Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Saiba qual doença de jabuti é mais comum

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
doença de jabuti

Assim como acontece com o organismo humano, os animais também podem sofrer com algumas doenças. E cada doença de jabuti pode apresentar sintomas diferentes. Portanto, cabe ao tutor prestar total atenção nesses pontos. Para isso, é necessário estar atento em situações como:

  • tosse ou espirros;
  • diarreia;
  • inchaço dos olhos;
  • alterações de apetite;
  • mudanças de comportamento.

Isso pode significar o surgimento de doenças. Neste texto, você conhecer as principais delas.

Diarreia e constipação

Geralmente, esses transtornos acontecem por conta de alimentação incorreta ou em excesso. Se o caso for mesmo uma constipação, a dieta pode ser deficitária em fibra, embora esse transtorno também possa aparecer se o aquário for muito pequeno.

Para fazer o tratamento da constipação ou prisão de ventre, além de fazer as correções dietéticas correspondentes, é possível oferecer um banho de água morna que cubra a parte de baixo da carapaça do animal. Já na prevenção da diarreia, é essencial manter a água do aquário limpa e ser cuidadoso com a higiene da tartaruga.

Infecções respiratórias

Mudanças bruscas de temperatura podem prejudicar muito o jabuti, resultando na contração de infecção respiratória. Isso porque, assim como acontece com os seres humanos, esses animais estão suscetíveis a resfriados constantes. Nesse caso, os principais sintomas a serem observados são:

  • mucosidade e secreções nasais;
  • respiração com a boca aberta;
  • debilidade e letargia;
  • perda de apetite.

É preciso aumentar a temperatura da água para reforçar o sistema imunológico. No entanto, se dentro de uns dias não houver melhoras, não questione a possibilidade de levá-lo ao veterinário. Aliás, faça isso o quanto antes!

doença de jabuti

Piramidismo, uma doença de jabuti

O piramidismo afeta as tartarugas e jabutis, pois esse é um transtorno na carapaça, uma vez que ela engrossa e eleva-se. A doença em questão é fruto da má alimentação, embora a falta de umidade, exposição solar e doenças endócrinas também possam causar piramidismo.

Mesmo que o piramidismo não tenha tratamento, a avaliação precoce será muito importante, principalmente por permitir que o animal consiga levar uma vida normal.

 Problemas oculares

Assim como as tartarugas, os jabutis são muito suscetíveis a doenças oculares. Essas doenças, inclusive, podem ser percebidas de forma muito simples, pois os sinais são olhos fechados e inchados, e a ausência de apetite.

Normalmente, o motivo que causa problemas oculares são a falta de vitamina A ou a água suja. O tratamento pode ser iniciado com a limpeza ocular com soro fisiológico, 2 vezes ao dia. Caso a melhora não ocorra, leve seu pet ao veterinário, pois ele é o único capaz de decidir se o melhor tratamento é um medicamento antibiótico e/ou um complemento nutricional à base de vitamina A.

Lesões

Se as lesões não forem provenientes de patologias, tornam-se comuns nos jabutis. Elas devem ser diagnosticadas o quanto antes, para evitar qualquer complicação mais séria.

As tartarugas e jabutis  podem se machucar em quedas, arranhar ou morder umas às outras. Caso o arranhão seja pequeno, o próprio dono pode limpar o local com água e sabão neutro, mas se a ferida for grande e profunda, procure um veterinário de qualidade imediatamente.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

28 Comentários

  1. Rita lucato disse:

    Minha jabuti piranga ,ta com a urina gosmenta o q devo fazer me ajudem

  2. Vanesaa disse:

    Reparei hoje que minha tartaruga, não sei se é jabuti. Ela esta com as pernas de trás super inchadas, olhos fechados e de boca aberta como se estivesse sem respirar. O que posso fazer??

  3. Flavia disse:

    Bom dia ,tenho um jabuti piranga de 1 ano e 4 meses.
    De uns dias para cá, suas fezes,está mole parecendo catarro,sem apetite,e demora para abrir os olhos….preciso de ajuda ..

  4. DAMÁSIO FERREIRA disse:

    tenho uma jabuti piranga, Michelangela, ela tem uns 20 anos.
    ele teve uma diarreia esta semana e hoje quando acordei ela esta em uma poça de sangue, não sei se era fezes ou urina,
    o que devo fazer, pois na minha cidade não tem veterinario para estes animais?
    me ajudem por favor!!!

    • Cobasi disse:

      Olá, Damásio! Como vai? Recomendamos que entre em contato com o veterinário disponível na sua cidade para os primeiros-socorros e peça a ele a indicação de um profissional especialista.

  5. Aparecida disse:

    Minha jabuti piraga está com uma das patinhas traseiras sem movimento. ELA Tem 40 aninhos,já fiz uma radiografia e a pata não está fraturada ,só apareceu dois ovos preso no abdômen dela que ela já já botou…Ela fica arrastando o caso da barriga no chão, Qual o tratamento….

  6. Luzia Linares gomes disse:

    Tenho um cágado faz tempo que ganhei mas ele está sem apetite ofereço várias coisa pra ele mas não está comendo

  7. Demeson Silva de Jesus disse:

    Meu jabuti tá muito triste e com o olhar muito triste e pouca apiti

  8. Davi disse:

    Meu jabuti estava bem, até que hoje percebi que ele estava totalmente parado e com a cabeça totalmente para cima e de olhos fechados, logo após, ele acabou vomitando na mesma posição (vomitou líquidos), ele está na mesma posição a horas, oque pode ser?

  9. Rosa aparecida de Moura Pedraza disse:

    a minha Jaboti faz um roído a noite mesmo com dormindo o que poder ser as dá impressão que ela tá com dor como saber se tá obrigada 🌹

    • Cobasi disse:

      Olá, Rosa! Tudo bem?
      È difícil identificar apenas com essa vocalização isolada. Por isso, leve a ao veterinário para que o profissional possa analisá-la adequadamente e para garantir que está tudo bem, ok?

  10. Iris disse:

    Meu jabuti apresenta um pequeno inchaço, parecido com uma bolha de puz em uma das patas dianteiras, não tenho ideia do que pode ser…se puderem especular…
    Ela não aparensenta nenhum outro sintoma

    • Cobasi disse:

      Iris, esse sintoma pode ser desencadeado por diversos motivos. Para segurança e saúde do seu pet, procure atendimento veterinário. Só assim ele poderá receber o tratamento adequado.

  11. Jubileu Filho da santos disse:

    Olá minha jabuti filhote defecou verde é normal?

    • Cobasi disse:

      Olá, tudo bem?

      Bom, é necessário analisar a textura das fazes, além da cor, é claro! No geral, as fezes devem ser escuras e secas. Se há qualquer dúvida sobre a saúde do seu jabuti, não hesite em procurar orientação médica.

  12. Karine disse:

    Boa noite, sou do RJ. Gostaria de saber o de consigo um Vet para meu jabuti, pois o olhinho dele parece estar com uma pelezinha .

  13. Raimundo Passos Rodrigues disse:

    Minha jabuti está com dificuldade de locomoção. O que será?

  14. Leda disse:

    Minha jabuti .fêmea. ta fazendo barulho de resfriamento .oque fazer ..

    • Cobasi disse:

      Olá, Leda! Se sua jabuti está fazendo barulhos que sugerem dificuldade respiratória, é importante consultar um veterinário especializado em répteis o quanto antes.

Deixe o seu comentário