas de madeira ou concreto para evitar que as folhas se quebrem e o aspecto não fique tão bonito.

Continue sua leitura sobre jardinagem com mais alguns artigos selecionados especialmente para você em nosso blog:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário