Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Quer saber como plantar moreia? Veja aqui!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Quer saber como plantar moreia? Veja aqui!

Como plantar moreia é a dúvida de muita gente que quer usar essa plantinha linda e versátil na decoração do seu jardim. Inclusive, um dos usos mais frequentes da planta moreia é justamente o paisagismo, visto que ela é perfeita para delimitar espaços e destacar outras espécies de plantas.

Nesse artigo vamos falar sobre como cuidar de moreia, o que você precisa levar em consideração para fazer o plantio e muito mais. Vem com a gente descobrir!

Como plantar moreia: conheça as etapas

Como plantar moreia: conheça as etapas

A primeira coisa a se ter em mente é que a moreia é uma planta para ambientes externos. Isso não quer dizer que você precise, obrigatoriamente, fazer seu cultivo apenas no solo – elas podem se adaptar bem à jardineiras e vasos também, desde que tenham tamanhos maiores e sejam profundos.

Em segundo lugar, a incidência de sol é determinante para a floração da moreia. A planta se adapta bem à luz indireta, mas gosta mesmo é de sol e calor.

A planta moreia tem folhas durinhas e pontiagudas, em forma de espada, e forma um arbusto bem vasto. Você pode plantá-la junto a um muro ou cerca, ou no meio do gramado. Escolha sempre uma terra de boa qualidade e faça a cova com auxílio de ferramentas de jardinagem, para não danificar as raízes.

A rega não deve ser exagerada. Se você morar em um lugar muito quente, faça em dias alternados. Em cidades com temperaturas mais amenas, pode-se manter apenas uma ou duas vezes por semana.

Como fazer muda de moreia

Para fazer muda de moreia, você precisa de uma planta adulta e saudável. Ela deve estar fora da terra, de maneira que você consiga ver totalmente as raízes. Com ajuda de uma faca bem afiada ou de uma tesoura de jardinagem, corte verticalmente a planta, separando os rizomas e mantendo suas folhas.

Como podar moreia é ainda mais simples do que o plantio e cultivo da planta: você não deve nunca cortar as folhas horizontalmente. Apenas retire, na base da planta, aquelas que estiverem secas, partidas ou murchas, que possam comprometer o crescimento da espécie como um todo ou atrapalhar o belo visual que a moreia proporciona.

As flores da moreia

As flores da moreia

A planta moreia tem três variedades, que basicamente se distinguem pelas características das suas flores.

A primeira delas, chamada de moreia branca, é a mais comum e conhecida. A flor gosta da meia sombra para se desenvolver, e costuma desabrochar entre o outono e o inverno.

A moreia amarela floresce na primavera e no verão. A aparência da flor é muito parecida com a variedade branca, mudando quase que apenas a tonalidade das pétalas.

A moreia variegata tem pétalas enrugadinhas, que se dobram sobre si mesmas. A floração costuma acontecer na primavera e no verão também.

Quer saber mais sobre outras espécies de plantas e flores que você pode cultivar em casa? O Blog da Cobasi está cheio de opções!

Você pode continuar sua leitura conferindo esse artigo sobre as melhores plantas para cultivar em ambientes internos, e esse outro que ensina a criar um jardim na calçada.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

5 Comentários

  1. Conceição da Rocha Marcellino disse:

    Amei o Blog. Gostei por demais do artigo sobre a Moreia. Tenho ela em casa, porém está muito frondosa e o artigo deu das dicas de como podar.. Parabéns!

  2. Shirley Tereza Damian disse:

    Adorei o artigo, objetivo e respondeu minhas dúvidas

  3. José Francisco de Paiva disse:

    BOM SABER MAIS SOBRE AS MOREIAS, ESTOU ENTRANDO NO MUNDO DA JARDINAGEM E ESTOU VENDO COMO AS PESSOAS GOSTAM DESSA FANTÁSTICA VARIEDADE…VLW

  4. André Luiz Mendes Dutra disse:

    Boa noite gostei muito das dicas sempre procuro aprender coisas novas tem muita coisa pra aprender

  5. Maria disse:

    Artigo bastante elucidativo, porém ficou uma dúvida.
    Quero plantar na lateral da casa, mas lá passa encanamentos e não sei se é adequada.
    Podem me ajudar.
    Obrigada
    Maria

Deixe o seu comentário