Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Conheça o passo a passo de como plantar pinhão

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Como plantar pinhão

O pinhão é um fruto da araucária, uma árvore muito comum nas regiões Sul e Sudeste do país. Fonte de vitaminas e fibras, ele é um ótimo aliado na busca de boa saúde. Por isso, vem com a gente saber como plantar pinhão!

Benefícios do pinhão

Antes de saber como plantar pinhão, que tal conhecer um pouco sobre os benefícios dele? Dessa forma, você vai querer sempre cultivar esse fruto.

Além do sabor e textura que o pinhão apresenta, ele ainda é rico em potássio, cálcio, zinco e magnésio.

Seu baixo teor de gordura faz dele um excelente alimento para ser consumido em dietas. 

Pela presença de fibras, o pinhão auxilia no bom funcionamento do intestino. Além disso, esse fruto ajuda a combater doenças como a anemia.

Por fim, saiba que o pinhão pode ser consumido de diferentes maneiras – cozido, assado ou até mesmo em complementos de receitas.

Agora que você já conhece alguns dos benefícios desse fruto, é hora de saber como cultivá-lo.

Como plantar pinhão: passo a passo

como plantar pinhão

Para realizar um bom cultivo do pinhão, é importante seguir algumas recomendações.

Primeiramente, selecione um pinhão que esteja em bom estado. Ou seja, as sementes da araucária. Utilize como critério de escolha as que forem bem redondas e maiores.

Depois, coloque as sementes em uma bacia com água por um período de 24 horas. Dessa forma, o pinhão irá germinar mais rápido e eliminar a camada protetora da semente.

Faça a preparação do solo. Para que o pinhão se desenvolva bem, coloque as sementes em um solo enriquecido com húmus e adubo. O solo também precisa ser profundo, arenoso e com boa permeabilidade.

Com o auxílio de uma , cave buracos na terra e acrescente até três pinhões em cada espaço. Coloque as sementes deitadas na horizontal e cubra elas com o solo.

Prefira plantar suas sementes em um local de pleno sol, à meia-sombra. A araucária é uma árvore que prefere climas subtropicais.

No entanto, se deseja cultivar mais do que um pé de araucária, faça um espaçamento de cinco a dez metros de distância de cada buraco de pinhão para outro.

Saiba que a araucária, árvore que produz o pinhão, pode crescer até 50 metros de altura.

Outro ponto importante do cultivo da araucária é que somente as plantas femininas produzem pinhas, nas quais são encontrados os pinhões. Por isso, recomenda-se plantar mais de uma. Após o crescimento das árvores, será possível saber a qual gênero se refere.

Por fim, se o seu desejo com o cultivo do pinhão é ter uma araucária alta, não é recomendado o cultivo em vasos. Pelo alto porte da árvore, o vaso não conseguirá comportá-la.

Como fazer muda de pinhão

Uma das formas de se fazer a muda do pinhão é cultivando a semente em um recipiente separado antes de ir ao solo.

Após o processo de deixar o pinhão em água, coloque-o em um recipiente ou saco com terra enriquecida com húmus. Essa terra também precisa estar úmida.

Quando o pinhão começar a se desenvolver e a sua muda alcançar um tamanho de 20 cm, transfira-o para o local definitivo de cultivo, em um solo com húmus e adubo.

E principalmente, a rega não deve ser feita em abundância. Uma vez por semana é o suficiente para que o pinhão cresça bem.

Como plantar pinhão roxo

Para quem prefere fazer o cultivo de pinhão roxo, saiba que ele necessita ser feito em um solo fértil

Também é importante que o pinhão roxo seja cultivado em local com uma temperatura de no mínimo 18º C.

A plantação desse tipo de pinhão pode ser feita pela sua semente ou por estacas da planta já desenvolvida.

Quando desenvolvida, a árvore do pinhão roxo pode alcançar até 5 metros de altura, servindo, dessa forma, como uma linda árvore decorativa para sua casa.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

7 Comentários

  1. Lucileide dos santos vasconcelos Chagas disse:

    Pode plantar pinhão aqui no Mato Grosso do Sul?

  2. Carlos Müller disse:

    Excelente informação. Vou fazer algumas mudas. Gostaria de saber como saber se a Araucária e Femea ou Macho ?

    Obrigado

    • Cobasi disse:

      Ola, Carlos! tudo bem?

      Para determinar o sexo de uma Araucária, você pode observar as estruturas reprodutivas que a planta desenvolve. As estruturas femininas se parecem com cones, enquanto as estruturas masculinas se parecem com espigas. Um especialista em plantas ou um jardineiro experiente pode ajudar a identificar isso com precisão.

  3. FRANCISCO DE ASSIS FABREGAT disse:

    LEGAL! BASTANTE ESCLARECEDOR.

  4. Benedito Carlos dos Santos disse:

    Tenho vinte mudas no meu quintal, qdo devo replantar em local definitivo?

    • Cobasi disse:

      Olá Benedito! Consulte um especialista da loja Cobasi para obter orientações específicas sobre as condições do solo e clima da sua região.

Deixe o seu comentário