
Assim como acontece com o organismo humano, os animais também podem sofrer com algumas doenças. E cada doença de jabuti pode apresentar sintomas diferentes. Portanto, cabe ao tutor prestar total atenção nesses pontos. Para isso, é necessário estar atento em situações como:
Isso pode significar o surgimento de doenças. Neste texto, você conhecer as principais delas.
Geralmente, esses transtornos acontecem por conta de alimentação incorreta ou em excesso. Se o caso for mesmo uma constipação, a dieta pode ser deficitária em fibra, embora esse transtorno também possa aparecer se o aquário for muito pequeno.
Para fazer o tratamento da constipação ou prisão de ventre, além de fazer as correções dietéticas correspondentes, é possível oferecer um banho de água morna que cubra a parte de baixo da carapaça do animal. Já na prevenção da diarreia, é essencial manter a água do aquário limpa e ser cuidadoso com a higiene da tartaruga.
Mudanças bruscas de temperatura podem prejudicar muito o jabuti, resultando na contração de infecção respiratória. Isso porque, assim como acontece com os seres humanos, esses animais estão suscetíveis a resfriados constantes. Nesse caso, os principais sintomas a serem observados são:
É preciso aumentar a temperatura da água para reforçar o sistema imunológico. No entanto, se dentro de uns dias não houver melhoras, não questione a possibilidade de levá-lo ao veterinário. Aliás, faça isso o quanto antes!
O piramidismo afeta as tartarugas e jabutis, pois esse é um transtorno na carapaça, uma vez que ela engrossa e eleva-se. A doença em questão é fruto da má alimentação, embora a falta de umidade, exposição solar e doenças endócrinas também possam causar piramidismo.
Mesmo que o piramidismo não tenha tratamento, a avaliação precoce será muito importante, principalmente por permitir que o animal consiga levar uma vida normal.
Assim como as tartarugas, os jabutis são muito suscetíveis a doenças oculares. Essas doenças, inclusive, podem ser percebidas de forma muito simples, pois os sinais são olhos fechados e inchados, e a ausência de apetite.
Normalmente, o motivo que causa problemas oculares são a falta de vitamina A ou a água suja. O tratamento pode ser iniciado com a limpeza ocular com soro fisiológico, 2 vezes ao dia. Caso a melhora não ocorra, leve seu pet ao veterinário, pois ele é o único capaz de decidir se o melhor tratamento é um medicamento antibiótico e/ou um complemento nutricional à base de vitamina A.
Se as lesões não forem provenientes de patologias, tornam-se comuns nos jabutis. Elas devem ser diagnosticadas o quanto antes, para evitar qualquer complicação mais séria.
As tartarugas e jabutis podem se machucar em quedas, arranhar ou morder umas às outras. Caso o arranhão seja pequeno, o próprio dono pode limpar o local com água e sabão neutro, mas se a ferida for grande e profunda, procure um veterinário de qualidade imediatamente.
Minha jabuti piranga ,ta com a urina gosmenta o q devo fazer me ajudem
Oi Rita, como vai? Recomendamos uma visita ao medico-veterinário especialista em animais silvestres.
Reparei hoje que minha tartaruga, não sei se é jabuti. Ela esta com as pernas de trás super inchadas, olhos fechados e de boca aberta como se estivesse sem respirar. O que posso fazer??
Oi, Vanessa. Como vai? Recomendamos que você procure um médico-veterinário especialista em animais silvestres e exóticos.
Bom dia ,tenho um jabuti piranga de 1 ano e 4 meses.
De uns dias para cá, suas fezes,está mole parecendo catarro,sem apetite,e demora para abrir os olhos….preciso de ajuda ..
Oi Flavia, como vai? Recomendamos que você procure um médico-veterinário especialista em animais silvestres e exóticos.