Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como saber se o porquinho-da-índia está no cio?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Como saber se o porquinho da índia está no cio

Se um porquinho da índia já é fofo, imagine um filhote desse animal. Mas para que essas pequenas fofuras nasçam, essa espécie passa por um período chamado de cio. Então, se você tem dúvidas sobre como saber se o porquinho-da-índia está no cio, venha saber mais sobre o assunto.

Aqui você irá saber como identificar o período de cio do seu pet. Além disso, também vai conhecer quais os cuidados necessários para se ter com seu porquinho-da-índia nesses momentos.

Quando o porquinho-da-índia entra no cio?

O cio é um período em que os animais mamíferos se encontram em estado de excitação sexual. O objetivo desse momento é o acasalamento entre animais machos e fêmeas da mesma espécie, com o objetivo de terem filhotes.

Normalmente, o porquinho-da-índia fêmea começa a entrar no cio quando atinge a maturidade sexual. Esse momento ocorre logo nos três meses após o nascimento do animal.

A partir desse período, a fêmea da espécie pode entrar no cio a cada 15 dias. Ou seja, ao menos duas vezes por mês seu porquinho-da-índia poderá acasalar para ter filhotes.

No entanto, não precisa se preocupar. Diferentemente das cadelas, que ficam no período de cio por até 15 dias, nos porquinhos-da-índia esse período dura apenas dois dias.

Já no caso dos machos, o período de cio não tem uma data certa. Dessa forma, eles podem procriar com as fêmeas em qualquer época. 

Após o acasalamento, a fêmea pode ter até sete filhotes por ciclo. Além disso, a gestação do animal pode durar até 70 dias.

Então se você está querendo saber qual é o momento certo para juntar seu porquinho-da-índia fêmea com um macho da espécie para ter filhotes, saiba que há sinais que indicam que seu pet está no cio.

Mas afinal, como saber se o porquinho-da-índia está no cio?

como saber se o porquinho da india esta no cio

Como o cio é um momento em que o animal está se preparando para ter filhotes, seu corpo passa por alterações hormonais. No entanto, essa alteração também influencia no comportamento do porquinho-da-índia.

Se o seu pet fêmea já atingiu a maturidade sexual e está mais carinhosa e busca a sua atenção, saiba que seu porquinho-da-índia se encontra no período de cio.

Outro comportamento visível que seu animal fêmea pode ter é tentar montar em parceiros machos dentro da gaiola.

Porém, diferentemente do porquinho-da-índia fêmea, que se torna mais carinhosa no cio, os machos adotam um comportamento mais violento. Isso ocorre pois, na natureza, os machos brigam entre si para conquistarem a fêmea da espécie com o objetivo de procriar.

Cuidados com o porquinho-da-índia no período de cio

Além dos cuidados constantes com porquinho-da-índia, como alimentação e higiene do animal e da gaiola, o período de cio também exige mais atenção do tutor.

Caso sua porquinho-da-índia fêmea esteja mais afetuosa, ofereça carinho a ela. Para isso, o tutor pode escovar o pelo do pet ou se divertir com ela utilizando brinquedos.

Já com o pet macho, os cuidados incluem afastar o animal da fêmea da espécie se não deseja que ela engravide. Além disso, mantenha o pet separado de outros. Dessa forma, ele evita se machucar ou ser agressivo com os demais.

Outro cuidado para se ter é com o porquinho-da-índia macho em relação aos filhotes. Após o nascimento, o pet adulto pode atacar os mais novos, por isso os mantenha separados.

Brinquedos para roedores também são excelentes opções para distrair seu porquinho-da-índia macho nesse período. Assim, ele poderá gastar as energias em outras atividades.

Agora que você sabe que o período de cio para o porquinho-da-índia causa efeitos diferentes em cada sexo, poderá saber qual é a melhor época para incentivar ou até mesmo evitar o acasalamento do pet.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

11 Comentários

  1. Maria Gonzaga disse:

    Tenho três porquinhos da india machos. Acredito que eles estão no cio. Um fica querendo montar no outro e acabam se agredindo. Como faça para eles não brigarem e parar um de perturbar o outro. Pois tem sempre um mais fraco que acaba mais machucado.

  2. Vitória disse:

    Tenho dois porquinhos filhotes ainda, a fêmea está dando sinais de que está no cio, tem algum problema se deixar ela perto do marcho.?

  3. Sónia Sampaio disse:

    Boa tarde o meu porquinho da india está com cio se passar dos dois dias é caso para ir ao veterinário?

  4. Rosimeire disse:

    Boa tarde, posso fazer cruzamento de pai e filhas? Causa algum problema ??
    Obrigada

    • Cobasi disse:

      Olá, Rosimeire! Como vai?
      O cruzamento consanguíneo não é recomendado pois pode gerar grandes impactos na saúde genética do pet, outro ponto importante é evitar a reprodução caseira deles, pois o processo pode envolver muitos riscos.

  5. João Victor Naiva disse:

    Oie tenho um porquinho da Índia ganhei ela do meu primo ela já vai fazer um mês cmg queria saber com quantos mês ela vai ficar no cio

    • Cobasi disse:

      Olá, João! tudo bem?
      Normalmente, o porquinho-da-índia fêmea começa a entrar no cio quando atinge a maturidade sexual. Esse momento ocorre logo nos três meses após o nascimento do animal.

  6. claudia Pereira disse:

    tinha uma porca da india quando comprei tinha um bom peso nesse dia tbm comprei o macho ela foi emagrecendo e acabou por morrer ja nao é a primeira vez que me aconteceu a minha filha dava-lhes muito carinho e agora o porco ta a perder peso tbm o que posso fazer obg

Deixe o seu comentário