Saiba qual doença de jabuti é mais comum

Compartilhar:


doença de jabuti

Assim como acontece com o organismo humano, os animais também podem sofrer com algumas doenças. E cada doença de jabuti pode apresentar sintomas diferentes. Portanto, cabe ao tutor prestar total atenção nesses pontos. Para isso, é necessário estar atento em situações como:

  • tosse ou espirros;
  • diarreia;
  • inchaço dos olhos;
  • alterações de apetite;
  • mudanças de comportamento.

Isso pode significar o surgimento de doenças. Neste texto, você conhecer as principais delas.

Diarreia e constipação

Geralmente, esses transtornos acontecem por conta de alimentação incorreta ou em excesso. Se o caso for mesmo uma constipação, a dieta pode ser deficitária em fibra, embora esse transtorno também possa aparecer se o aquário for muito pequeno.

Para fazer o tratamento da constipação ou prisão de ventre, além de fazer as correções dietéticas correspondentes, é possível oferecer um banho de água morna que cubra a parte de baixo da carapaça do animal. Já na prevenção da diarreia, é essencial manter a água do aquário limpa e ser cuidadoso com a higiene da tartaruga.

Infecções respiratórias

Mudanças bruscas de temperatura podem prejudicar muito o jabuti, resultando na contração de infecção respiratória. Isso porque, assim como acontece com os seres humanos, esses animais estão suscetíveis a resfriados constantes. Nesse caso, os principais sintomas a serem observados são:

  • mucosidade e secreções nasais;
  • respiração com a boca aberta;
  • debilidade e letargia;
  • perda de apetite.

É preciso aumentar a temperatura da água para reforçar o sistema imunológico. No entanto, se dentro de uns dias não houver melhoras, não questione a possibilidade de levá-lo ao veterinário. Aliás, faça isso o quanto antes!

doença de jabuti

Piramidismo, uma doença de jabuti

O piramidismo afeta as tartarugas e jabutis, pois esse é um transtorno na carapaça, uma vez que ela engrossa e eleva-se. A doença em questão é fruto da má alimentação, embora a falta de umidade, exposição solar e doenças endócrinas também possam causar piramidismo.

Mesmo que o piramidismo não tenha tratamento, a avaliação precoce será muito importante, principalmente por permitir que o animal consiga levar uma vida normal.

 Problemas oculares

Assim como as tartarugas, os jabutis são muito suscetíveis a doenças oculares. Essas doenças, inclusive, podem ser percebidas de forma muito simples, pois os sinais são olhos fechados e inchados, e a ausência de apetite.

Normalmente, o motivo que causa problemas oculares são a falta de vitamina A ou a água suja. O tratamento pode ser iniciado com a limpeza ocular com soro fisiológico, 2 vezes ao dia. Caso a melhora não ocorra, leve seu pet ao veterinário, pois ele é o único capaz de decidir se o melhor tratamento é um medicamento antibiótico e/ou um complemento nutricional à base de vitamina A.

Lesões

Se as lesões não forem provenientes de patologias, tornam-se comuns nos jabutis. Elas devem ser diagnosticadas o quanto antes, para evitar qualquer complicação mais séria.

As tartarugas e jabutis  podem se machucar em quedas, arranhar ou morder umas às outras. Caso o arranhão seja pequeno, o próprio dono pode limpar o local com água e sabão neutro, mas se a ferida for grande e profunda, procure um veterinário de qualidade imediatamente.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

7 Comentários

  1. Rita lucato disse:

    Minha jabuti piranga ,ta com a urina gosmenta o q devo fazer me ajudem

  2. Vanesaa disse:

    Reparei hoje que minha tartaruga, não sei se é jabuti. Ela esta com as pernas de trás super inchadas, olhos fechados e de boca aberta como se estivesse sem respirar. O que posso fazer??

  3. Flavia disse:

    Bom dia ,tenho um jabuti piranga de 1 ano e 4 meses.
    De uns dias para cá, suas fezes,está mole parecendo catarro,sem apetite,e demora para abrir os olhos….preciso de ajuda ..

Deixe o seu comentário