Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Dogo argentino: é territorialista ou apenas defensor do tutor?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
dog argentino
Os cães dessa raça são realmente fortes e grandes.

O Dogo argentino é um cachorro que possui muitas curiosidades ao seu respeito. Sendo originalmente da argentina, onde é aclamado como uma das únicas raças existentes do país, inclusive, tendo estátuas em alguns pontos turísticos. Eles também são cães proibidos em outros países, por serem considerados perigosos, a exemplo de Austrália, Reino Unido e a Nova Zelândia. 

Na mesma medida, no entanto, que são cães territorialistas, silenciosos e sérios, eles nutrem grande paixão pelos seus tutores e a sua família e, caso perceba qualquer sinal de perigo esses cães não pensam duas vezes para defendê-los. 

O que motiva o seu comportamento mais sério do dogo argentino?

Para compreender o dogo argentino é preciso analisar a sua origem. Ele é um cão de grande porte, destinado exclusivamente a caça e a guarda. Por isso, eles são naturalmente mais sérios e grandes caçadores. 

Já as suas características físicas também impressionam. Os cães dessa raça são realmente fortes e grandes, tanto que são constantemente confundidos com os pitbulls. Na fase adulta eles chegam a pesar 45 quilos e 68 centímetros de altura.

Por isso, eles são muito resistentes e dificilmente apresentam problemas de saúde, sua expetativa de vida é de aproximadamente 15 anos. Lembre-se que mesmo com o dogo argentino tendo uma saúde invejável, é sempre necessário a vacinação em dias e uma frequência de visitas ao veterinário.

Vale ressaltar que esse é um cão acostumado a liderar a matilha e, por isso, os tutores precisam deixar claro desde os primeiros dias quem é o líder da casa. Caso contrário, eles podem entender que esse é o papel deles e, por isso, apresentar um comportamento mais autoritário. 

Em contrapartida, será que os dogos argentinos são tão bravos assim?

dog argentino
O dogo argentino também tem um comportamento muito gentil no dia a dia.

É claro que a fama de mal é uma coisa que pode ser agradável para o pet. No entanto, não é só isso. Afinal, o dogo argentino também tem um comportamento muito gentil no dia a dia. Sendo considerados como brincalhões e animados, além de:

  • Adoram brincadeiras que estimulem a sua inteligência;
  • São extremamente fiéis aos seus tutores;
  • São ótimos companheiros para caminhadas e exercícios;
  • Estão do lado da sua família em todos os momentos;
  • Protege a casa em todos os momentos.

Quais cuidados devo ter em relação ao seu comportamento?

dog argentino
Eles são territorialistas, por isso, não é uma boa ideia ter no mesmo espaço outros animais de estimação.

Entendendo um pouco do perfil do seu pet, você conseguirá pensar em métodos que vão colaborar para um dia a dia mais tranquilo. Por exemplo, eles são territorialistas, por isso, não é uma boa ideia ter no mesmo espaço outros animais de estimação.

Além disso, a visita de estranhos e crianças, podem fazer com que o dogo argentino entenda que a família está correndo riscos. Por isso, ele vai agir para defendê-los. Nesses casos, é indicado a utilização de itens específicos, por exemplo, coleiras.


Outro ponto é: que tal adestrá-lo? Eles são animais inteligentes que podem ser estimulados a obedecer comandos. Por isso existem equipamentos específicos para tal atividade que podem ser muito úteis durante o processo. Vale considerar, porém, que existem profissionais especialistas nessa atividade que pode ser uma ótima opção para deixar o seu dogo argentino adestrado.

Gostou desse post? Leia mais sobre outros pets em nosso blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário