Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

15 plantas que purificam o ar para cultivar em casa

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 10 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
planta que purifica o ar

Além de serem elementos que ajudam a embelezar e perfumar qualquer ambiente, você sabia que existe planta que purifica o ar? São espécies indicadas para cultivo em ambientes internos e que ajudam no bem-estar dos moradores. Saiba mais!

As plantas realmente purificam o ar da nossa casa?

Existem várias finalidades para o cultivo de plantas em casa. Além do seu caráter decorativo, algumas espécies também têm a função de purificar o ar e eliminar substâncias tóxicas do ambiente. 

Inclusive, você sabia que a poluição interna, em alguns casos, pode ser maior do que a externa? 

O ar interno da sua casa pode ter todo tipo de poluentes, igualmente ao que tem do lado de fora. Por exemplo, quando se cozinha e os gases produzidos pelos produtos de limpeza.

A poluição do ar é uma realidade em grandes cidades e a maioria das pessoas desconhece quantos poluentes podem estar circulando dentro de casa.

Então, para ajudar a purificar o ar do ambiente – onde você e sua família passam a maior parte do seu tempo – as plantas são ótimas alternativas naturais. 

Plantas que purificam o ar, segundo a NASA

Um estudo realizado pela NASA (National Aeronautics and Space Administration) apontou que algumas plantas podem ser cultivadas com objetivo de purificar o ar. 

A agência espacial norte-americana destacou que existem espécies que possuem a capacidade de absorver poluentes do ar, como: benzeno, formaldeído, xileno e outros.

Além de auxiliar na purificação do ar e absorção das toxinas em ambientes fechados, essas plantas também contribuem na prevenção de problemas respiratórios e outras doenças. Quer saber quais são essas espécies?

Planta que purifica o ar: 15 espécies para cultivar em casa

A seguir, conheça algumas plantas capazes de melhorar o ar e a qualidade de vida na sua casa. Confira!

  1. Lírio-da-paz (Spathiphyllum)
lírio da paz no inverno
Lírio-da-Paz (Spathiphyllum wallisii)

O lírio-da-paz (Spathiphyllum) é uma planta de interior apreciada por sua beleza e propriedades purificadoras do ar. A espécie consegue remover poluentes, como: benzeno, tolueno, amônia e diversos outros. 

É uma planta de fácil cultivo em sombra ou meia-sombra, que precisa de um substrato drenável e de irrigação sempre que o solo estiver seco. 

Quando bem cultivado, o lírio-da-paz vai apresentar suas folhas verde-escuras e brilhantes, em contraste com as flores brancas, criam um visual elegante e harmonioso para qualquer ambiente. 

Todas as partes da planta são tóxicas, podendo causar até problemas respiratórios.

  1. Jiboia (Epipremnum aureum)
planta jiboia em quarto
Jiboia (Epipremnum pinnatum)

De crescimento rápido e fácil manutenção, a planta jiboia purifica o ar, promovendo diversos benefícios a qualquer ambiente. 

Inclusive, são muito indicadas como plantas que purificam o ar do quarto, pois ajudam a melhorar a qualidade do sono.

Se você tem alergia a produtos de limpeza, a planta ajuda a absorver o benzeno, entre outros poluentes comuns nesses itens. 

Para o seu cultivo, o mais indicado é a meia-sombra, com iluminação indireta. Por isso, vale colocá-la próximo às janelas. A jiboia gosta de temperaturas mais altas, com um clima bem tropical. A rega precisa ser de duas a três vezes por semana no verão e reduzir no inverno.

Com partes tóxicas que possuem oxalato de cálcio como princípio ativo, a jiboia deve ser cultivada longe do alcance de pets e crianças.

  1.  Samambaia-de-Boston (Nephrolepis exaltata)
Samambaia-de-Boston
Samambaia-de-Boston (Nephrolepis exaltata)

A samambaia-de-Boston (Nephrolepis exaltata) é uma planta ideal para quem busca beleza, purificação do ar e um ambiente mais saudável. Fácil de cuidar e com diversos benefícios, é uma ótima escolha para decorar e eliminar poluentes na sua casa.

Dentre as suas necessidades básicas, esse tipo de samambaia americana consegue viver bem em ambientes iluminados, desde que não esteja exposta ao sol forte. O cronograma de rega deve ser 2 vezes por semana, para deixar o substrato úmido, mas nunca encharcado. 

Vale ressaltar que é uma planta pet friendly. Não representa perigo de toxicidade a humanos ou animais.

  1. Espada-de-São-Jorge (Sansevieria trifasciata)
espada de são jorge jardim de inverno
Espada-de-São-Jorge (Dracaena trifasciata)

Popular e versátil, a espada-de-São-Jorge é uma das plantas mais cultivadas em lares brasileiros. A espécie consegue filtrar as toxinas do ar (benzeno, xileno, formaldeído, tolueno e o tricloroetileno) e liberar mais oxigênio.

De origem africana, é de fácil cultivo, pois é resistente a diversas condições e requer poucos cuidados de manutenção. 

De modo geral, a espécie é ótima para ambientes internos, principalmente em cantinhos com pouca luz. Além disso, não precisa de rega muito frequente: uma vez a cada dez dias já está ótimo. 

A Espada-de-São-Jorge produz substâncias tóxicas para humanos e animais (glicosídeos pregnâncios e saponinas esteroidais). Se ingeridas, a planta pode causar diversos problemas à saúde. 

  1. Palmeira-ráfia (Rhapis excelsa)
Palmeira-ráfia
Palmeira-ráfia (Rhapis excelsa)

Nativa da Ásia, a palmeira-ráfia é uma planta popular em paisagens e jardins. Além disso, a espécie se destaca por ajudar na eliminação de formaldeído, xileno, amoníaco e outros contaminantes dos produtos de limpeza.

Essa é uma espécie que ainda vai deixar o seu lar muito mais bonito, com as suas folhas verdes que parecem leques. De manutenção simples, pode ser cultivada em ambientes com pouca luz, mas em vasos e solo com boa drenagem. 

O vaso pode até ficar dentro de cômodos como a sala de estar, por exemplo. Isso porque seu cultivo é melhor em locais sem luz direta e com temperaturas médias. A rega deve ser realizada a cada duas semanas. Em espaços fechados, pode ser regada a cada 15 dias.

A ráfis não é tóxica, sendo segura para áreas próximas de animais e crianças, sem restrições.

  1.    Clorofito (Chlorophytum comosum)
plantas no quarto clorofito
Clorofito (Chlorophytum comosum)

Da família Liliaceae, a planta clorofito é uma ótima alternativa para a limpeza do ar, pois tem o poder de filtrar odores e fumaça. Como também, consegue manter os níveis de oxigênio do ambiente sempre alto. 

Os clorofitos devem ser cultivados em espaços iluminados e regados uma vez por semana. Não é uma espécie tóxica, logo pode ser cultivada em ambientes com cães e gatos.

  1. Dracena (Dracaena fragrans)
dracena como cuidar
Dracena (Dracaena fragrans)

Uma das espécies listadas pela NASA é a dracena. A planta consegue reduzir, em média, até 13,76 microgramas de tricloroetileno. Como também benzeno e formaldeído do ambiente. 

Bastante resistente ao frio, a dracena tem necessidade reduzida de água e luz para crescer. Um cuidado especial da planta é que ela precisa ser limpa com pano úmido para evitar o acúmulo de pó.

Com folhas longas e arqueadas, a planta deve ser mantida longe de cães e gatos, pois pode causar vômitos, apatia, entre outros problemas. 

  1.  Gérbera (Gerbera jamesonii)
flores para casamento gérbera
Gérbera (Gerbera)

A gérbera pertence à família Asteraceae – a mesma das margaridas e dos girassóis – é uma planta bastante requisitada para decoração de interiores por conta da sua variedade de cores.

Mas, também por promover uma diminuição significativa de benzeno em ambientes internos. O estudo da NASA revelou que a gérbera está entre as flores que purificam o ar, pois conseguem reduzir mais de 107 microgramas da substância eliminada.

Em relação aos seus cuidados, a espécie não necessita de luz direta do sol e nem de rega frequente. Mas, para cultivo em casa, saiba que a gérbera não é uma planta pet friendly, suas flores e sementes são altamente tóxicas. 

  1. Begônia (Begonia spp.)
maculada no vaso
Begônia (Begonia spp.)

A planta contribui na absorção do benzeno, produtos químicos à base de tolueno, dióxido de carbono e libera mais oxigênio.

Pertencentes ao gênero Begônia e à família Begoniaceae, a planta pode ser encontrada nas tonalidades branco, verde, rosa, vermelho, cobre, cinza-prateado e roxo. 

A begônia é cultivada em locais de sombra ou meia-sombra. O mais recomendado é colocar a planta próxima a uma janela, onde tenha algumas horas de sol fraco. Além disso, a begônia é uma das plantas que você deve manter longe do seu pet, por ser tóxica.

  1.  Kalanchoe (Kalanchoe blossfeldiana)
kalanchoe-laranja-vaso
 Kalanchoe (Kalanchoe blossfeldiana)

Ter um kalanchoe significa que você vai ter um purificador de ar natural, que desempenha um papel importante na melhoria da qualidade do ar da sua casa. 

Kalanchoe, a famosa flor da fortuna, é um gênero de plantas suculentas da família Crassulaceae. Espécies desse gênero são fáceis de cuidar: 

  • precisa de sol pleno em boa parte do dia;
  • rega no máximo uma vez por semana;
  • precisa da reposição de adubo de forma anual.

A kalanchoe é uma planta tóxica. O seu principal composto tóxico é formado pelos glicosídeos cardioativos.

  1.   Filodendro (Philodendron spp.)
planta que purifica o ar Filodendro planta para quarto
Filodendro (Philodendron)

Facilmente encontrada em jardins, a planta filodendro pode ajudar a remover o formaldeído, comumente encontrado em materiais de construção e móveis domésticos, tornando-a uma excelente opção como um umidificador natural.

Essa é uma planta que demanda bastante água, pelo menos duas vezes por semana. Mas, não exagere, só regue quando o solo estiver seco para evitar o excesso.  

De modo geral, é uma espécie que prefere sombra e meia-sombra. Mas, existem algumas espécies que podem ser cultivadas a pleno sol.

O filodendro é uma planta venenosa para cães e gatos, pois possuem mecanismo de toxicidade com cristais de oxalato de cálcio.

  1. Peperômia (Peperomia spp.)
planta que purifica o ar jardim de inverno Peperômia
Peperômia (Peperomia obtusifolia)

Nativa da América Central e do Sul, a peperômia é uma das plantas que limpam o ar absorvendo poluentes. Sendo uma ótima opção para limpar o ar emitindo altas concentrações de oxigênio e purificar o ambiente de químicos, como formaldeído.

A peperômia é uma planta que purifica o ar e pode ser cultivada em ambientes internos e externos, mas devem ser solos bem drenados e ricos em nutrientes. A espécie não precisa de muita rega, com preferência por locais com meia-sombra ou sombra. É uma planta pet friendly. 

  1.    Ipomeia (Ipomoea spp.)
planta que purifica o ar flor de ipomeia rubra na grande
Ipomeia (Ipomoea spp.)

A ipomeia é uma trepadeira que além da beleza, também é conhecida por purificar o ar, pois contribui na absorção dos gases poluentes.

Por ser uma espécie tropical, a planta precisa de iluminação direta do sol ou, no máximo, com meia-sombra. O mais indicado é cultivar em substrato fértil e regar sempre que o solo estiver seco. A espécie ipomeia é uma planta tóxica.

  1. Crisântemo (Chrysanthemum morifolium)
planta que purifica o ar crisântemo amarelo no vaso
Crisântemo (Chrysanthemum morifolium)

As substâncias químicas removidas pela flor crisântemo, segundo o estudo de plantas da NASA são: benzeno, formaldeído e tricloroetileno, em abundância.

Por ser uma planta perene, o crisântemo tem a característica de florescer entre o outono e o inverno. Mas, para isso, precisa ser cultivada com luz natural em meia-sombra. Faça a rega de duas a três vezes por semana, em solo rico em nutrientes. 

O crisântemo é uma planta que purifica o ar, mas também é venenosa e pode provocar intoxicações em seres humanos e animais, se for ingerida.

  1. Árvore-da-borracha (Ficus elastica)
planta que purifica o ar Árvore-da-borracha
Árvore-da-borracha (Ficus elastica)

A árvore-da-borracha é uma das plantas que purificam o ambiente, muito eficiente na eliminação do benzeno, xileno, tolueno, formaldeído e o tricloroetileno. Além disso, por conta do alto índice de transpiração, ajuda a manter a umidade do ar.

Para cultivo em casa, a Ficus elastica prefere ambientes com muita luminosidade, mas sem sol direto. A rega deve acontecer sempre que a terra secar completamente. A planta é tóxica e deve ser mantida longe de animais de estimação e crianças. 

Gostou das nossas dicas de planta que purifica o ar em ambientes fechados? Aqui, no Blog da Cobasi, você encontra conteúdos exclusivos sobre jardim. Além de muitas informações sobre plantas, dicas de plantio, cultivo e muito mais. 

No setor de jardinagem da Cobasi tem tudo o que é essencial para cuidar das suas plantas: substrato, fertilizantes, regadores, vasos, acessórios, entre outros. Aproveite nossas promoções e agende a entrega do seu pedido com a Compra Programada. 

Ficou com alguma dúvida sobre planta que purifica o ar? Deixe nos comentários. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Lupercio disse:

    Blog muito interessante. Será melhor qdo oferecer um site? Com IDENTIFICADOR DE PLANTAS E FLORES.

  2. Aurélia F. Anibal Vilar disse:

    Olá! Caro (a) responsável pelo Blog Cobasi.
    Venho parabenizar e agradecer as dicas, orientações e conhecimentos sobre plantas…..Amo de paixão!
    Grata!
    Aurélia

    • Cobasi disse:

      Olá, Aurélia! Ficamos muito felizes em receber seu feedback positivo. É um prazer saber que você aprecia as dicas, orientações e o conhecimento sobre plantas que compartilhamos. Nosso objetivo é sempre fornecer conteúdo valioso e informativo que possa inspirar e ajudar nossos leitores. Se você ama plantas, saiba que estamos sempre buscando trazer novidades e informações úteis para você. 🧡

Deixe o seu comentário