Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Qual a diferença entre rato e camundongo? Descubra!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Qual é a diferença entre rato e camundongo?

A diferença entre rato e camundongo é uma grande dúvida de quem ama esses pequenos bichinhos. Orelha pequenina, cauda longa e dentes avantajados são algumas características que fazem essas duas espécies muito similares.

No entanto, existem algumas particularidades determinantes que tornam as duas espécies claramente  distintas.

E aí, vamos descobrir qual a diferença entre rato e camundongo?

Diferença entre rato e camundongo

Para você conseguir distinguir se aquele pequeno roedor é um rato ou camundongo, preparamos uma explicação completa sobre as duas espécies.

Os ratos e os camundongos são roedores e juntos fazem parte da Ordem Rodentia. Essa é a mais numerosa dentro de mamíferos com placenta e soma mais de 2 mil espécies! Vão desde o pequeno camundongo até as gigantes capivaras. Além de mais numerosos, os roedores também estão presentes em quase todos os habitats vivendo em boa parte do planeta.

Existem espécies que habitam somente o ambiente terrestre e outras que adoram a água. Algumas vivem em árvores e ainda existem as que encaram os solos áridos dos desertos.

O que torna todos os roedores semelhantes é a dentição, que é especializada em roer. Sim, todo roedor tem aqueles famosos dentinhos que se chamam incisivos. Eles têm um par deles na arcada superior e outro par na inferior. Nem mais e nem menos do que isso!

Uma curiosidade muito interessante é que esses dois pares de dentes não têm raiz e, por isso, não param de crescer nunca. Esse é o motivo para os ratos e os seus primos roerem tudo. Eles precisam desgastar os dentes!

Para descobrir a diferença entre camundongo e rato, vamos conhecer um pouco mais sobre as duas espécies.

Camundongo: características e particularidades

Camundongo na mão de uma pessoa

O camundongo é um roedor, portanto faz parte da Ordem Rodentia. Sua família é a Muridae, que é formada por mais de 650 espécies, entre elas os gerbils e as ratazanas. Até aqui não existe diferença entre rato e camundongo, não é?

Agora você vai começar a notar! Esse roedor pequenino é da espécie M. Musculus, diferente do rato! E isso muda tudo!

O camundongo não passa dos 15 centímetros incluindo a sua cauda, que é maior do que o corpo e costuma ser mais peludinha. Suas orelhas são arredondadas e grandes quando comparadas ao restante da cabeça.

Seu comportamento é arredio e costuma fugir quando encontra um humano. No entanto, ele pode ser domesticado e até ficar no colo, desde que haja interação diária.

Rato: características e particularidades

Rato caminhando sobre folhas secas

Por sua vez, o rato é uma denominação mais genérica que costuma ser usada para todos os roedores. Em especial, são chamados de ratos aqueles que vivem em cidades e são muito associados à transmissão de doenças.

As duas espécies mais comuns dos chamados ratos urbanos são Rattus rattus e Rattus novergicus. O Rattus rattus, ou rato negro, não é muito grande, ele atinge até 18 centímetros de corpo e mais de 20 de cauda. Seu grande diferencial é o nariz pontudo.

Já o Rattus norvegicus, ou ratazana, pode ultrapassar os 25 centímetros, além da cauda que mede cerca de 20 centímetros. Mais forte e musculosos, esse roedor tem o nariz arredondado e as orelhas menores. Esta, inclusive, é a espécie do nosso queridinho rato Twister!

As duas espécies são mais corajosas e curiosas do que o camundongo, mas também costumam fugir na presença de humanos.

Transmissão de doenças

O que não é uma diferença de rato para camundongo, é a capacidade de as três espécies transmitirem doenças. A mais famosa é a leptospirose, que é transmitida através da urina de roedores contaminados.

Será que é seguro ter um roedor de estimação? Depende! Nunca pegue um indivíduo da rua, adquira animais apenas de criações profissionais, em que todo o ambiente é controlado e, desta forma, não há risco de ter um animal contaminado. Se o animal não estiver doente, ele não oferece nenhum risco aos humanos, seja pela urina ou em caso de eventuais mordidas.

Agora que você já conhece qual a diferença entre rato e camundongo, que tal encontrar tudo para roedores com os melhores preços?!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário