Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Os dentes de gato caem? Veja como cuidar da dentição felina

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
dentes de gato

Adotar um felino é uma decisão que envolve muita responsabilidade. O tutor precisa arranjar tempo para ter os cuidados básicos com o animal de estimação. Algumas pessoas, entretanto, esquecem que os dentes de gato também exigem atenção especial.

Os gatos usam os dentes principalmente para a alimentação, assim como os seres humanos. O dente de gato ainda serve como um mecanismo de defesa para os bichinhos e pode ser utilizado até em brincadeiras. Um gato mordendo o tutor de forma leve, por exemplo, é uma demonstração de carinho.

Se você quer saber tudo sobre dente de gato e como cuidar corretamente da dentição felina, continue lendo o texto do Blog da Cobasi.

Gato troca de dente?

Caso você esteja em dúvida se o gato troca de dente, saiba que essa é uma afirmação verdadeira. O gato tem gato de leite (incisivo) e a principal diferença em relação aos humanos é a rapidez com que as etapas são concluídas.

O gato tem dente de leite a partir da segunda semana de vida. Em torno da quarta ou quinta, o dente de gato (canino) começa a crescer. Já na sexta, os pets devem ter pelo menos 26 dentes provisórios – finos e afiados.

Os dentes de gato caem a partir dos três meses de idade. Nesse processo, o gato troca de dente para que os 30 permanentes possam nascer. Essa fase costuma durar até os cinco meses, porém não estranhe se chegar a sete meses.

É possível que o animalzinho fique incomodado durante esse período. Quando o dente de gato cai, o pet tende a ter coceira e dor na gengiva. Para aliviar o desconforto do felino, o tutor pode comprar um brinquedo atóxico.

Gato tem que escovar os dentes?

A higiene bucal é essencial para o gatinho! Se você faz parte do grupo de pessoas que acredita que não é necessário escovar os dentes do pet, fica o alerta: problemas como gengivite e a formação do tártaro podem surgir pela falta de limpeza. Melhor prevenir do que remediar, certo?

O ideal é acostumar o bichinho desde a infância, pois ele se estressa menos e entende o processo como algo que faz parte da rotina (gatos adoram rotina!).

Como escovar os dentes de gato?

dentes de gato

Comece com o básico. Você precisa de uma escova específica e uma pasta de dente indicada para o felino. As duas opções são encontradas em pet shops e facilitam a escovação.  

Veja abaixo como acostumar o gato com a escovação:

  • Em primeiro lugar, escolha um momento em que o animal esteja mais tranquilo. Faça um carinho e, depois, massageie a gengiva do pet com o dedo.
  • Passe um pouco de pasta nos dentes do gato. Repita o processo por vários dias para que ele se acostume com o sabor. As pastas específicas são as melhores e podem ajudar.
  • Utilize a escova para gatos após a fase de adaptação.

Vale destacar que você precisa ter paciência, tá? O felino pode não gostar da escovação a princípio, mas com cuidado e carinho, ele acabará se acostumando.

Porém, se o tutor perder a paciência e começar a brigar com o gatinho, a situação irá piorar. Por isso, todo amor do mundo com seu amiguinho, viu?

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário