Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Conheça o elegante, veloz e fofo Whippet

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Whippet

Famoso por seu físico esguio e a velocidade com que corre, o Whippet teve seu nome construído justamente por essas características.  Em inglês, Whip significa chicote, uma espécie de armamento feito com cordas entrelaçadas, que é extremamente rápido. Essa raça pode atingir até 65 quilômetros por hora!

Esse cão é um verdadeiro atleta, mas também possui outras caraterísticas muito acentuadas, como a sua curiosidade e fofura.

A raça Whippet foi criada na Inglaterra para caçar coelhos. Por isso seu físico magro e sua agilidade e rapidez. Em pouco tempo, esses cães passaram a ser usados em corridas. A raça passou por refinamentos visuais, quando cruzada com o Greyhound e, finalmente, foi reconhecida em 1888 pelo American Kennel Club (AKC). Hoje, o Whippet é um dos cães mais apreciados em todo o mundo!

Físico do Whippet

O corpo do Whippet é a sua marca registrada. Com tamanho variando entre 44 e 51 centímetros, seu peso não ultrapassa os 12 kg. Por ser alto, é considerado um cão de porte médio.

Apesar da proporção entre peso e estatura ser muito diferente da maioria das raças, o Whippet é um pet magro, mas musculoso. Sua proporção corporal é justamente o que dá agilidade e destreza para suas corridas velozes. No entanto, isso não o faz um animal resistente e não é incomum ferimentos causados após brincadeiras mais brutas com outros cães.

A pelagem desse galgo colabora para manter sua aparência esguia. Curto e fino, o pelo do Whippet possui uma grande variedade de cores.

Doce e sensível

cachorro-whippet-raca

Toda a sua força física, não corresponde no comportamento, que é dócil e muito sensível. Isso impacta principalmente na forma com que ele deve ser educado, em que o adestramento positivo é o mais indicado já que evita punições.

O Whippet é um excelente cachorro para a família, mas é importante que os tutores se atentem com brincadeiras com crianças. Interações mais brutas podem machucar o cãozinho.

Além de amáveis e sensíveis, os cães dessa raça também são muito inteligentes. Eles aprendem comandos com facilidade, bem como onde é o local adequado para fazer as necessidades, por exemplo.

O Whippet precisa correr todos os dias?

Apesar da atividade ser uma característica da raça, ele não precisa correr diariamente. O Whippet é um cão tranquilo e por isso é excelente para apartamento. No entanto, é importantíssimo realizar alguns passeios diários de pelo menos 30 minutos. Sempre que possível, leve-o em parques ou em creches para animais, onde poderá se exercitar e se divertir.

Cuidados com o Whippet

Além de sensível com broncas, o Whippet também precisa de cuidados especiais com a saúde. Ele não é muito resistente à climas muitos frios e pode ficar doente se pegar chuva. Por isso, é muito comum vermos cães dessa raça com lindas roupinhas de inverno.

Além da roupinha, separamos outros cuidados que você precisa ter com seu cão da raça Whippet:

  • Vacinação anual para cães adultos com as vacinas múltipla e antirrábica;
  • Visitas anuais ao médico veterinário;
  • Passeios diários de pelo menos 30 minutos;
  • Alimentação de qualidade na quantidade adequada para seu peso;
  • Caminha confortável com manta;
  • Brinquedos interativos para estimular o raciocínio lógico e gastar energia.

Os cães da raça Whippet são animais dóceis e ótimos para a família. Se você conseguir oferecer a rotina de cuidados que ele exige, serão ótimos pets! Quer conhecer mais raças de cachorro? Confira os posts abaixo:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário