Ervas medicinais: conheça suas propriedades

Compartilhar:


ervas medicinais

As ervas medicinais possuem ativos muito importantes para a nossa saúde, e seu cultivo pode ser mais fácil do que parece. São inúmeras as opções de plantas, cada uma com suas próprias características e particularidades. Neste texto, você entenderá um pouco mais sobre o assunto, para descobrir quais delas não podem faltar na sua casa!

Erva-doce

A erva-doce, também chamada de verde, muito utilizada para a cura da má digestão, gases, dor de barriga ou artrite. Uma das principais propriedades dessa erva é a ação expectorante, sendo um ótimo tônico, cicatrizante, calmante e diurético.

Gengibre

Supercomum na culinária por seu gosto picante, o gengibre é prescrito por médicos da Índia e da China desde a Antiguidade. Seu uso pode ser via cápsula, comprimido, extrato, tintura e pó.

Excelente para o alívio de enjoo, náusea e vômitos, dificuldade de digestão e sensação de mal-estar ao viajar de navio, carro ou avião. Porém, fique atento, crianças com pedras na vesícula biliar e irritação estomacal não devem ingerir o gengibre.

Carqueja

Esta planta medicinal ainda não foi totalmente explorada e conhecida. Entretanto, até onde se sabe, possui grandes propriedades benéficas ao corpo. Além disso, é diurética, antianêmica, vermífuga, anti-inflamatória e purifica o sangue, entre outras características.

Eucalipto

Uma enorme árvore com troncos lisos e altos, que tem uma série de benefícios para nossa saúde. O óleo do eucalipto pode ser utilizado para inalação ou massagem, ou mesmo o chá das folhas. Tem propriedade desinfetante, expectorante, aromática, descongestionante, expectorante e fortificante.

Aloe vera

Superconhecida no Brasil, a aloe vera conta com propriedades boas tanto para a saúde como para a beleza. Além de servir para hidratar os cabelos e a pele, a erva possui ação regenerativa e curativa, sendo uma opção ideal para queimaduras.

Arnica

A arnica tem fortes ativos para combater contusões, torções, hematomas e processos inflamatórios. Ademais, é uma excelente cicatrizante e analgésica, podendo ser utilizada no pós-operatório, tanto da medicina humana quanto da veterinária. Seu cultivo é extremamente fácil, basta regar e garantir que ela tenha acesso ao sol.

Camomila

Uma das ervas mais conhecidas e antigas. Possui uma série de benefícios para a saúde, mas o maior destaque é a ação contra dores no estômago, calmante e relaxante muscular. A camomila também auxilia dores de cólicas menstruais,  gripes e resfriados. Além das vantagens, as flores da camomila são superfamosas e conhecidas.

ervas medicinais

Hortelã

O cultivo da hortelã é bastante simples, resistente e capaz de aromatizar um ambiente. Suas principais vantagens para a saúde incluem ação analgésica, antisséptica, anti-inflamatória, digestiva, anestésica e expectorante.

Outra forma de consumir a hortelã é por sucos, fazendo uma típica combinação com o suco de abacaxi.

Dessa maneira, cultivar essas ervas medicinais abrigam uma série de vantagens, pois além de deixar o ambiente bonito e extremamente cheiroso, você ainda tem na sua casa uma farmácia natural, repleta de boas opções para a saúde.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário