Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Saiba como fazer jardim na calçada

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Como fazer jardim na calçada

Para aqueles que acham que um belo jardim precisa estar escondido atrás de um muro dentro de casa está enganado. Além de dar um toque elegante, as calçadas residenciais com jardim chamam a atenção pela sua decoração natural. Então, vem com a gente para aprender a como fazer jardim na calçada.

Dessa forma, seu amor por jardinagem também será refletido na entrada da sua casa.

Construindo o seu jardim na calçada

Antes de tudo, observe o terreno disponível em frente à sua residência. O tamanho da sua calçada poderá te ajudar a escolher o melhor tipo de jardim para ela.

Lembre-se que o jardim não deve atrapalhar o fluxo de pessoas que passam pela rua. Além disso, não escolha plantas que possuem raízes muito longas e que podem danificar o solo da calçada ou que dificultem a passagem pelo local.

Tendo esses cuidados em mente, vamos começar nosso jardim de calçada.

Delimitando o espaço

Com o auxílio de uma trena, marque o local onde o jardim será colocado. Caso a extensão da sua calçada até a rua não seja muito espaçosa, uma boa opção é criar um canteiro para suas plantas.

Para isso, cerque a área do canteiro com tijolos ou com uma proteção resistente.

Após delimitar o local para o jardim, com o auxílio de uma , retire o excesso de terra onde as plantas serão inseridas

Para jardins exteriores, se recomenda uma profundidade de 30 cm. Com essa medida, será possível realizar a drenagem e boa fixação das raízes das plantas.

Prepare o solo para receber as novas moradoras da sua calçada. Insira uma boa quantidade de adubo e terra nos espaços destinados às plantas.

Também não se esqueça de deixar um espaço livre entre as plantas para que seja fácil ter acesso a elas e realizar a manutenção do jardim.

Escolhendo as plantas

Como fazer jardim na calçada

Agora é o momento de dar mais cor à sua calçada. Com o espaço disponível, é possível colocar árvores ou flores que se adequam ao espaço.

No entanto, é preciso ter alguns cuidados na hora da escolha já que estamos falando de um jardim externo.

Não escolha plantas que sejam tóxicas ou com espinhos que podem machucar pessoas ou animais. Flores como o lírio e plantas, como por exemplo o copo-de-leite, são perigosas para pets que a consumirem.

Por isso, opte por plantas que não apresentem riscos para quem passar na rua. 

No entanto, se quiser muito que uma planta específica esteja no seu jardim na calçada, uma boa opção é inseri-la em um vaso grande e alto, ou instalar um cercado em volta da planta.

Após a escolha da vegetação, coloque as plantas nos lugares delimitados e preencha a área em volta delas com terra, fazendo com que fiquem bem firmes no solo.

E pronto, sua calçada já se tornou uma bela vitrine para as suas plantas. Se preferir, pode inserir itens para decorar ainda mais o local, como pedras e pisos para criar caminhos bem chamativos.

Cuidados com o seu jardim na calçada

Uma vantagem de possuir um jardim na calçada da frente é que toda vez que precisar sair de casa, você poderá checar e ver o seu jardim.

Ou seja, fica mais fácil notar se ele precisa de alguma manutenção ou cuidado

Não se esqueça de regar suas plantas e acrescentar adubo no solo quando necessário.

Caso perceba que há folhas e ramos secos em seu jardim, retire eles com uma tesoura de poda e sempre mantenha a área da calçada limpa e sem entulhos.

Dessa forma, se evita a presença de bichos como ratos e baratas que podem se esconder na vegetação.

Por fim, basta aproveitar a bela vista em frente à sua casa com uma decoração natural e verde.

E se quiser dicas de flores para o seu jardim ficar ainda mais colorido, acesse os conteúdos que separamos especialmente para você:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário