Como saber se a tartaruga morreu: descubra agora!

Compartilhar:


como saber se a tartaruga morreu

As tartarugas são animais de estimação semiaquáticos e necessitam cuidados específicos, assim como uma dieta especial. Elas são muito sensíveis e delicadas, podendo sofrer complicações provindas de mudanças na temperatura. Como elas se movem devagar e hibernam, pode ser uma tarefa complicada saber se ela morreu de fato ou está apenas hibernando.

Neste texto, você encontrará uma série de informações a respeito de como saber se a tartaruga morreu, além de ótimas dicas para cuidar melhor desse animal. Confira!

Como saber se a tartaruga morreu mesmo?

Comece cheirando o animal, pois caso esteja morto, é comum começar a se decompor. Por mais que sejam tartarugas pequenas, como filhotes, o cheiro será forte e óbvio, fácil de sentir mesmo à distância.

A tartaruga, o aquário e a área próxima a ela contarão com um odor muito parecido ao de carne podre. Aliás, aquários de tartarugas acabam desenvolvendo um cheiro estranho se não forem limpos corretamente ou se houver sobras de alimentos dentro dele. Assim, se a própria tartaruga estiver cheirando mal, é muito provável que ela esteja morta.

Toque o animal para confirmar

As tartarugas não gostam de ser tocadas, então, irão recuar ou reagir, mesmo se o ato for realizado com total delicadeza. Se ainda assim ela continuar parada, coloque-a delicadamente de costas em uma superfície firme. O procedimento fará com que ela entre em pânico e tente se virar. Assim, se ela se mover, é possível conformar que ainda está com vida. Caso contrário, o animal infelizmente está morto.

Observe a tartaruga com atenção

Existem alguns sinais físicos que apontam a morte de uma tartaruga. Mesmo quando elas estão dormindo, é possível analisar sutis movimentos, como batimento cardíaco e pequenas contrações musculares.

Quando a tartaruga está de decompondo, os olhos são afetados antes de tudo, pois ganham um aspecto aprofundado. Outro ponto de análise é o fato de o animal morto não afundar na água. Ela também pode parecer estar coberta por um material viscoso, como se estivesse trocando de pele.

como saber se a tartaruga morreu

E o cágado, como saber se ele morreu ou hibernou?

O animal que muitas pessoas acreditam esconder o pescoço lateralmente em quintais e jardins, chocando muitas pessoas, não é a tartaruga, mas sim o cágado. No caso do segundo, para saber se está morto ou apenas hibernando, basta tocá-lo. 

O cágado, quando está hibernando ou dormindo, ao ser tocado, irá se mover mesmo que de modo quase imperceptível. Durante sua hibernação, ele tende a se recolher completamente dentro de seu casco. Se o recolhimento não for total e ele não se mexer, pode haver sim uma preocupação com o falecimento do animal. Caso isso aconteça e você não saiba como retirá-lo da residência, é ideal contar com o suporte de outra pessoa.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário