Gato com mau hálito: 3 formas de cuidar da saúde bucal do pet

Compartilhar:


gato com mau hálito

Cuidar da saúde e higiene bucal ativamente é fundamental, tanto para seres humanos quanto para seus animais de estimação. Portanto, se você tem um gato com mau hálito, fique atento, pois as causas desse problema podem ser simples ou indicar algo mais grave.

Sendo assim, que tal entender melhor a situação e ajudar a prevenir gatos com mau hálito? Vamos lá?!

Gato com mau hálito: o que pode ser?

É normal gato ter mau hálito? Apesar de ser comum, o mau hálito não é normal e pode ser evitado com ações simples do tutor. Em geral, a principal causa para gatos com mau hálito é a falta de escovação.

Ou seja, quando o tutor não escova os dentes do pet com frequência, o acúmulo de placa bacteriana causa tártaro e até mesmo gengivite, dois problemas desagradáveis aos bichinhos, o que acaba também resultando em gato com bafinho.

A halitose felina, como é chamado o mau hálito em gatos, também é uma das causas para um gato com mau hálito. Uma doença que afeta animais em todas as idades, independentemente do sexo ou raça. Portanto, é essencial que o tutor esteja atento aos hábitos do pet e crie uma rotina saudável para ele.

Mau hálito em gatos filhotes

Embora gatos adultos e idosos estejam mais predispostos ao mau hálito, o problema também atinge filhotes.

Nesse caso, a origem se relaciona ao excesso de alimentos moles ou à troca de dentes incompleta. Em ambos os casos, a comida fica acumulada entre os dentinhos, e dessa maneira deixa o gato com bafo forte.

Outros problemas que causam mau hálito

gato com mau hálito

Sabia que problemas de saúde também podem provocar mau hálito em gatos? Pois é! Nesses casos, as causas mais comuns são:

  • doenças renais;
  • infecções na boca ou arredores;
  • diabetes;
  • doença no fígado.

Gato com bafo está relacionado a doenças mais graves, é comum que o bichinho demonstre sintomas como apatia, sangramento bucal e dificuldades de alimentação. Mas, o que fazer para tirar o mau hálito do gato? Confira!

4 dicas para tirar mau hálito de gato

Para ajudar no tratamento de gato com mau cheiro na boca e prevenir a halitose felina, confira três sugestões da Cobasi.

1. Escove os dentes do felino

Escovação é a principal solução para cuidar de um gato com mau hálito. Sendo assim, escove os dentes do pet a cada um ou dois dias, seguindo os hábitos do animal.

Na verdade, o mais importante é acostumar os gatinhos à escovação desde os primeiros meses de vida. Para isso, é fundamental tornar o momento agradável, com brincadeiras e muito carinho. Então incline a cabeça do pet para trás e abra a boca dele delicadamente. Esfregue, faça movimentos leves e circulares por todos os dentinhos com uma escova apropriada.

Mas atenção: se o pet se sentir desconfortável, não force, além disso é importante reforçar que não pode escovar o dente do gato com pasta de dente normal. Existem produtos específicos para cuidar da saúde bucal do seu amigo.

2. Ofereça ração seca e petiscos contra mau hálito

Sabia que até mesmo uma alimentação inapropriada pode causar bafinho de gato? Portanto, não sirva restos de comida e alimentos crus, porque ambos deixam resíduos difíceis de remover na boca do pet.

Ofereça sempre rações de qualidade, de preferência as secas, que eliminam o acúmulo de resíduos e deixam a boca do pet limpa. Além disso, outra sugestão são os petiscos para mau hálito, específicos para essa finalidade.

3. Remédio para mau hálito de gato

Os cuidados básicos na higiene bucal do seu gato, também estão relacionados a medicamentos específicos para mau hálito. Porém, a indicação será realizada de acordo com a gravidade do quadro do pet. Em outras palavras, para condições mais simples, uma boa higienização pode resolver o problema. Porém, em situações mais grave, pode ser necessário utilizar medicação.

4. Procure um veterinário

Ir ao veterinário com frequência é a melhor forma de evitar gatinho com mau hálito. Portanto, se o pet já está com halitose, não dispense uma visita ao médico para identificar o problema que acomete o animal, como também evite o uso de remédio caseiro para mau hálito de gato, apenas um profissional poderá indicar o melhor tratamento.

Pronto! Agora você sabe como acabar com mau hálito de gato. Então, fique sempre atento à higiene do seu animal de estimação para proporcionar uma vida saudável para o seu amigo.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário