Coprofagia: como ajudar um cachorro que está comendo cocô

| Atualizada em

Por Rodrigo Svrcek   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
coprofagia

A coprofagia canina é o hábito que alguns cachorros têm de comer cocô, seja as próprias fezes ou de outros pets. 

Com a ajuda de Daniel Svevo, veterinário especializado em comportamento animal, vamos abordar tudo o que o tutor precisa saber sobre o assunto.

A seguir você aprenderá porque o cachorro está comendo fezes, como identificar as causas e o que fazer para mudar e evitar esse tipo de comportamento. Confira!

Por que o cachorro come fezes?

De acordo com Daniel, a coprofagia pode ter raízes comportamentais ou fisiológicas. 

Segundo Daniel, “histórico de confinamento inadequado na juventude, aprendizagem de comportamentos inadequados, má alimentação e doenças intestinais estão diretamente ligados à coprofagia canina”.  

Questões comportamentais

As questões comportamentais que costumam servir como gatilho para um cachorro comer cocô são: 

Por isso, se você passa longos períodos fora de casa ou não tem o hábito de interagir com o pet, vale notar se ele não está comendo cocô.

Caso o seu cão seja filhote, pode ser que ele tenha aprendido a comer as próprias fezes com a mãe, entre o nascimento e a adoção.

Inclusive, um estudo do American Kennel Club revela um dado interessante. A coprofagia é muito mais comum em cadelas do que em cães.

E o motivo disso é simples. As mães lambem a região genital dos filhotes para estimular o recém-nascido a fazer xixi e cocô. Em consequência disso,as cadelas acabam por ingerir resíduos de fezes dos filhotes.   

Questões fisiológicas

Má alimentação

Uma dieta pobre em nutrientes ou abaixo da quantidade de calorias indicada para o porte, idade ou raça do cão, também faz o cachorro comer as próprias fezes. 

Além disso, a má nutrição do cão pode ser causada por verminoses. Isso significa que parasitas podem estar consumindo nutrientes que deveriam ser absorvidos pelo organismos do pet.

Para acabar com a fome ou repor os nutrientes que precisa, o pet acaba aderindo à coprofagia. No entanto, além de anti-higiênico, esse comportamento pode levar o animal a desenvolver infecções e doenças gastrointestinais.

Doenças associadas à coprofagia

Além de fatores comportamentais e nutricionais, há doenças que têm a coprofagia com um de seus sintomas. Entre as mais comuns estão:

O que há de comum entre essas doenças é que todas elas afetam o sistema gastrointestinal do cão, causando uma nutrição inadequada. Por causa disso, os pets acabam comendo as próprias fezes para repor a energia que está faltando.  

As consequências da coprofagia canina

Comer as próprias fezes, pode acarretar sérios problema de saúde para o cãozinho. Entre as principais, estão:

  • verminoses;
  • infecções gastrointestinais leves;
  • alterações bucais como a halitose.

Sintomas associados à coprofagia canina 

O principal sinal de coprofagia é o cachorro comendo as próprias fezes. No entanto, nem sempre é possível detectar este comportamento, pois o pet costuma comer cocô quando está sozinho em casa.

Por isso, o veterinário recomenda: “A melhor maneira de identificar a coprofagia canina é  observar o comportamento diretamente e estar atento a alterações gastrointestinais”, contou Daniel.

  • latidos em excesso;
  • mudança brusca na rotina do sono;
  • queda localizada da pelagem;
  • perda de peso.

Como saber o que está causando a coprofagia?

O diagnóstico da coprofagia é feito a partir de exames que avaliam o ambiente, a rotina e o histórico comportamental do cão. Além disso, podem ser solicitados exames físicos e laboratoriais, de acordo com o critério do veterinário.

Tratamento para coprofagia canina

Como a maioria dos casos de coprofagia estão relacionados à questões comportamentais, Daniel indica os seguintes ajustes ao manejo do pet:

  • alterações ou modificações nos ambientes da casa;
  • rotina de atividades e enriquecimento ambiental.
  • reforço positivo para o uso correto do banheiro.

No entanto, se o seu cachorro come as fezes por conta de doenças ou má nutrição, a solução é a administração de medicamentos.

Se você notou que o seu cachorro comeu cocô, a melhor coisa é buscar ajuda de um médico-veterinário. Só ele poderá identificar a causa da coprofagia e prescrever o tratamento correto.

Entre os remédios mais comuns para essa condição, estão: vermífugos, antibióticos e suplementos alimentares.

Como evitar que o cachorro coma as fezes?

Para evitar que o cachorro coma as próprias fezes ou de outro animal, o tutor deve investir em alimentação de qualidade e enriquecimento ambiental. Confira como fazer corretamente.

Dieta rica e balanceada

Uma dieta rica e balanceada é uma grande aliada na prevenção da coprofagia. Comece escolhendo a ração adequada para o porte, idade e raça do seu animal de estimação.

Em seguida, junto com um médico-veterinário, defina qual é a porção correta para cada refeição. Assim, você evita tanto a obesidade, quanto que o cachorro fique com fome e coma fezes.

Entre as refeições, o tutor também pode apostar em petiscos para cães ou naturais, oferecendo as frutas que ele mais gosta.  

Ambiente enriquecido

Manter o ambiente enriquecido com caminhas, comedouros inteligentes e brinquedos, contribui para evitar estresse, tédio ou ansiedade.

Disponibilizar bolinhas e pelúcias, mantém o pet entretido dos momentos em que você estiver ausente. Quando estiver em casa, aproveite para brincar e interagir com o cão para criar uma rotina saudável.   

Outros cuidados para evitar a coprofagia

Além de redobrar a atenção com um alimentação saudável e enriquecimento ambiental, os seguintes hábitos ajudam na prevenção da coprofagia:  

  • visitas regulares ao veterinário;
  • remoção rápida das fezes;
  • manter a vacinação em dia;
  • evitar broncas após a defecação para não gerar ansiedade no cão;
  • estabeleça uma rotina com horários para alimentação;
  • uma hora após cada refeição, leve o pet para um passeio breve;
  • evite deixar seu pet sozinho por muito tempo.

Agora você já sabe o que fazer quando o seu cachorro estiver comendo cocô e evitar a coprofagia. Para aprender mais sobre o comportamento canino, continue no Blog da Cobasi.

Banner superior | webdoor | Canal do WhatsApp

Por Rodrigo Svrcek

Redator

Jornalista desde 2012, sou apaixonado por pets e plantas — o que me trouxe até o blog da Cobasi. Vivo cercado de verde na minha casa, que também já foi lar da Joana, uma gatinha frajola. Aqui, compartilho principalmente dicas de jardinagem, mas também de cuidados com os seus bichinhos.

Ver publicações

Você pode gostar de ver também…

17 Comentários

  1. Aurelino disse:

    O meu cachorro come Coprofagia, e um Maltês,a ração Gold.

    • Sueli disse:

      Minha cachorra é vira lata,linda pynter com base,de uns dias pra cá começou a come cocô, sua ração é de primeira caríssima 110 por cento natural,não sei mais o que fazer ,me ajudem por favor

      • Cobasi disse:

        Oi, Sueli. Como vai? O hábito do animal de comer as próprias fezes pode ocorrer por alguns motivos como o tédio, estresse ou problemas nutricionais. Além dos motivos mencionados pode ocorrer também por vermes. São fatores que podem fazer com que o seu cachorro tenha esse hábito porém para um diagnostico completo indicamos uma visita ao médico-veterinário ?

  2. Santiago disse:

    Tenho um Pastor Alemão
    Está com sete meses.
    Tenho mais dois cachorro mestiço Labrador com vira lata
    Um macho e uma fêmea são adultos com 7 anos cada.
    A fêmea é castrada não deixa nenhum dos machos montar nela
    Agora o Pastor Alemão passou a comer as fezes da fêmea
    Quando vejo não deixo ele comer as fezes,
    Como posso resolver isso.

    • Cobasi disse:

      Oi Santiago, como vai? Pode ocorrer por vários motivo como vermes, problemas nutricionais ou tedio. Agende uma visita ao medico-veterinário 🙂

  3. Marcio Eduado Rodrigues da silva disse:

    Obrigado pelas infomaçoes coprofagi temos um filhote e ele esta desverminado corretamente come ração premio e esta comendo fezes pode ser que esteja escondendo

  4. Edmilson Deiró dos Santos disse:

    Achei excelente o cometário, mesmo a questão não sendo do meu Pet, foi de grande importância toda informação prestada.

  5. Mari disse:

    Muito boa explicação obrigada de muitas que li vcs foram quem explicarão melhor

  6. Keyla disse:

    Boa noite, tenho um Yorkshire de 9 anos fêmea , e ultimamente está comendo seu coco direto, ela tem barriga d’água, e dou uma ração nutricional clínica
    Hipoalergênico

    • Cobasi disse:

      Olá, Keyla! Tudo bem?
      O primeiro a se fazer quando o cachorro apresenta coprofagia é agendar uma consulta no médico-veterinário. Antes de visitar o médico, observe o comportamento do animal e levante as possíveis causas. Isso ajudará muito no diagnóstico do veterinário.

  7. Fátima disse:

    Boa noite. Meu cachorro está com idade de 4 meses, e tenho no convívio 3 gatas, e ele está nesta situação come o cocô da gata. Ele é mistura de labrador. Já está vacinado, e tomou vermifugo assim que chegou em casa, 45/50 duas, foi encontrado na rua e trouxemos p casa. Mês, depois dos 3meses percebemos esse mal costume e estamos preocupados. O que fazer?

    • Cobasi disse:

      Olá, tudo bem? O comportamento de comer as fezes das gatas pode ser um problema de comportamento conhecido como coprofagia. Isso pode ter várias causas, incluindo tédio, ansiedade ou deficiências nutricionais. Seu cachorro já tomou vermífugo, mas o hábito persiste. Consultar um veterinário pode ajudar a abordar esse comportamento indesejado.

  8. Neuza Teixeira Froes disse:

    Tenho uma cachorra da raça Base , idosa que de uns dias pra cá começou a comer cocô. O que pode ser?

  9. Maria De Fátima Da Silva disse:

    Olá o meu shitzu filhote faz côco é come oque eu faço não sei oque fazer

    • Cobasi disse:

      Se o seu shih tzu filhote está comendo as fezes, recomendo consultar um veterinário para um diagnóstico preciso e orientação sobre o tratamento adequado.

  10. Maria Nuzeata disse:

    Gostei da explicação a minha pety
    Fez dois meses ontem dia 01/12/23
    Já foi vermifugada,tomou a primeira dose da vacina V8 come ração Premier,e toma o Pety Milk,e come meia banana
    Está em processo de educação
    A raça é shitsu brinca corre etc:

Deixe o seu comentário