Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como saber a raça do meu cachorro?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Como saber a raça do meu cachorro? Confira algumas dicas

Quando adotamos ou tiramos um cachorrinho da rua, pode ser difícil de conseguir identificar de qual raça ele é. E, às vezes, saber a raça do cachorro se torna importante para entender o comportamento e as tendências do crescimento do pet ao longo da vida. Nessas horas, surge aquele questionamento “como saber a raça do meu cachorro?”. 

Para isso, existem algumas características a se analisar no seu bichinho que podem te ajudar a desvendar a resposta para essa pergunta.

Como saber a raça do meu cachorro?

Na hora de tentar identificar a raça do seu cachorro, é importante que você repare, por exemplo, na altura, no peso, no formato do focinho, na pelagem, nas orelhas e no temperamento dele. 

Essas características do cão podem ter aspectos muito específicos dependendo da raça, por isso, são fatores tão importantes. Entenda melhor a seguir. 

Tamanho e peso

Esses fatores servem para você entender qual é o porte do seu cachorro, que é um indicativo muito importante sobre a origem do pet. 

Para saber qual o porte do cão, é necessário que ele já seja adulto. Nessa idade, o animal já parou de crescer, portanto, já é possível saber a altura e peso máximo que ele chega. Mas caso ele ainda seja filhote, você também pode verificar pelas patas dele. Quanto maiores as patas do filhote, mais chances ele tem de se tornar um cão de grande porte. 

Existem 5 categorias de tamanhos para os cachorros. São elas: 

  • Toy (de 1 a 6 kg, altura menor que 28 cm), que é o caso de raças como o chihuahua, o shih tzu e o pinscher;
  • Pequena (6 a 15 kg, altura de 28 a 35 cm), que é o caso do pug, do maltês e do lhasa apso;
  • Média (15 a 25 kg, altura de 36 a 49 cm), como o chow chow e o shar pei;
  • Grande (25 a 45 kg, altura de 50 a 69 cm), como o labrador e o pastor alemão;
  • Gigante (45 a 60 kg, altura maior que 70 cm), como o dogue alemão e o são bernardo.

Orelhas

As orelhas também são ótimos indicadores da possível raça do seu cachorro. Na hora de verificar, preste atenção no formato e em como elas estão posicionadas. Por exemplo, se forem orelhas muito pontiagudas e em pé, é possível que seu cachorro tenha origens de um pastor alemão, um pinscher ou um akita. 

Mas caso ele tenha orelhas caídas e em formatos triangulares, pode ser que ele esteja perto de raças como o labrador. Já as orelhas caídas, porém longas e dobradas se assemelham ao basset hound.

A cabeça e o focinho

Para começar, é preciso que você saiba que existem três tipos básicos de crânio para os cachorros: dolicocéfalo, mesocéfalo e braquicéfalo. 

Os dolicocéfalos têm uma cabeça longa e estreita com um focinho comprido. São exemplos disso o border collie, o galgo afegão e o greyhound. 

Os mesocéfalos são os cães que possuem um crânio em tamanho mais proporcional e um focinho nem tão comprido e nem tão achatado, como o beagle e o bull terrier. 

Já os braquicéfalos possuem crânio curto e bastante largo, com um focinho considerado achatado em comparação com os outros tipos de crânio. O shih tzu, o maltês e o boxer são exemplos de cachorros braquicéfalos. 

Pelagem

Como é uma característica muito visível, a pelagem é a primeira coisa que reparamos no cachorro, e também pode ser muito importante quando você se pergunta “como saber a raça do meu cachorro?”. 

Dentre os tipos de pelagem existentes estão as curtas, longas, lisas, onduladas, macias, duras e a pelagem dupla. O tipo e a cor do pelo em algumas raças é algo muito específico. Por exemplo, no caso do lhasa apso, que possui pelos longos, lisos e com cores como branco, caramelo ou malhado. Outro exemplo é o pug, que tem um pelo ralo, áspero e nas cores bege, preta ou prateada. 

Temperamento

Como saber a raça do meu cachorro? Confira algumas dicas

Outro aspecto a ser levado em consideração na hora de descobrir a raça do seu cachorro é o temperamento dele. Isso porque existem raças que costumam ser mais extrovertidas e sociáveis, assim como existem raças super-reservadas e que não se sentem confortáveis na presença de estranhos. 

O cachorro shih tzu, por exemplo, é um cachorro super brincalhão e agitado, mas que fica em alerta na presença de estranhos. Já o buldogue inglês é um cachorro bem preguiçoso e que costuma não se agitar muito depois de adulto. 

Se mesmo checando todas essas características no seu cachorro, você ainda não conseguiu descobrir qual é a raça dele, outra opção é levá-lo ao veterinário. Lá, um profissional poderá tentar desvendar essa informação. 

Para conferir os melhores produtos para cachorro, acesse o site da Cobasi.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

6 Comentários

  1. Francisco C C Pinto disse:

    Achei bem importante.

  2. Eduarda Cordeiro disse:

    Amo meu cachorro

  3. franciele disse:

    Como sabe a raça , não sei só meu ele tem 5 mês

Deixe o seu comentário