Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cruzamento de cachorro com gato: é possível? Mitos, riscos e curiosidades

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cruzamento de gato com cachorro

Será que é possível o cruzamento de cachorro com gato? Conversamos com Marcelo Tacconi, médico-veterinário da Educação Corporativa da Cobasi, que explicou tudo sobre o tema. Confira!

Cruzamento de cachorro com gato é possível?

Em uma resposta direta: o cruzamento de gato com cachorro não é possível, como explica Marcelo Tacconi: “eles não podem se acasalar, isso não significa que um cachorro não vá tentar montar um gato e vice-versa”.

“A boa notícia é que, independentemente deles estarem castrados ou não, se você flagrar um dos animais montando o outro, não terá uma surpresa de filhotes de “cãogatos”, explicou.

Quais fatores impedem o cruzamento entre espécies diferentes?

Gatos e cachorros são espécies completamente diferentes e são essas diferenças que impedem que possam se reproduzir.

Existem dois principais pontos que impedem a reprodução em caninos e felinos, são eles:

Diferenças genéticas entre cães e gatos – DNA incompatível

Embora seja possível o acasalamento entre espécies diferentes que compartilham DNA semelhante – como é o caso entre cavalos e burros ou lobos e cães – isso não ocorre com gatos e cães.

O especialista da Cobasi esclarece: “os cães têm 39 pares de cromossomos, já os gatos têm apenas 19 pares, uma grande diferença. Mas, vale dizer, que ter o mesmo número de cromossomos não garante que seja possível criar uma prole híbrida”.

Por exemplo, um burro tem 62 cromossomos, enquanto um cavalo tem 64. Um mula, que é o filho de um cavalo e um burro, tem 63 cromossomos.

Esse é um cenário que possibilita o acasalamento. Como isso demonstra, um número de cromossomos próximo entre o par de reprodução (juntamente com matéria genética nuclear semelhante) torna mais provável que eles possam produzir descendentes.

Diferente anatomia

cruzamento de cachorro com gato
A grande diferença entre a genética e o número de cromossomos impossibilita o cruzamento de animais de gêneros, como cães e gatos.

As fêmeas de gatos e cães têm maneiras diferentes de comunicar seus períodos de atividade sexual. Por isso, é improvável que machos de espécies diferentes reconheçam ou ajam com base nos sinais que as fêmeas emitem.

O médico-veterinário comenta: “por exemplo, os machos de gatos têm um pênis com espinhos – projetado para aderir à fêmea durante o acasalamento – que as fêmeas de cães fisicamente não conseguem acomodar”.

Marcelo Tacconi ainda complementa: “além disso, o espermatozóide de um cachorro não fertiliza o óvulo de uma gata, assim como o espermatozóide de um gato não pode fertilizar o óvulo de uma cachorra”, concluiu. Além de todas essas diferenças na anatomia, as duas espécies têm ciclos de calor incompatíveis.

Enquanto as fêmeas de cães só conseguem ovular em uma parte específica de seu ciclo de calor – isso pode acontecer antes ou depois do acasalamento. As fêmeas de gatos só vão ovular após o acasalamento ter ocorrido.

Cruzamento de cachorro com gato: mitos e crenças populares

O cruzamento de gato e cachorro é um tema que gera muita curiosidade, assim como diversos mitos e crenças populares. Então, para esclarecer essas dúvidas comuns, resolvemos respondê-las. 

Gatos e cachorros podem ter filhotes? É mito!

Biologicamente a chance é 0, devido a grande diferença entre o número de cromossomos. 

Filhotes de gatos e cachorros são chamados de “Cagatos”? Crença popular!

Como não é possível ter o cruzamento entre gatos e cachorros, o uso do termo “cagato” é uma denominação popular, sem base científica e produzido por desinformação.

Gatos e cachorros podem se acasalar? Possível, mas infértil.

Mesmo sendo uma ocasião rara, pode haver o acasalamento entre gatos e cachorros. Mas,  a reprodução e o nascimento de filhotes ​​não são possíveis.

Cruzamento de cães e gatos: riscos e consequências para a saúde dos animais

filhote de cruzamento de gato com cachorro

Nada de biológico acontecerá, se o gato ou cachorro montar o outro. Porém, os principais riscos são de brigas, além de principalmente o cão macho, machucar a gata fêmea.

Ética e a hibridização

Em suma, a hibridização entre cães e gatos é totalmente inviável do ponto de vista científico, além de eticamente questionável.

Forçar a prática pode levar a diversos problemas de saúde e bem-estar para os animais, além de contribuir para a exploração animal.

Orientação profissional para criadores e tutores

Para criadores e tutores de cães e gatos, é fundamental buscar orientação profissional de veterinários, biólogos e zootecnistas. 

São profissionais que podem fornecer informações precisas sobre genética, reprodução e bem-estar animal. 

Gostou do conteúdo? Continue a visita no Blog da Cobasi e mantenha-se informado sobre tudo relacionado ao mundo animal. Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário